Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, mais de 50 alunos foram intoxicados com merenda escolar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais de 50 alunos e funcionários de duas escolas públicas do município de Acrelândia foram intoxicados após comerem queijo distribuído na merenda escolar. Elas estão sendo atendidas desde as 11h35 da manhã de hoje (8) na Unidade Mista de Saúde localizada cerca de 110 km da capital. Das 48 crianças que foram internadas com forte diarreia e vômito, apenas 12 foram liberadas.


4d329c58-db98-486e-abb2-962b93f03154


A direção da Unidade de Saúde disse que ainda não há casos graves. A maioria dos pacientes estão em observação. No momento da edição desse material, chegou a informação de que mais crianças estavam sendo transportadas pela ambulância de um ramal para a Unidade Mista de Saúde.

Anúncios


“Estamos em uma correria grande”, disse Maria Aparecida, gestora do Hospital que é de responsabilidade do Estado.


A correria é grande mesmo. Alguns alunos chegaram ao Hospital com os pais segurando frascos de soro nas mãos. Segundo a reportagem apurou, os alunos que comeram queijo distribuído na merenda escolar são de uma escola estadual: Maria de Jesus Ribeiro, e a maior creche-escola de responsabilidade do município: Altina Magalhães, esta última unidade de educação, localizada no km 115 da BR 364.


Assim que a informação chegou à Unidade de Saúde toda a estrutura foi utilizada para prestar socorro às crianças e funcionários da escola. Maria Aparecida informou que no momento do surto dois médicos estavam no Hospital e prestaram os primeiros procedimentos.


“Tivemos total apoio no atendimento das crianças e dos funcionários”, acrescentou a gestora.


Mesmo assim, durante todo o dia o movimento na frente e no interior do Hospital foi grande. Alguns pais e responsáveis pelos alunos chegaram a entrar em pânico quando souberam da notícia de intoxicação.


O Hospital ainda não sabe que tipo de bactéria infectou os pacientes. A informação de que os alunos comeram queijo é do motorista da ambulância.


PROVIDÊNCIAS DO ESTADO – A diretora de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE), Ana Cristina, informou através da assessoria de comunicação, que uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica vai se deslocar nas primeiras horas desta sexta-feira (9) para o município, para investigar a causa da intoxicação.


Ainda de acordo a Sesacre, em caso de superlotação, a Unidade Mista de Plácido de Castro – município mais próximo – vai receber os pacientes para internação. Casos de Emergência serão encaminhados para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB).


O OUTRO LADO:


A secretária de educação do município desligou o seu telefone celular. O prefeito Jonas Dalles não atendeu as chamadas para o seu telefone. A reportagem não conseguiu falar com o coordenador do Núcleo de Educação do Estado no município. Diretores das escolas envolvidas na intoxicação não foram localizados para falar sobre o assunto. O Conselho Tutelar do município não foi localizado.


 


A reportagem vai continuar acompanhando o caso. Maiores informações a qualquer momento.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido