Menu

PF: Colombianos presos no Acre cobravam juros de até 20%/mês

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

20151006090230


A Polícia Federal (PF), com o apoio da INTERPOL, deflagrou no Acre, nesta terça-feira, 06, a “Operação Milionários”. A investigação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa, formada em sua maioria por cidadãos colombianos, que atuava no Estado do Acre praticando Usura Pecuniária, crime popularmente conhecido como “agiotagem”.

Publicidade

Segundo a PF, foram cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 12 mandados de Busca e Apreensão. Mais de 60 agentes federais estão envolvidos nos trabalhos da operação. Homens da PF de Rondônia foram deslocados a Rio Branco para ajudar nos trabalhos.


Durante coletiva de imprensa, o chefe da Delegacia de Imigração, Frederico Ferreira, as investigações apontaram que um dos líderes da quadrilha estaria no Acre nesta terça-feira. Ele já teria passado pelo México e Peru, fazendo uma espécie de “auditoria” nas contas da organização. Com as informações da Interpol, foi preciso antecipar a deflagração.


“Tudo iniciou através de uma denúncia feita por outro colombiano. Começamos com apenas três investigados e fomos a sete, finalizando em dez. Depois, na segunda etapa, confrontamos informações e identificamos mais quatro agentes. Com uma interceptação telefônica, descobrimos que o líder deles viria ao Acre para auditar as contas. E ele já iria embora amanhã, de volta à Colômbia. Conseguimos provar como tudo funcionava, e a operação foi exitosa, com dezesseis pessoas presas”, comentou o investigador federal.


A investigação conseguiu descobrir que existia um sistema online para fazer todo o balanço das ações da organização criminosa. Em média, o bando pode ter movimentado mais de R$ 100 mil. Apenas numa das carteiras, ou seja, um dos envolvidos, a quantia pode chegar a mais de R$ 60 mil, apenas com a taxa de juros cobrada, o que, segundo a investigação, chegava aos 20% num único mês.


Ainda segundo o delegado, os estrangeiros serão mantidos no Brasil até que o processo seja finalizado. Após isso, será expedido documento ao Ministério da Justiça (MJ), solicitando que ambos sejam deportados do Brasil para o país de origem.


ENTENDA


O nome “Milionários” é uma menção ao time de futebol da Colômbia que durante parte de sua história movimentou recursos de fonte ilícita para aquisição jogadores; refere-se, ainda, ao estilo de vida dos envolvidos que moravam em condomínios de luxo na cidade de Rio Branco/AC e movimentaram grandes quantias de dinheiro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido