Menu

Base do governo na Aleac: um enfeite caro e sem serventia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A oposição com os deputados Eliane Sinhasique (PMDB), Luiz Gonzaga (PSDB), Chagas Romão (PMDB) e Gherlen Diniz (PP) têm pautado os debates com temas negativos ao governo na Assembléia Legislativa, mesmo os parlamentares governistas tendo uma esmagadora maioria na Casa. O que se vê é o líder do governo, deputado Daniel Zen (PT)  como uma voz solitária defendendo o governador Tião Viana, ajudado apenas pelo deputado Jonas Lima (PT), este dentro de suas limitações. Quando se está na base de sustentação de um governo é para o bônus e o ônus. Na Aleac funciona só para os bônus. O certo é que a oposição, ainda que seja minoritária é quem domina de uma forma ou de outra as discussões no plenário. E neste diapasão o governo é massacrado em todas as sessões. É um espetáculo que virou rotina.


A lógica ao inverso
Na Assembléia Legislativa a lógica funciona ao inverso, a oposição minoritária é que domina os governistas majoritários.


Terá que se acostumar
Quem não gosta nem de ouvir falar de uma candidatura do Márcio Bittar (PSDB) ao Senado em 2018 é o senador Sérgio Petecão (PSD), porque joga por terra os seus planos de ser o candidato único ao Senado pela oposição e por saber que Bittar implode a sua reeleição.


Candidato sim senhor
Em recente conversa telefônica com o Márcio Bittar (PSDB) deixou bem claro que a sua tendência será disputar uma das vagas para o Senado, para ajudar Aécio Neves (PSDB), que a seu ver será o candidato tucano à presidência da República.


Equação lógica
Só por uma grande zebra poderá dar outro resultado, mas a tendência é que na eleição para o Senado em 2018, o PT fique com uma vaga e a oposição abocanhe a outra. É fantasiosa a tese que o PT poderá ficar com as duas vagas, não se está mais no tempo de eleger até um poste.


É ponto pacífico
Não é preciso nem entender nada de política para se ter a convicção que, com a oposição tendo quatro candidaturas á PMRB, o prefeito Marcus Alexandre tem vaga garantida no segundo turno. A disputa na oposição é sobre quem irá ser o seu oponente. O jogo é este.


Não dá para entender
A propaganda do governo não é que a NATEX – fábrica de camisinhas – é auto-suficiente financeiramente e tem a compra de toda a sua produção mensal garantida pelo Ministério da Saúde? Qual é a explicação para a empresa estar com 3 meses de salários atrasados?.


Não consigo entender
Conheço o bancário Marivaldo Melo, uma figura fina. Não se discute seu mérito. Mas, como é que o senador Sérgio Petecão (PSD), que bate sempre no peito e diz ser contra o PT, quer ser favorecido pelo PT, indicando o amigo Melo para a presidência do BASA? Dá para entender?.


Sedimentando o caminho
A última vez que o Alto Acre teve um deputado federal eleito pela região foi com o petista Zico Bronzeado. A deputada Leila Galvão (PT) continua fazendo política como se a campanha tivesse continuado e dá toda a indicação que disputará a Câmara Federal em 2018.


Três metas políticas
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PP), diz que tem três metas políticas: se reeleger, disputar uma vaga de deputado estadual e por último; seu mais almejado sonho, o de ser candidato a vice-governador. As duas primeiras são factíveis, ser vice é muito mais difícil.


Mulheres e a política
A Perpétua Almeida (PCdoB) foi uma boa deputada federal, participativa e atuante, talvez, a melhor da bancada anterior. A new deputada federal Jéssica Sales (PMDB) tem a sua mesma pegada. Nenhuma das duas precisou da idiota tese de “cota para mulheres no parlamento”, para se elegerem. O eleitor é que deve dizer se quer uma mulher ou homem num mandato.


Um ponto em comum
Os candidatos à PMRB pela oposição Vanda Denir (PP), Tião Bocalon (DEM), Eliane Sinhasique (PMDB) e Socorro Nery (PSDB) têm algo em comum: os nomes limpos. É bom para a política.


Rei dos nanicos
O prefeito Marcus Alexandre conseguiu um ponto positivo entre os dirigentes dos partidos nanicos, todos falam bem dele, o que denota que não terá problema para ter apoio desse grupo na disputa da reeleição no próximo ano.


Belo artigo
Guardada alguma utopia foi um belo artigo o escrito pelo cineasta Sérgio Carvalho, no “BLOG do Altino Machado”, fazendo uma abordagem sociológica e real sobre a última onda de violência. Pincelou com precisão cirúrgica o que se passa na periferia miserável da cidade.


É o que todos pensam
O governador Tião Viana criticou a liberalidade da Lei Penal, quando se trata de se conceder o regime semi-aberto para quem comete crimes hediondos. A maioria esmagadora de crimes que ocorrem na cidade é cometida pelos beneficiados por este tipo de regime.


Exemples recentes
Os dois bandidos mortos por um policial (que agiu no estrito cumprimento do dever legal), quando assaltavam uma clínica, juntos tinham cometidos 51 crimes do assalto ao latrocínio, tinham idas e vindas no sistema penal, ainda assim estavam soltos. Aí é uma mão na roda para a criminalidade.


Interessante, né césar messias?
O deputado federal César Messias (PSB) entrou no grupo que pede a saída do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Câmara Federal, mas não dá um pio sobre a condenação da presidente Dilma pelo TCU. A condenação de mal feitos tem que ter via dupla.


Cometeu um erro
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PP), cometeu um erro político ao se filiar ao PP. Se o senador Gladson Cameli (PP) for candidato ao Governo em 2018, o seu vice jamais poderá ser do mesmo partido. Pode esquecer este seu sonho.


Único caminho
O deputado Eber Machado (PSDC) já está consciente que não poderá contar com nenhum deputado da FPA para trombar com o governo nos debates na Aleac, terá que se juntar mesmo à oposição, é o seu único caminho político. Não existe alternativa.


Duas derrotas
A eleição em Sena Madureira tem um componente que não pode ser relevado em qualquer análise sobre a eleição municipal: Tião Viana foi derrotado nos dois turnos no município e quem comandava a sua campanha era o prefeito Mano Rufino.


Jogo de cena
Quando ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, diz que pode ser candidato a prefeito é jogo de cena, ele tem sérios problemas nos tribunais a resolver, no máximo pode ser um bom cabo-eleitoral. Está impedido pela Lei da ficha limpa.


Uma só voz
Com quem se conversa na rua a crítica é uma só: o bandido por perigoso que seja é preso pela polícia e não demora ganha o regime semi-aberto, que é um passaporte para que cometa novos delitos. A liberalidade da legislação penal é um fato, e o Juiz não pode ir contra ela.


Nem uma voz
Não se viu nem uma voz dos senhores dos Direitos Humanos a favor dos que tiveram seus carros e casas queimadas pelos bandidos. É outra reclamação que se ouve nas ruas.


Quem pagar o fno
Estava ontem conversando com amigos jornalistas quando surgiu a pergunta: quem o ex-prefeito Nilson Areal irá apoiar para prefeito de Sena Madureira?. Previsão de um colega da roda: “quem pagar o seu empréstimo do FNO no BASA”. Analisando bem, faz sentido.


Lembrando o pen
O PSB na Câmara Municipal de Rio Branco está com a pinta do PEN. Com três vereadores e um ex-deputado estadual com densidade eleitoral na chapa, não será fácil conseguir outros candidatos para servir de boi de piranha. Lembre-se: ninguém do PEN foi eleito.


Podem acionar o estado
O que tiveram os seus carros queimados pelos bandidos, podem acionar judicialmente o Estado, que é o responsável pela segurança da população. Não só pode: como devem fazer.


Não vai resolver
Que não prejudica, não prejudica, a pregação daquele Pastor evangélico em frente ao Palácio Rio Branco, atribuindo a violência a problemas espirituais e orando para a paz voltar. Pastor, a única voz que o bandido perigoso escuta é a da bala, fora isso são surdos.


Acorda, petecão?
O senador Sérgio Petecão (PSD) quer o governo brasileiro agindo mais duro com a Bolívia, que é quem manda drogas para o Acre. Acorda, Petecão! O Evo Morales tomou a refinaria da Petrobrás e ainda deu um chute na bunda do Lula. Lembra? Endurecer, como?.


Perfeito, o normando Sales
De fato ninguém da oposição tem moral para retirar a candidatura do Tião Bocalon (DEM) à PMRB. Quando ninguém quis ser candidato ele foi. Agora, com o PT em baixa, por qual razão não pode ser ele o candidato?. O Normando Sales tem razão.


O Vagner e a garça
Comício em Mâncio Lima. Chega a vez do deputado Vagner Sales (PMDB) falar. Depois de atacar o prefeito, só não o chamando de santo, disparou também contra a sua mulher, que era bem magrinha e branquela: “quero aproveitar e mandar um recado para esta garça que anda falando de mim pelas esquinas da cidade, ela cuide dos podres do seu marido, porque onça pego pelo rabo e de garça arranco as penas”. Preocupado com um possível processo penal, o deputado João Correia (PMDB) aconselhou Vagner a ser mais comedido nos discursos. Veio o comício de encerramento da campanha do PMDB. Vagner Sales fechou assim a sua fala: “quero terminar pedindo desculpas de uma falha que cometi. Quero pedir desculpa às garças, estas belas aves, foi um crime comparar a beleza de vocês com a feia mulher do prefeito”. João Correia quase desmaiou e comentou baixinho: “o Vagner não tem jeito…..”.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.