Menu

Quase metade do mês de outubro será de chuvas em todo o Acre, alerta pesquisador Davi Friale

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

1_friale_tempo_900O mês de outubro dará início ao período chuvoso no Acre, a afirmação é do pesquisador Davi Friale ao declarar que o volume histórico médio, praticamente, dobra, em todo o estado, em relação ao mês anterior.


“Em Rio Branco, pula dos 96,4mm, em setembro, para 171,6mm, em outubro. Em Cruzeiro do Sul, sobe de 135mm para 215mm e, em Tarauacá, de 105mm para 200mm”.

Publicidade

Segundo o pesquisador, a penetração de umidade originário do oceano Atlântico, através de intensos pulsos atmosféricos, deverá provocar temporais, com alguns dias de chuvas torrenciais, muitas descargas elétricas, fortes ventanias e quedas de granizo, devido ao calor predominante, principalmente, na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite.


Ele aproveita para alerta a população acreana para estarem prevenidas de algumas exposições desnecessárias. “É aconselhável que as pessoas fiquem atentas, quando da aproximação de nuvens carregadas, evitando ficarem expostas às descargas elétricas e aos ventos. É comum, neste mês, devido a esses temporais, ocorrerem rápidas inundações de ruas e igarapés, quedas de galhos e árvores e destelhamentos de construções, causando sérios transtornos à população”, explicou.


Apesar das chuvas, a temperatura não deve sofrer variações significativas, sendo, na capital acreana, a média das mínimas igual a 21,6ºC e a das máximas, 32,6ºC. Por ser um mês de transição do inverno (período seco) para o verão (período chuvoso), está previsto a ocorrência de temporais, com chuvas intensas, muitos raios e fortes ventanias, que, muitas vezes, causam sérios transtornos à população. As informações são de otempoaqui.


CONFIRA A MÉDIA DE CHUVAS EM RIO BRANCO


– Média das mínimas: 21,6ºC (0,7ºC maior do que no mês anterior).
– Média das máximas: 32,6ºC (0,2ºC menor do que no mês anterior).
– Recorde de frio: 12,4ºC, no ano de 1989, no dia 28.
– Recorde de calor: 38,4ºC, no ano de 1969, no dia 27.
– Média de chuvas: 171,6mm (no mês anterior é 96,4mm).
– Número médio de dias com chuva: 12.
– Maior volume de chuvas em apenas 24 horas: 102,2mm, no ano de 1986, no dia 11.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido