Menu

Sebastião Viana recua da exoneração de dirigentes do PSDC para tentar acertar os ponteiros com partidos nanicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Sebastião Viana (PT) recuou na decisão de exonerar os dirigentes do PSDC, Afonso Fernandes, Osmir Lima e Gleison Menezes, de seus cargos na estrutura do governo, para tentar acertar os ponteiros com os partidos nanicos, que colocaram o pé na parede e exigiram maior participação nas decisões políticas da Frente Popular do Acre (FPA), coligação que administra o Estado há 17 anos. Entre as exigências dos nanicos, estaria a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa de Marcus Viana (PT).


Os próprios dirigentes do PSDC anunciaram que os cardeais do Partido dos Trabalhadores (PT) estariam dispostos a exonerar os cargos de confiança dos democratas cristãos, após a decisão da legenda integrar a Frente Alternativa, uma aliança para analisar todos os projetos encaminhados pelo governo ao Poder Legislativo e votar de acordo com o consenso dos seis partidos nanicos que elegeram sete dos 24 deputados estaduais. Num primeiro momento, o governador exigiu a publicação de uma nota de retratação.

Publicidade

Sebastião Viana queria que o vice-presidente da Aleac, Deputado Eber Machado (PSDC) divulgasse uma nota de retratação, relatando que teria cometido injuria contra ele, após expor na Assembleia Legislativa, que o petista teria tentado tomar o poder no PSDC. A proposta foi recusada pelos dirigentes dos partidos nanicos que ameaçaram romper com a FPA e entregar todos os cargos na estrutura do governo. A negativa gerou um novo impasse. Diante da resistência dos nanicos, o governador recuou e decidiu negociar.


Uma reunião foi agendada para a quinta-feira (17), quando o governador vai debater com os dirigentes do seis pequenos partidos para tentar chegar a um consenso. O deputado Eber Machado não vai participar do encontro. Um dos motivos seria o desgaste dos debates com o líder do governo, Daniel Zen (PT). Machado se sentiu desprestigiado e atacado pelo governista. Por enquanto, as exonerações dos dirigentes do PSDC, na estrutura do governo do Acre, estão suspensas. Osmir, Afonso e Gleison continuam empregados.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido