Menu

Deputado Jenilson acompanha equipe de infectologistas para realização de exames no interior

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

12002896_770790446363314_5905561778387097995_nO deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB) acompanhou neste último final de semana uma equipe médica formada por infectologistas para a realização de novos exames em portadores de Hepatite nos municípios de Feijó e Tarauacá, utlilizando o moderno aparelho Friboscan- que substitui os exames da biópsia hepática tradicional.


“Desde agosto venho acompanhando junto a secretaria de saúde do Estado e dando suporte, como médico infectologista e parlamentar para vinda do Friboscan aos municípios do interior do Acre. Do mesmo modo, estou dando suporte a equipe aqui em Tarauacá”, explicou o parlamentar.

Publicidade

Segundo o deputado, mensalmente serão realizados dois mil exames nos 22 municípios do Estado. O Fribroscan é semelhante a um transdutor de ultrassonografia, o aparelho faz uma medição de ondas emitidas entre dois pontos do fígado e, pela sua intensidade, avalia o grau de fibrose do órgão. O Exame fora do Estado custa 2.500,00 reais, mas está sendo realizado gratuitamente no interior do Acre.


“Por seu caráter invasivo, a biópsia não poupa o paciente do risco de sofrer sangramento ou mesmo de um vazamento da bile. Já o Fibroscan não oferece risco nenhum. O equipamento também pode ser utilizado para o acompanhamento de pacientes que passaram por transplante de fígado. A hepatite C, por exemplo, é uma doença que pode acometer o indivíduo novamente, mesmo após a troca do órgão. Para esses casos, a avaliação frequente da progressão fibrótica é fundamental”, enfatiza o deputado que também é médico infectologista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido