Menu

Base do governo cometeu barbeiragem que custará muito caro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

CPI, um desgaste desnecessário
Na política não se deve só medir os passos, mas, principalmente, as conseqüências. A base do governo cometeu ontem uma barbeiragem na Aleac, ao derrubar um mero requerimento com pedidos de informações sobre o programa “Ruas do Povo”, apresentado pelo deputado Eber Machado (PSDC). Transformaram um copo de água em tempestade.   Aprovavam é ponto. Criaram um confronto amador. Esqueceram de que, a oposição tem agora nove deputados, número legal para apresentar uma CPI. E é o que vai acontecer, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) inicia hoje a coleta de assinaturas para criar a “CPI do DEPASA”. Ainda que o deputado Nicolau Junior (PP) não assine, por problemas familiares, não impede, bastam oito assinaturas. A emenda da história sairá pior que o soneto: criaram um desgaste desnecessário ao governo e para o presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, foto, que perderá tempo se explicando.


A questão é a exposição
Podem argumentar que, por ter maioria, a base do governo pode indicar o presidente da CPI e o Relator. Mas isso não impedirá de no seu curso o programa “Ruas do Povo”  ir para o olho do furacão, e por tabela o governador Tião Viana e todos os que comandaram o programa.


Bandeira que não tinha
A base do governo acabou dando para a oposição uma bandeira política que esta não tinha.


Esquecendo o lado político
Indo ao mérito, o programa “Ruas do Povo” é na essência de alto alcance social, por beneficiar milhares de famílias. Na sua primeira fase teve sim problemas de má execução, mas da posse do Felismar Mesquita no DEPASA; e agora com o Edvaldo Magalhães, as falhas cessaram.


Quanto mais cabra…..
Seria bom para o processo democrático que a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, aceitasse o convite do PPL para ser candidata à prefeita da Capital. Numa eleição majoritária quanto mais cabra mais cabrito, com um maior leque de escolhas melhor, para o eleitor.


Caiu e derrubou os outros
Entrou na reta final o processo que apura o surrupio de 400 mil reais da conta da prefeitura de Brasiléia, no setor Saúde. Um dos envolvidos, Wiliam Amaral dos Santos, já condenado, deu um depoimento contundente envolvendo o prefeito Everaldo Gomes, que foi ouvido ontem.


Passo a passo do desvio
No depoimento de Wiliam Amaral foi feito um cronograma de como estes recursos eram sacados e divididos. A acusação foi detalhada. A princípio não se pode condenar o prefeito Everaldo Gomes sem antes a justiça analisar a sua versão, mas é uma situação complicada.


Nada que desabone
Até que saia uma decisão que lhe seja desfavorável continua deter a presunção de inocência.


Precisam e uma resposta
Uma denúncia quando não respondida vira verdade, ainda que não seja. Por isso urge ao governo rebater as acusações das empresas terceirizadas, que quando ganham a licitação têm que acatar uma lista de apadrinhados em até 90% dos cargos. Foi o prato do dia na Aleac.


Silêncio misterioso
O deputado Jonas Lima (PT), que sempre foi defensor das cooperativas ouviu a denúncia da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) e não piou. E foi uma acusação em Audiência Pública.


Todos quebrados
Uma coisa é certa nesta história toda, os donos de cooperativas estão quebrados.


 Dono do mundo
O diretor do Instituto Sócio Educativo, Rafael Almeida, se sente o dono do mundo. Não tem o direito de negar o acesso do deputado Jairo Carvalho (PSD) às instalações da instituição. A justificativa da negativa foi esfarrapada: “uma comissão de deputado fez uma visita recente”.


Ninguém está acima da lei
Alguns ocupantes de cargos de confiança no governo costumam deixar o poder subir à cabeça. Esquecem que não são os donos dos cargos, mas os exercem temporariamente. São obrigados a dar satisfações públicas. Sugestão ao deputado Jairo Carvalho (PSD): acionar o MPE.


O titio é o cara!
Houve uma licitação de compra de tijolos para a prefeitura de Tarauacá, aberta pelo prefeito Rodrigo Damasceno (PT). Ganhou o seu tio Raimundinho Damasceno, que é um faz tudo no município. Um detalhe interessante desta história familiar: a prefeitura tem uma cerâmica.


Sempre me abstenho
Quando se trata de invasão de terras sempre sou contra, porque sei que é para especulação. O cidadão Eládio Frota, que comandou a invasão da Fazenda Brahma, não é segundo o deputado Lourival Marques (PT) um coitadinho, mas um grileiro, e já foi assentado do INCRA em 2001.


Não levei a sério
Quando este mesmo Eládio Frota disse que fez um pacto com o deputado federal Sibá Machado (PT) e com secretário Fernando Melo de ganhar lotes na fazenda Brahama em troca de votos dos invasores, para mim perdeu a credibilidade, porque vender voto é um crime.


Exemplo de democracia
Ontem, jornalistas que cobrem os trabalhos da Aleac davam a deputada Leila Galvão (PT) como uma política que exerce a democracia plena. Mesmo quando ela é criticada trata os jornalistas com a cortesia de sempre. Sabe que, quem está em função pública está exposto às críticas.


Um ponto positivo
Ao viabilizar a vinda ao Acre de uma unidade do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, o governador Tião Viana marcou um ponto importante no setor de exames especializados, como ressonância magnética e outros. Desde sua implantação, o INTO realizou 13 mil e 44 exames com laudos. A Saúde no Acre tem lados a corrigir, mas não é o desastre que a oposição fala.


Não se brinca com vidas
As autoridades na área de trânsito aplicaram a lei ao só deixar trabalhar em Assis Brasil os motos-taxistas regularizados. Discordo do deputado Jenilson Lopes (PCdoB) de que deveriam ganhar uma licença para trabalhar até se regularizarem. Façam os cursos e se habilitem.


O problema são os preços
São boas as intenções do senador Gladson Cameli (PP) ao se reunir com representantes da GOL para discutir os altos preços das passagens para o Acre, mas não creio em solução, virou rotina prometerem preços diferenciados e nunca cumprirem. As promessas perderam a graça.


Queda brusca
Os prefeitos acreanos vão ter que se restringir mesmo a guardar o pouco que entra no cofre para pagar o 13° salário do funcionalismo público. O FPM veio com uma queda livre de 19% no total.


Mesma batida
E pelas entrevistas dos especialistas em economia, em 2016 continuará a quebradeira. Por isso, não há nem como prefeitura e governo pensarem em dar reajuste salarial aos servidores.


No palanque
Candidatos a prefeito de Rio Branco pela oposição sonham em ter o novo presidente do BASA, Marivaldo Melo, indicado pelo senador Sérgio Petecão (PSDD), de quem é conselheiro político, em seus palanques. Calma pessoal, o Marivaldo é apenas um técnico, não tem votos aqui.


Em nenhuma delas
Já tive acesso a três pesquisas sobre a eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul e em nenhuma delas o deputado federal César Messias (PSB) aparece liderando. É o que a coluna sempre tem colocado: uma possível candidatura sua não seria a certeza de vitória


Só um tapado político
Quem é o candidato a vereador que vai entrar na chapa do PSB, que tem os vereadores Marcelo Jucá, Antonio Moraes, professor Roger e o ex-deputado Helder Paiva? Só se for mesmo um tapado político que queira servir de escada para o quarteto.


Lagosta e vinho branco
O presidente do PHS, Manoel Roque, manda mensagem de que enquanto os outros dirigentes dos partidos nanicos comem carne moída de segunda servida pelo PT, ele está Argentina dançando tango nas boates da Ricoleta, comendo lagosta e sorvendo um vinho branco chileno.


O santo era outro
O repórter da Rádio Difusora Acreana, Ilson Maninha, foi escalado para cobrir a procissão de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul. Empolgado com a multidão chamou a central da Difusora para um flash direto da romaria: “boa noite ouvintes da nossa querida Difusora Acreana, falamos de Tarauacá, quando passa agora na nossa frente o governador Edson Cadaxo ao lado da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. Deixou louca a direção da Difusora: errou no nome do município, errou no nome da santa e errou no nome do governador, que não era mais Edson Cadaxo, e sim Edmundo Pinto”. Pegou 5 dias de suspensão.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.