Menu

Se Márcio Bittar disputar o senado, complica a vida de Petecão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Caveira de burro
O prefeito em exercício de Acrelândia, vereador Donizete Melo (PMDB), não tem a varinha mágica que dizia ter para resolver os problemas financeiros da prefeitura: já fala em degola de servidores. Uma coisa é ficar de fora criticando o prefeito afastado Jonas da Farmácia (PT) e a outra é sentar na cadeira e administrar. Acrelândia parece ter uma caveira de burro na prefeitura, tal a sucessão de prefeitos desastrados. O último prefeito de que se tem notícia de fazer uma gestão profícua e limpa no município foi o Tião Bocalon (DEM), depois dele só vieram tranqueiras e trapalhadas.


Seis por meia dúzia
Afastar o prefeito Jonas da Farmácia (PT) para colocarem à frente da prefeitura o vereador Donizete Melo (PMDB) foi o mesmo que trocar seis por meia dúzia, o problema das prefeituras acreanas não é o de trocar o Pedro pelo Pedrosa, mas de uma grave crise econômica, que não se resolve sendo boquirroto.


Troca política
A ex-vice prefeita Solange Pascoal foi guindada à direção do Hospital de Senador Guiomard com o compromisso de apoiar o candidato do PT a prefeito do município, Ney do Miltão (PRB). A ex-diretora Dinha e seu marido Maresia foram mandados para a roça.


Peso da máquina
Conversei ontem pela manhã com um amigo que acompanha as eleições em Senador Guiiomard. Na sua avaliação a polarização na disputa vai acontecer entre o candidato Jorge Catalan (PP), pelo apoio do prefeito James Gomes; e André Maia, se for para o PSD.


Pesa negativamente
Para este amigo, Ney do Miltão (PRB) é um bom candidato a prefeito, mas o fato de estar sendo mostrado em Senador Guiomard como “candidato do PT” lhe tira votos, porque o petismo, mesmo nos tempos áureos, sempre foi rejeitado politicamente no município.


Nomes do PDT
Chico Batista em Tarauacá, Jairo Pinheiro em Capixaba e Maria dos Anjos em Santa Rosa, são os candidatos a prefeito pelo PDT. Sobre a saída de André Maia do PDT, o partido não perdeu o que nunca teve, disparou ontem à coluna o presidente Luiz Tchê (PDT).


Muito mais a vontade
Dirigente do DEM revelou à coluna que o grupo do Tião Bocalon (DEM), caso ele não fosse candidato à PMRB, se sentiria muito mais a vontade apoiando Socorro Nery (PSDB), que Eliane Sinhasique (PMDB), devido à traição do PMDB com a candidatura do Fernando Melo à PMRB.


Quinta coluna
Vamos ser justos, quando do lançamento de Fernando Melo à PMRB com apoio do PMDB, o único a levantar a voz contra foi o ex-deputado federal João Correia (PMDB), que via no ato uma manobra do PT. Se coincidência ou não, Fernando Melo é hoje do grupo de ponta do PT.


Avaliar o quadro
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) não será candidato a prefeito de Rio Branco por dois motivos: dependendo da avaliação do quadro ou será candidato a senador ou a governador. Em qualquer hipótese o Márcio, com todos os seus percalços, será competitivo.


Complica para o Petecão
Se o Márcio Bittar (PSDB) optar por ser candidato ao Senado em 2018, complicará para o senador Sérgio Petecão (PSD), porque a outra vaga deve ficar com o senador Jorge Viana (PT). E o Márcio dificilmente perderia para o Petecão, cuja eleição aconteceu num quadro de zebra.


Novo partido
O ex-presidente do PSDC, José Afonso, resolveu não aceitar o convite da presidente Regina Lino (PTB) para ser o vice-presidente do partido. Afonso está mantendo conversas para trazer um novo partido para presidir no Acre.


Missão difícil
O assessor do governador Tião Viana, Antonio Monteiro, ganhou a difícil missão de ajudar a presidente do PTB, Regina Lino, a montar uma boa chapa de candidatos a vereador na Capital. O PTB é um partido cartorial, no Acre, não tem nenhum parlamentar em todo Estado.


Ninguém de grande projeção
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) tem se esforçado para tentar fortalecer o PCdoB, que saiu em frangalhos das urnas, fazendo muitas filiações. Mas, olhando detidamente os personagens filiados, nenhum que tenha como cacife ter grande densidade eleitoral.


Prazo de validade
A candidatura do prefeito Mano Rufino (PSB) à reeleição em Sena Madureira tem prazo de validade. Se mantiver nas pesquisas os 70% de rejeição até abril não há como o PT direcionar apoio para a sua candidatura. É o que tenho ouvido seguidamente de dirigentes petistas.


Apostando nos formadores de opinião
Coordenadores da candidatura da professora Socorro Nery (PSDB) acreditam que a sua tendência é captar votos do segmento de formadores de opinião e a partir daí projetar uma imagem do “novo com qualidade”, para comandar a PMRB. Mas, isso é com o eleitor.


Caminhando para uma aliança
O PSDB e o PSD podem estar juntos na disputa da prefeitura municipal de Epitaciolândia, no próximo ano, um acordo vem sendo costurado pelo presidente do PSDB, Werles Rocha.


Questão de honra
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) diz ser “questão de honra” para o seu partido derrotar o prefeito André Hassem (PP) na disputa da prefeitura de Epitaciolândia. Considera o Delegado Sérgio Lopes (PSDB) o nome talhado para vencer a eleição no município.


Nenhuma bandalheira
Estes 30 mil reais devolvidos pela justiça eleitoral ao senador Sérgio Petecão (PSD) foram apreendidos na campanha, mas não tinham destinação ilegal, eram para pagar assessores. Estavam com o funcionário Bezerrinha, que por conta disso, passou 10 dias com diarréia.


Virou uma febre
Com quem se conversa o tema é unanimidade: o desastre do governo da presidente Dilma, o desemprego e alta dos preços. A reclamação é ouvida até na classe média. O que se dá para deduzir é que as trapalhadas econômicas da Dilma passaram do limite do suportável.


Preparem os bolsos
A gasolina, que na Capital passou dos quatro reais poderá ter um novo reajuste, junto com a tarifa de energia elétrica e o gás. E ainda tem um bando de políticos e idiotas que defendem o aumento de impostos como a CPMF, quando não tem mais o que se sugar do povo.


Único que escapa
Esta eu ouvi ontem de um deputado da FPA, com base política no Juruá: “os únicos prefeitos da região que ainda escapam da mediocridade são o Vagner Sales e o Zezinho Barbary”.


Mulheres na lida
Todas as vereadoras da Capital irão disputar a reeleição: Roselane (PRP), Graça da Baixada (PT), Rose Costa (PT) e Lene Petecão (PSD). Entra eleição e finda eleição e as mulheres continuam minoria no parlamento. Parece que, mulher não gosta de votar em mulher.


Depois da porta arrombada
Não colocaram seguranças na OCA e os ladrões fizeram a festa. Depois que o furto acontece é que a polícia entra em cena. A culpa é de quem não pagou os salários dos seguranças e estes não foram trabalhar. E não foram por uma justa razão, saco vazio não fica em pé.


Leva vantagem
Em Cruzeiro do Sul os debates na televisão costumam polarizar as atenções. Para prefeito, o Henrique Afonso (PSDB) tem tudo para levar vantagem, verbaliza melhor e tem mais conteúdo que Iderley Cordeiro (PMDB). A FPA ainda não tem candidato para se avaliar.


Não se conhece
O ex-deputado Helder Paiva (PSB) será candidato a vereador de Rio Branco. Nos seus longos anos de mandato; como vereador e deputado estadual, não se conhece uma mancha na sua trajetória. Helder é da diminuta cota dos políticos limpos.


Esquece a patente
O saudoso filósofo do PMDB, João Borborema, era uma figura folclórica, não deixava nada passar sem uma resposta. Um dos episódios mais cômicos ficou por conta de um encontro com o ex-deputado federal Ruy Lino (PMDB), na rampa do Palácio Rio Branco. Ruy, um bonachão como sempre, o saudou: “salve o mais glorioso soldado do PMDB!”. Borborema respondeu na bucha: “compadre Ruy Lino, não dá para tirar o título de glorioso soldado do PMDB e me dar em troca um desses DAS que você distribui?”. Ruy ficou sem graça e mudou a prosa.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.