Menu

A bandidagem quer tomar conta do Acre? Pinga-fogo na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ação de um policial que estava na clínica do Dr. Beirute na Capital e matou dois marginais foi elogiada pelo deputado estadual Gehlen Diniz (PP), na ALEAC. O fato aconteceu na última segunda-feira, dia 5, durante um assalto. Um dos assaltantes ainda conseguiu fugir. Posteriormente, um movimento de foras da lei incendiou seis veículos na Capital como forma de protesto contra a morte dos assaltantes. O deputada estadual Jenilson Lopes (PC do B) analisou a necessidade de ampliação de políticas para a juventude para diminuir a violência no Estado.


Assista ao pinga-fogo sobre a segurança pública do Acre entre os deputados Gehlen Diniz e Jenilson Lopes.

Publicidade

video
play-rounded-fill


A bola de neve da violência
O secretário de segurança Emylson Farias precisa ficar mais atento a questão da violência no Estado. O crime não pode ser combatido apenas através de mecanismos sociais aparentes divulgados na mídia. É preciso uma ação preventiva mais eficiente das nossas polícias.


Aviso à tragédia
Algumas casas noturnas, tipo inferninhos, antros de prostituição e drogas, funcionam em Rio Branco sem nenhum tipo de repressão da Secretaria de Segurança. Sem condições de instalações adequadas provocam poluição sonora em bairros de cidadãos de bens e ainda colocam em risco a vida dos seus frequentadores.


Nem tudo pelo voto
O problema de algumas gestões políticas é não incomodar para não perder futuros eleitores. Na minha avaliação, bairros onde as pessoas pagam seus impostos não deveriam ser submetidos a vontade comercial de casas noturnas sem as mínimas condições de funcionamento. Fazer vista grossa a isso é temerário.


Um dia a casa cai
No Acre estamos acostumados a ver policiais morrerem e não matarem. Quando essa lógica se inverte cria estranheza. Mas a sensação de insegurança da população tem provocado o silêncio e o medo. É preciso uma atuação mais efetiva e preventiva das autoridades de segurança urgente.


Flaviano não aprova negociatas do poder
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) passou alguns dias no Acre depois de uma ausência provocada por problemas de saúde. Flaviano fez questão de frisar que assinou o manifesto de 22 deputados federais do PMDB desautorizando negociações que envolvem novos ministérios para o partido.


Firme na oposição
O deputado federal acreano faz questão de se posicionar. É um dos membros da bancada do PMDB no Congresso Nacional que deseja o partido fora do atual Governo Dilma (PT). Flaviano nunca escondeu que votou em Aécio Neves (PSDB), em 2014. Ele faz parte do grupo rebelde do PMDB.


 A onda de Bittar
O ex-deputado federal Márcio Bittar marcou uma visita ao PMDB de Rio Branco. O fato despertou a curiosidade de muita gente. Estaria o ex-candidato derrotado ao Governo, em 2014, pensando em sair do PSDB?


Problemas reais
Desde que assumiu a presidência do PSDB do Acre, o deputado federal Major Rocha (PSDB), tem pontuado bem as suas posições políticas. Rocha despersonalizou o partido, ou seja, não quer mais o PSDB como o partido de A, B ou C.


Engano no ninho tucano
Talvez alguns membros do antigo PSDB não acreditassem que Rocha assumiria o ninho tucano para governar. Mas que fosse mais uma figura decorativa. Quando começou a promover as mudanças no PSDB acreano Rocha incomodou muita gente.

Publicidade

Divergências pontuais
O deputado Rocha me confirmou que tem boas relações com o deputado federal Flaviano Melo, presidente do PMDB acreano. Suas divergências são com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB). Ainda que em Brasília tenha diálogo aberto e fraternal com a deputada federal Jéssica Sales (PMDB). Ele não esconde que admira a jovem parlamentar. Vai entender.


Candidatura irreversível
O PMDB de Rio Branco terá a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) como candidata a prefeita em 2016. A organização da pré-candidatura, que deverá ser oficializada, em breve, está adiantada. Já tem equipe de planejamento e marqueteiro contratado para a campanha do próximo ano.


Seja como for
O PMDB que sempre foi coadjuvante nas mais recentes eleições do PSDB quer ser agora o protagonista. Mesmo que haja várias candidaturas de oposição o PMDB irá para a disputa. Na esperança que no segundo turno as coisas se resolverão naturalmente.


Velhos caciques que ainda brilham
Pelo menos dois nomes da política acreana que enfrentaram pesados processos judiciais ainda continuam dando as ordens nos seus terreiros. Nenhuma candidatura de oposição passa em Tarauacá sem as bênçãos do Wando Torquato (PP). Em Sena Madureira, todo mundo quer o apoio de Nilson Areal (PSL).


Vice cobiçada
A esposa de Nilson Areal, Leuda Areal (PSL), que teve boa votação como deputada estadual é bastante desejada pelos candidatos a prefeito de Sena. Nesse sentido, a amizade com a pré-candidata Charlene Lima (PV) deverá prevalecer.


Os movimentos do Nicolau
O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) tem se empenhado em articular candidaturas a prefeitos ao PP no Juruá. Em Marechal Thaumaturgo poderá lançar o ex-deputado estadual Franessi Ribeiro e, em Mâncio Lima, Celene.


Disputas de tirar o folego
Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira prometem ter eleições muito disputadas em 2016. As candidaturas nesses três municípios são bastante competitivas e deverão empolgar os seus eleitores. Nesse caso, vencerão os candidatos que façam política com proposta e profissionalismo. Definitivamente não há mais espaço para amadorismos na política do Acre.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido