Menu

Edvaldo Magalhães ganhou o natal com a criação de cargos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Projeto que se justifica
O Projeto de Lei do deputado federal Léo Brito (PT) que transforma em crime hediondo o aliciamento de menores para a prática de crimes, que já foi aprovado pela Comissão de Seguridade da Câmara Federal, é uma iniciativa que foge da rotina dos discursos vazios e de entrevistas mais vazias ainda de parlamentares federais. A atuação do Léo (foto) surpreende por ser estreante e porque tem sido muito ativa, participando das comissões, se posicionando, enfim, foge da mesmice. Este seu projeto atinge no âmago os maiores de idade que costumam usar menores para práticas criminosas, porque pela bondade do Estatuto do Menor as penas são brandas. Por isso a importância de punir duramente o maior que alicia.


Papai Noel antecipado
Que partidos nanicos coisa alguma, o PCdoB continua o queridinho do PT. Uma prova é o projeto do governo enviado à Aleac que cria no DEPASA, feudo comunista, 724 cargos e 471 gratificações. O presidente do PCdoB e do DEPASA, Edvaldo Magalhães, já ganhou o Natal.


Caminhando para isso
As coisas caminham céleres para o PCdoB ter mais gente com cargos no governo que filiados.


Teste de fidelidade
“Ou o André Maia vem para o PSD, provando que de fato agora é da oposição, ou então não terá o apoio do nosso grupo para disputar a prefeitura de Senador Guiomard”. A afirmação é do deputado Jairo Carvalho (PSD), aliado do senador Sérgio Petecão (PSD), feita à coluna.


PDT é da frente popular
O PSD está exigindo a filiação de André Maia no PSD, porque o PDT, partido ao qual é filiado, integra a Frente Popular do Acre. “Nós somos cem por cento da oposição e queremos apoiar um candidato cem por cento de oposição, por isso exigimos a filiação do André”, explica Jairo.


Filiação é quase certa
Segundo a coluna apurou de uma fonte próxima ao André Maia, ele deverá mesmo se filiar no PSD, porque passaria a ter o apoio de um grupo político forte em Senador Guiomard, já que o PDT só existe no nome no município. Ou se filia no PSD ou não terá apoio do grupo Petecão.


Providências urgentes
Desde que o Tião Viana assumiu o governo que não se registrava nenhum paciente em macas ou deitado no chão dos corredores do HUERB, como foi mostrado na mídia. Até agora o diretor do HUERB, Rodson Sousa, não deu explicação convincente para as cenas lamentáveis.


O mistério do milho
As 600 toneladas de milho (reduziram para 200t) vendidas fiado para a Acreaves e a Dom Porquito (sócia em cotas com o governo) são de responsabilidade da Copergrãos, a quem cabe a gestão individual do Silo. Foi a versão ontem do líder do PT, deputado Lourival Marques (PT).


Pontos a esclarecer
O que faltou esclarecer é o que fazem servidores do governo trabalhando na Copergrãos, que gerencia o Silo da SEAP, já que a empresa é da iniciativa privada. Juridicamente o governo não pode ser acusado de nada, mas pode rever a cessão do Silo e fazer o gerenciamento próprio.


Por qual razão não assumir?
Se o governo passa cessão do gerenciamento de um Silo de sua propriedade à iniciativa privada e ainda mantém servidores públicos na unidade, por qual razão o secretário de Agricultura, José Reis, não assume de vez a gerência? Evitaria a confusão e suas várias versões.


Uma leve lembrança
E este milho que sumiu, vendido fiado, enfim, não está no Silo de Brasiléia. Teve a sua produção subsidiada pelo governo na mecanização agrícola e na cessão de colheitadeiras.


Quem quiser defender que defenda
O papel da imprensa é divulgar qualquer acusação que vier da oposição e o contraditório da base do governo. E foi feito com a versão do líder do governo, Daniel Zen (PT), quando da acusação pelo deputado Gehlen Diniz (PP). Não pode e não deve se calar para ser agradável.


Não é um mosteiro
E quanto à discussão ríspida entre os deputados Lourival Marques (PT) e o deputado Gherlen Diniz (PP) por causa da questão do milho deve ser levado na conta do normal dentro do parlamento. Ninguém agrediu fisicamente ninguém e no mais a Aleac não é nenhum mosteiro.


Confronto de idéias
E os deputados foram eleitos para o debate e confronto de idéias, não foram eleitos para só receber o salário no final do mês. O acirramento de ânimos, pois, não merece condenação.


Fora de cogitação
Esta é a segunda vez que o prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (PT), é afastado do cargo, agora pelo Tribunal de Justiça do Acre, o que lhe complica politicamente. Com tudo o que está acontecendo fica praticamente impossível as lideranças do PT apoiarem a sua reeleição.


Rindo da crise
O PHS ri da crise:  dá almoços, jantares, cafés da manhã, saraus, e para coroar, o presidente Manoel Roque acaba de doar para a prefeitura da Capital 500 livros à biblioteca municipal.


Cada eleição é uma eleição
O prefeito Vagner Sales (PMDB) avalia mal, ao não crer em sucesso da candidatura do Henrique Afonso (PSDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul, porque já o derrotou na última eleição. A diferença, Vagner, é que o candidato não será mais você, por isso é falho o seu exemplo.


Virou casa de mãe Joana?
Por qual motivo em um mês aconteceram dois aumentos do preço do combustível, no Acre? Alguém precisa explicar, ou isso aqui virou uma Casa de Mãe Joana, que se faz o que se quer?.


Decisão de bom senso
Este arquivamento do processo que exigia registro em cartório de quem tivesse BLOG, que caiu no ridículo nacional, foi uma decisão de bom senso, os tempos são de liberdade de expressão.


Muito inteligente
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, agiu de forma inteligente, posou em frente às obras de imprimação das ruas, colocou na mídia e ficou na história como o único pai da criança. O governo não foi citado como parceiro. Em política, não se pode poupar adversários, Leila!.


Dando toda pinta que pula fora
O Delegado Sérgio Lopes confirmou que foi transferido de Epitaciolândia para a Capital e acha que de acordo com as atribuições que lhe foram dadas é que vai avaliar se será ou não candidato a prefeito; se não for, descarta o seu grupo político apoiar o prefeito André Hassem.


Caminho livre
Caso se confirme que o Delegado Sérgio Lopes, filiado ao PSDB, não será candidato a prefeito de Epitaciolândia, o caminho fica livre para a professora e ex-vereadora Rosemari (PSD) ser candidata do bloco de oposição à prefeitura do município.


Jogo na mesa
Assim teríamos o seguinte quadro de candidatos a prefeito de Epitaciolândia: Rosemari (PSD), André Hassem (PP) e Marcos Fernandes (PT). É um cenário para uma disputa bem equilibrada.


Flaviano melo
Quem tem conversado com o presidente regional do PMDB, deputado federal Flaviano Melo, conta que há muito não lhe via, tão entusiasmado com uma candidatura á PMRB do partido, como a da deputada Eliane Sinhasique (PMDB).


Preciso cuidado
Esta auditoria nas contas da gestão passada do SINTESAC tem que ser feita sem emoção, antes de se acusar que houve rombos milionários por parte da ex-diretoria. Porque depois chega na justiça e não se reconhece os aludidos desvios e complica para quem acusa.


Caso de polícia
O senador Jorge Viana (PT) foi o único a tomar uma medida concreta sobre os aumentos abusivos do preço de gasolina, com dois reajustes em vinte dias: enviou requerimento ao Ministério de Minas e Energia cobrando explicações. Por que aumenta só no Acre?


Variação nacional
Ao buscar informações sobre os reajustes em outros Estados, o senador Jorge Viana (PT) quer saber se dentro das variações aconteceram aumentos abusivos por parte dos donos de Postos de Gasolina, no Acre. O certo, senador Jorge Viana, que os acreanos se sentem assaltados ao pagar mais de 4 reais pelo preço do litro de gasolina. A sua interveniência é necessária.


Jogo vagabundo de empurra-empurra
Não pode mais é continuar este jogo vagabundo de troca de responsabilidades entre o sindicato dos donos de Postos de Combustível e a Fazenda estadual. Enquanto este puxa-encolhe não se resolve continuamos a ter a gasolina mais cara do Brasil. Socorro!


Teste do sombra
O ex-deputado Chico Sombra (PDS) tinha uma declarada aversão aos homossexuais, ao ponto de tentar apresentar um projeto proibindo que gays e lésbicas ocupassem cargos de confiança no governo estadual, que acabou engavetado pelas reações negativas que recebeu da sociedade. Perguntado em entrevista coletiva como se descobriria a homossexualidade no sexo masculino, deu a fórmula: “você chega por trás e dá um cutucão na costela do cabra, se ele der um gritinho fino, então é gay”. Depois disso, o Sombra nunca mais se elegeu.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.