Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cadeiraço marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (3)No final da tarde desta segunda-feira, 21, o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Física do Acre (Capedac) realizou o Cadeiraço 2015, um movimento que tem como objetivo celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Esse movimento conta com o apoio da prefeitura de Rio Branco.


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 2005 através da lei 11.133/2005 e o movimento do Capedac é coordenado, em nível nacional, pelo Conselho Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.


Em Rio Branco, o Cadeiraço 2015 iniciou em frente ao Quartel da Polícia Militar e os participantes percorreram parte da Avenida Brasil e parte da Avenida Getúlio Vargas até o Palácio Rio Branco, onde leram um manifesto em favor dos direitos das pessoas com deficiência.

Anúncios


A prefeitura de Rio Branco apoia o movimento das pessoas com deficiência e trabalha políticas públicas para melhorar a qualidade de vida, principalmente no que diz respeito a acessibilidade. Por isso, entre outras ações, um micro-ônibus adaptado está sendo adquirido para atender as necessidades dos cadeirantes.


Além disso, a prefeitura de Rio Branco, desde 2005, instituiu o Serviço de Atendimento a Portadores de Deficiência Severa (Saud), que permite um transporte gratuito aos deficientes e trabalha atualmente com quatro kombis para atender aos usuários do sistema, coordenado pelo Sindcol.


O manifesto lido durante o Cadeiraço 2015 louva as políticas de mobilidade urbana e todas as medidas legais tomadas em favor dos deficientes físicos, principalmente no que diz respeito ao direito de ir e vir. “Mas não adiantam as normas e leis se elas não são cumpridas e, por isso, declaramos com ênfase que nós existimos”, diz o documento.


O presidente da Capedac, Edivânio Barbosa Silva, diz que o apoio da prefeitura de Rio Branco à causa dos deficientes físicos em nossa cidade tem sido fundamental para a realização de muitas ações e até da recuperação da autoestima dessas pessoas. “Não temos recursos para fazer essas ações sozinhos e o prefeito Marcus Alexandre é fundamental nessa nossa luta”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido