Menu

Cresce a onda anti-PT, mas resta saber se a oposição saberá surfar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O massacre contra o PT nas redes sociais e na imprensa cresce a cada dia. A sensação é de uma enorme onda de descontentamento coletivo. O foco de todos os problemas converge para o PT. O partido criado nos anos 80 para ser uma nova opção política para o Brasil caiu na mesmice dos partidos tradicionais. Casos e mais casos de corrupção arranharam a sua imagem. Ganharam diversas eleições para fazer diferente, mas fizeram exatamente igual. Na realidade, o PT criou no Brasil e no Acre uma nova elite social. Pessoas que ganharam muito dinheiro com a política. Realmente tiraram da classe média milhares de privilegiados para os tornarem ricos. E obviamente que esse fato não passou desapercebido à população. Mas o pior é que a imagem de uma organização social imaculada do PT se esfacelou. Recente reportagem publicada pela Revista Época afirma que o ex-presidente Lula (PT) movimentou R$ 52,3 milhões nas suas contas bancárias pessoais entre 2011 e 2015. É muito dinheiro. Quantas empresas brasileiras tiveram uma movimentação financeira dessas em quatro anos? A justificativa são as palestras do ex-presidente. Chego a conclusão que as palavras de Lula valem ouro. Sem falar que o seu filho, Fábio Luiz, se tornou um dos empresários mais bem sucedidos do país num período que coincide com o reinado do “pai dos pobres”. Tudo muito suspeito.


Exemplo não seguido
Os petistas idolatram o ex-presidente uruguaio José Mujica. Mas não seguiram o seu exemplo. Apesar do cargo, Mujica continua a ser um cidadão de classe média. Vive apenas com o suficiente. Em compensação alguns petistas que passaram pelo poder estão milionários.

Publicidade

O Acre do PT
Por aqui não é diferente. O PT manda no Acre. As pessoas ainda têm medo de perseguição ou de cair em desgraça. Recentemente uma deputada de oposição iria conceder títulos de cidadãos acreanos para alguns empresários que não quiseram receber a honraria. Motivo: medo de serem perseguidos.


O papel da oposição
Mas o pior é ver que a oposição não sabe surfar essa onda de descontentamento. Ao invés de apresentarem novas propostas, planos de gestão, muitas vezes, se limita a engrossar o coro de descontentamento. Isso não resolve. A população quer soluções para melhorar de vida. Quer ver a roubalheira e os desmandos cessarem.


Medo de mudar
No Acre, converso diariamente com muitas pessoas sobre política. Todos querem mudar, mas o medo é mais forte. Alegam que pelo menos os governos do PT pagam em dia o funcionalismo. Mas isso é verdade? E os outros setores produtivos que dependem dos repasses governamentais e estão à míngua?


Bola de neve da desgraça
Se o Governo do PT e a prefeitura de Rio Branco atrasam os pagamentos de terceirizados e cooperativas o reflexo se espalha por toda a economia. Menos dinheiro circulando enquanto as nomeações de cargos de confiança não cessam.


O lado positivo do PT
Agora, negar os avanços sociais proporcionados pelo PT também é estupides. Principalmente na educação. As bolsas do Prouni e os créditos educativos se espalharam. Muito mais gente pobre pôde estudar e receber o seu diploma. Sem falar nas universidades públicas e institutos federais que se ampliaram.


Enquanto isso…
Em São Paulo, o governo tucano de Alckmin (PSDB), quer fechar escolas, num plano educacional maluco. Sem falar que tem tratado os professores da rede estadual a pão e água. O estado mais rico do Brasil tem uma educação pública desastrosa.


Ato abominável
Quem não se lembra da então governadora do Rio Grande do Sul, entre 2006 e 2010, Yeda Crusius (PSDB), que fechou a universidade estadual? Um desastre. Os tucanos sonham em fechar escolas públicas com o objetivo de fortalecer a rede particular de ensino. Isso é o que a história registra.


Distribuição de renda
O programa Fome Zero, muito criticado pela oposição também teve a sua função. Melhorou a distribuição de renda para as camadas marginalizadas economicamente da população. Gerou oportunidade e dignidade.


Ignorância
Outro dia uma funcionaria pública, aqui do Acre, me perguntou se eu concordava que a crise econômica do Brasil era por conta do Bolsa Família. Distribuir renda fortalece a economia e não enfraquece. O problema é a crise moral e a roubalheira que gera a descrença no mercado.


Renascimento
Algumas cidades do Nordeste que haviam se transformado em “fantasmas” se revitalizaram com o “dinheirinho” do Bolsa Família. Apesar das críticas essa distribuição de renda funcionou. Mas o problema é que quem deu dinheiro aos pobres pegou muito mais para si. E isso todo mundo já sabe. O dinheiro é do país e não do PT, como alguns pensam.

Publicidade

Liberdade de investigação
A Polícia Federal e o Ministério Público funcionaram bem durante as gestões petistas. Não se pode alegar tráfico de influências nas investigações dos crimes, alguns, inclusive, cometidos pelos próprios petistas. E isso é um avanço para o país.


Outros acertos
Nunca o Brasil teve tanto prestígio internacional quanto nos tempos do presidente Lula. O fortalecimento da economia interna refletiu na imagem externa do país. Foi um momento em que parecia que o Brasil iria decolar definitivamente.


Olho grande no poder
Mas o PT não se conformou em apenas cumprir o seu papel social. Quis se perpetuar no poder. E o maior erro foi achar que eleições se ganha com muito dinheiro e não com propostas e realizações. Criou uma máquina de corrupção para vencer eleições e acabou sendo vítima da sua própria ambição.


Arrogância e maniqueísmo
Outro ponto questionável é a postura maniqueístas de algumas lideranças petistas. Tipos assim: nós somos o bem e eles (a oposição) o mal. Isso denota uma arrogância extrema e uma falta de respeito aos princípios básicos da democracia.


A eterna negação da política brasileira
Também a necessidade de autoafirmação dos partidos políticos no Brasil tem sido um desastre. Quem pode negar que a era de ouro da nossa economia no governo Lula teve como base o Plano Real do presidente FHC? Mas se muda o partido no poder é preciso destruir a imagem do antecessor. Os acertos se tornam erros. Não existe uma visão ponderada. Tipo assim: eles acertaram nisso e naquilo então vamos continuar daqui. Não. É preciso destruir a imagem do outro e negar os avanços alcançados . O pior é que imagino que quando o PT deixar o poder acontecerá a mesma coisa. Seus sucessores não vão olhar os seus acertos, mas tentar descontruir tudo que fizeram. Assim fica realmente difícil o país se desenvolver economicamente e socialmente de forma segura e civilizada. O que importa é o poder pelo poder e a ilusão que se tendo muito dinheiro a vida pode ser melhor e os outros que se danem. O fato é que alguns já acordaram desse sonho dentro da cadeia e, pelo andar da carruagem, muitos ainda descobrirão que estão dentro de um pesadelo e não de um sonho dourado. Mesmo porque a paz pessoal não vale tanta ambição pelo poder.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido