Menu

Oposição terá quatro candidatos a prefeito de Rio Branco em 2016

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma resposta para a sociedade
Alguém pode não gostar do governador Tião Viana e tem este direito. Pode ser crítico da sua administração e também tem este direito. Mas, neste caso da onda de violência que se abateu sobre a cidade, os seus críticos devem ser justos, pois, ele deu uma pronta resposta à sociedade. Não deixou que os marginais colocassem as instituições no canto do ringue. Os que incendiaram veículos foram presos, os autores intelectuais foram identificados, tirados do Acre e transferidos para presídios federais, onde não terão nenhum tipo de regalia, está com a Polícia Militar, Polícia Civil e a Força Nacional nas ruas, enfim, fez o que era para ser feito, em nenhum momento houve omissão. Novas prisões foram efetuadas e outros bandidos deverão ser mandados para presídios federais. Só o fato de tirá-los do Acre já é um alívio para a população. Nada mais do que já foi feito pelo governo poderia ser feito. Temos que reconhecer isso.


Sobre a prefeitura
O ativo Assessor do senador Jorge Viana (PT) Aarão Prado, mandou nota explicando que, quando Jorge fala da ajuda que o prefeito Marcus Alexandre tem dado para conter a onda de violência, é que como gerenciador do transporte público, alvo dos vândalos, dá a sua contribuição neste campo. Registrado e explicado.


Pedras no tabuleiro
A oposição terá na eleição do próximo ano quatro candidatos a prefeito de Rio Branco. São eles: Eliane Sinhasique (PMDB), Socorro Nery (PSDB), Vanda Denir (PP) e Tião Bocalon (DEM). Morreu a tese da candidatura única na oposição. Vão disputar quem enfrentará o prefeito Marcus Alexandre no segundo turno. Estas são as pedras no tabuleiro da sucessão municipal.


Muito simples
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) faz uma acusação muito grave, a de que o Estado usa o aparelho de escuta telefônica Guardião (que só pode ser usado por ordem judicial) para rastrear os adversários. Tem provas? Se tiver é só procurar o MPF e o MPE. Neste tipo de acusação não cabe o achismo, o me disseram. Se não tem provas, silencie.


Fiscal atento
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tem se mostrado vigilante na fiscalização sobre o sistema estadual de saúde. Guardados alguns exageros, cumpre bem o seu papel de oposição.


Debate tem de ser em alto nível
O Zezinho Barbary (PMDB) tem que entender que está num cargo público relevante, não está tomando conta de um boteco para usar de palavrões ao se referir ao deputado Léo Brito (PT). Como prefeito de Porto Walter, Barbary pode contestar quem ele quiser, desde que seja num nível elevado. Não fica bem a um prefeito fazer xingamentos. No momento do destempero, o Léo estava tratando da liberação de uma emenda parlamentar para um prefeito da oposição, Carlinhos da Saúde (PSDB). A política é para o debate e não para agressões verbais gratuitas.


Agora há um motivo
Agora há um grave motivo jurídico contra a presidente Dilma, a de ter infringido a Lei de Responsabilidade, no entendimento da unanimidade dos membros do TCU. É simplório querer politizar a decisão para desqualificá-la, porque foi em cima de provas técnicas.


Vamos ver no congresso
Como a condenação do TCU rejeitando as contas da Dilma tem que ser votada no Congresso, vamos saber quem da bancada federal acreana votará a favor da decisão legal ou por ideologia. O voto contrário significará que consideram a burla à legislação um ato normal.


Tirado de tempo
O deputado federal Sibá Machado (PT) foi tirado de tempo pela direção nacional do PT, que não aprovou sua ação como líder do governo Dilma na Câmara Federal, depois das suas defesas estapafúrdias. O Sibá continua na função só pela ritualística, foi deixado no canto.


Denúncia grave
A denúncia do deputado Heitor Junior (PDT) de que a NATEX – Fábrica de Camisinhas – há 90 dias não paga os salários dos funcionários é grave e não pode ficar no ar, mesmo porque derruba a tese do governo de que a empresa é exemplar, no caso dá um péssimo exemplo.


Varredura semanal
Para evitar que continue o fluxo de celulares no presídio as autoridades da segurança deveriam tomar duas providências: descobrir quem facilita a entrada e fazer varreduras semanais. Sem isso é como ficar enxugando gelo.


Não comove
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) não aceita nem discutir a retirada da candidatura do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul em nome da unidade da oposição no município, porque considera o tucano o nome mais qualificado.


Acorda, Gonzaguinha!
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) prevê que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, está com a candidatura de Iderley Cordeiro (PMDB) à sua sucessão como fantasia, e que mais na frente lançará o afilhado Jonathan Donadoni. O Vagner pode ser tudo, menos burro e doido.


Números na mesa
Um dirigente da FPA colocou ontem num papoo os seguintes números na mesa para mostrar que mesmo com o deputado federal César Messias (PSB) candidato a prefeito, a eleição de Cruzeiro do Sul será uma parada dura, e cita a votação para a Câmara Federal no município: -a filha do Vagner, Jéssica Sales teve 10 mil votos, Iderley Cordeiro 8 mil e o César só 5 mil.


Duas coisas distintas
Um ex-vereador de Senador Guiomard comentava ontem numa roda na Aleac que, uma coisa seria  o prefeito James Gomes (PP) disputando a reeleição, porque seria forte; e a outra é ele querer tirar do zero a candidatura do engenheiro Jorge Catalan (PP) a prefeito, que acha fraca.


Não é assunto de partido
Os nossos políticos têm de parar de falar abobrinhas, a crise de violência pela qual passa a cidade não deve ser discutida à luz das paixões partidárias e nem ideológicas, o caso é policial.


Quem poderia prever?
Como é que o sistema de Segurança estadual poderia prever esta onda de violência. O mais importante é que uma resposta está sendo dada à altura, de maneira dura como deve ser.


Grande sacada
A grande cartada foi mandar para presídios federais os que comandaram a onda de terror na cidade, porque servirá como um exemplo de que o jogo pelo lado da Segurança é duro.


Mulheres na lida
Rose Costa, Lene Petecão, Roselane, Raquel Moreira, Socorro Ribeiro, Rita Paro, Graça da Baixada, são algumas das mulheres que disputarão vagas na Câmara Municipal de Rio Branco.


Muita dificuldade
Eleição é eleição, mas o deputado Jesus Sérgio (PDT) terá dificuldade em eleger o vereador Chico Batista (PDT) prefeito de Tarauacá, o prefeito Rodrigo Damasceno não faz uma administração das piores. Fez alguns investimentos e mantém a folha salarial em dias.


Prefeitura quebrada
A prefeitura de Assis Brasil está praticamente quebrada, o prefeito Betinho (PSDB) não tem conseguido pagar os funcionários efetivos em dias, quanto mais os fornecedores e prestadores de serviço. E não há perspectivas de melhorias. Está só cumprindo tabela.


Não tem que comemorar
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB), ao invés de lutar para que o estádio de futebol Naborzão, fechado há anos, seja recuperado e volte a abrigar partidas, comemora o aumento da degradação do campo, com a realização de uma exposição agropecuária pela prefeitura. Os desportistas de Tarauacá mais uma vez foram traídos.


Saúde recuperada e candidatura
Encontrei ontem o ex-deputado Walter Prado (PROS) com a saúde recuperada e avaliando disputar uma vaga de vereador na eleição do próximo ano. Diz que não deixará a política.


Caminho certo
O ex-deputado Walter Prado, que foi um dos baluartes da Segurança como um Delegado operativo, avalia que a atual cúpula da instituição tomou o caminho certo e com as medidas adequadas no combate aos bandidos que tocaram terror nos últimos dias na Capital.


Não é parâmetro
É um grande equívoco quando se diz que a FPA tende a fazer o prefeito de Cruzeiro do Sul, sob o falso argumento que Tião Viana foi o mais votado no município. O voto do Tião foi pessoal.


Ator figurante
O ex-prefeito Nilson Areal (PSL), se pudesse ser candidato a prefeito de Sena Madureira seria forte, mas como não poderá terá que se contentar em ser na próxima eleição mero figurante.


Compromisso fechado
O deputado Manoel Moraes (PSB) voltou a reiterar que tem um compromisso com o governador Tião Viana de que será feita uma pesquisa em Xapuri entre os candidatos a prefeito do PT e PSB; e que, quem tiver melhor puxará a chapa. E que cobrará isso.


O padeiro vai dançar
O ex-prefeito Padeiro (PSB) esqueça mais uma vez ser o candidato único da FPA a prefeito do Bujari. Mesmo com toda a carga de problemas e uma gestão fraca, ainda assim o PT lançará o prefeito Tonheiro (PT) à reeleição. O Padeiro vai dançar de tamanco na maionese de novo.


Calcanhar de Aquiles
Ninguém consegue explicar com fatos convincentes por qual razão a Avenida Marinho Monte, que teve emendas do senador Gladson Cameli (PP) liberadas não foi recuperada. É o grande calcanhar de Aquiles do prefeito Everaldo Gomes. É um mistério que ninguém desvenda.


Cafuringa, o astro
O ex-vereador Edvaldo Guedes de saudosa memória foi um dos melhores oradores políticos que presenciei nos meus bem mais de 30 anos de jornalismo. Era uma das vozes mais fortes do MDB e de um raciocínio rápido impressionante. Foi um calo dos governadores da ARENA e PDS. Costumava chegar na seção eleitoral para votar montado no jumento Cafuringa, que criava com todo o mimo na sua residência, a famosa “Cafuá não me Deixes”. Ao ser perguntado por que andava para cima e para baixo nas campanhas com o Cafuringa, deu uma resposta ferina no seu estilo mordaz: “o meu jumento Cafuringa é a única coisa séria na política acreana”. E manteve a tradição até a morte do animal.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.