Menu

Pelo Jonas Lima, até a oposição deveria bater palmas para o governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não há algo mais desmoralizado
Não existe hoje nada mais desmoralizado no parlamento do que Comissão Parlamentar de Inquérito, porque sempre acaba em pizza. É um direito da oposição de montar uma CPI para investigar obras do DEPASA. Se o PT estivesse na oposição faria o mesmo. Mas, o que vai acrescentar em termos de investigação nesta CPI proposta pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB)  ao processo sobre estas obras, que já tramita na justiça federal, inclusive, com a Denúncia apresentada pelo MPF? Nada, até porque se for descoberta alguma irregularidade, esta terá que ser remetida ao MPF, que já trabalha no caso. Mas, como o jogo é político tem que ser encarado como tal e a base do governo que desminta as acusações levantadas.


Armando palanque
Na visão do líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), a CPI não visa apurar nenhum suposto malfeito no “Ruas do Povo”, mas criar um palanque político para os deputados Eber Machado (PSDC) e Eliane Sinhasique (PMDB), que serão candidatos a prefeito de Rio Branco. O Zen sabe que o jogo político é para ser jogado, ele é um petista lúcido.


Papel da oposição
É papel da oposição fazer oposição, mas parece que isso não consegue entrar de maneira alguma na cabeça do deputado Jonas Lima (PT), que vê como se fosse coisa do outro mundo. Por ele ficava todo mundo batendo palmas para o governo, na Aleac. Ninguém do contra.


Triste memória
O deputado Nelson Sales (PV) é outro que fala em uma “CPI da Pedofilia”. Já basta a “CPI da Pedofilia”, de triste memória, que aconteceu na legislatura passada e não chegou a conclusão nenhum, a mesa diretora teve até que emitir Nota de Desagravo a acusados injustamente.


Gasto e perda de tempo
O deputado que conhece algum caso concreto de violência sexual que denuncie ao MP, CPI, Audiência Pública, Seminários sobre o assunto não resolvem nada e gasto e perda de tempo.


Recorde inusitado
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC) que montar o PR, no Acre, com vários prefeitos. Entre eles: Vareda (Capixaba), Roney Firmino (Plácido de Castro), Rivelino Mota (Santa Rosa) e Ale Anute (Manuel Urbano). Conseguiu juntar os piores prefeitos do Acre num metro quadrado.


 Fora do barco
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem disse ontem que foi convidado, mas não entra neste barco e continuará filiado ao PP, por onde disputará a reeleição. É um barco furado.


Mais que visível
Aquela conversa que a oposição se uniria para ter apenas um candidato a prefeito em cada município morreu no parto. Desde que quando iriam falar a mesma língua e deixar em segundo plano os interesses pessoais? Todos os municípios têm vários candidatos da oposição.


Fraquinha que dá dó
Nunca um prefeito da Capital navegou em águas paradas como o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a oposição na Câmara Municipal é fraquinha de dar dó. Uma e outra cobrança pontual e nada mais que isso. Sortudo o Marcus.


Oposição é para fazer oposição
A deputada Leila Galvão (PT) se dizia ontem “triste” com os deputados da oposição por só criticarem os programas do governo. Estranho, deputada Leila, seria a oposição se derramar em elogios aos atos do governo; para isso, existem quinze parlamentares na base governista.


Duas saídas
Só existem duas saídas para o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), neste processo que responde sobre o sumiço de 400 mil reais das contas das prefeituras: se condenado, morreu a sua candidatura à reeleição, mas, se inocentado vai se fortalecer.


Não assume
O vice-prefeito Jorge da Fazenda já disse que, se a justiça vier a afastar o prefeito Everaldo Gomes ele quer distância da prefeitura de Brasiléia, renuncia para não ter que assumir.


Marcar urgente
A deputada Juliana Rodrigues (PRB) precisa marcar urgente esta Audiência Pública para que os donos dos Postos de Gasolina expliquem baseados em que aumentaram duas vezes em 20 dias o preço do litro do combustível. Todos os donos de veículos estão se sentindo assaltados.


Erraram de porta
Concursados aprovados para a Saúde fizeram ontem um protesto em frente à Assembléia Legislativa acusando os deputados pela não contratação. Bateram na porta errada: quem contrata é a Secretaria de Saúde. Ganham mais indo para porta do secretário da pasta.


Muito difícil
Com o governo segurando os últimos centavos para pagar o 13° salário é muito difícil que autorize a contratação de todos os aprovados no último concurso para a Secretaria de Saúde.


Olhos espichados
Sena Madureira tem três bons nomes, com densidade eleitoral comprovada, para disputar a prefeitura, só que Toinha Vieira (PSDB), Gehlen Diniz (PP) e Mazinho Serafim (PMDB) não abrem mão das suas candidaturas. É que todos acham que ganham a eleição.


Alguém entende o Jesus?
O deputado Jesus Sérgio (PDT) precisa definir o que fala na Assembléia Legislativa sobre a BR-364. Num discurso diz ter tudo para fechar no inverno; no outro, não vai fechar. Entendam o Jesus!.


Um pedido
Leitor da coluna pede a divulgação que na Fundação Hospitalar do Acre não existem pneumologistas em número suficiente para atender os pacientes, que esperam meses para uma consulta. Vai o protesto ao secretário Armando Melo.


Sempre na conversa
Não dou mais crédito quando leio que políticos se reuniram com a direção da GOL para cobrar preços mais baixos para as passagens tendo o Acre como destino. Virou conversa para boi dormir, de concreto ninguém conseguiu até aqui resolver nada, só papo furado.


Criando cobra
Continuam chegando informações que o secretário de Habitação, Jamil Asfury, por onde anda é prometendo a construção de casas populares. Está criando cobras para lhe picar. Prometer obras nesta crise econômica é o mesmo que prometer dar terrenos na lua.


A violência não é sua prática
Reservo-me no direito de não crer que o ex-prefeito Aldemir Lopes “agrediu” jornalistas, como foi noticiado, tem um caminhão de defeitos, mas nunca ouvi falar ser uma pessoa agressiva, sempre foi do diálogo. Esta é uma observação isenta, não converso com o Aldemir há anos.


Registre-se a verdade
O líder do PT, deputado Lourival Marques, noticiou ser o trabalhador rural Eládio Frota Gonçalves um grileiro que estava sob a investigação da Polícia Federal. Não é verdade. Eládio distribuiu ontem um “nada consta” da PF contra a sua pessoa. Fico com a certidão da PF.


Não é brincadeira?
Leio que os vereadores de Assis Brasil, Gilda Almeida e Manoel Oliveira, recebiam como “pescadores” o chamado seguro-defeso, pago ao pescador profissional na época da reprodução dos peixes. Quiça, não sabem diferenciar um piranambu de um tambaqui


Quem é o pai?
Quem deu a carteira de pescador aos dois vereadores, é uma resposta que o Promotor do caso, que pediu a cassação de ambos tem que buscar. Alguém transformou a dupla em pescadores. E assim aconteceu em todo Acre.


Fazendo a cama
O vereador Mirabor Leite (PMDB) vai acionar na próxima semana no MPF o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, por não prestar contas dos recursos recebidos para ajudar as famílias que tiveram suas casas alagadas e para explicar gastos estranhos numa planilha.


Informar com documentos
Mirabor Leite achou estranho constar numa planilha de custos da prefeitura, gastos altos com remoção de casas; o que segundo ele não ocorreu, e um valor fora do normal para supostos pagamentos de alugueis sociais ás vítimas da última enchente. Com a palavra, o Rodrigo!.


Eleição polarizada
Em Tarauacá todos os indicadores apontam para uma disputa polarizada na eleição do próximo ano entre o prefeito Rodrigo Damasceno (PT) e o vereador Chico Batista (PDT).


Caçador de borbolertas
 O deputado João Tezza (PFL) sempre criticava os ambientalistas na tribuna da Aleac, a quem acusava de serem “adoradores da floresta” e “marionetes dos ecologistas de Ipanema”. O deputado Manoel Pacífico (PMDB) não suportou e pediu um aparte: “Vossa Excelência quer acabar a floresta, destruir tudo”. Tezza, tranquilão, respondeu: “deputado Pacífico, quando era estudante fui acusado de ser bancado pelo ouro de Moscou, como advogado de estar a serviços das verdinhas dos Estados Unidos, jamais esperava um dia ser acusado de inimigo número um das borboletas. Mas deixarei algumas para Vossa Excelência brincar de pega-pega”.  A galeria em peso desabou no riso


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.