Menu

Pesquisar
Close this search box.

Vacinação contra o HPV começa na 6ª

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)A secretaria de Saúde de Rio Branco inicia nesta sexta feira, 18, nas escolas Mário de Oliveira (bairro Cerâmica) e Anita Garibaldi (Bairro Quinze) a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano – HPV, nas instituições públicas de ensino da capital. No sábado, a imunização será realizada na Escola Almada Brito no bairro Calafate. A vacinação contra o HPV prossegue até outubro e as doses também estarão disponíveis nas unidades de saúde da capital.


Este ano, o objetivo é alcançar 8.521 meninas com idade de 9 a 11 anos, o que representa 80 por cento da população nessa faixa etária. Na 1ª etapa da vacinação contra HPV do ano de 2015 foram vacinadas 5.805 meninas o que representa uma cobertura de 54,50%.


As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado. A imunização do HPV é realizada em 3 doses. A administração da primeira dose se iniciou no dia 9 de março, a segunda dose no dia 8 de setembro e a terceira iniciará no mês de março, aprazada para cinco anos após primeira dose.

Anúncios


O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, ressalta que o câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. “Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. Essa vacina proporciona que as novas gerações de mulheres estejam livres dessa doença”.


A vacina também será ofertada para as mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).


A vacina Papiloma Vírus Humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos, idade ampliada este ano.


Casos no Brasil


No Brasil em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos. O número estimado para 2014/2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, dos quais o de colo do útero representa aproximadamente 15 mil casos.


População Alvo


A população alvo prioritária da vacinação com a vacina HPV no ano de 2015 são as meninas na faixa etária de 9 (nove) a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Serão também vacinadas as mulheres de 9 (nove) a 26 anos, 11 meses e 29 dias de idade vivendo com HIV. Devem ser vacinadas as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado.


Estratégia de Vacinação


A estratégia adotada para a realização da vacinação em 2014 foi mista, com vacinações realizadas nas escolas públicas e privadas, o que possibilitou as excelentes coberturas vacinais na primeira dose. Já a segunda dose contou com menor participação das escolas e a cobertura ainda não alcançou a meta preconizada. Desta forma, a vacinação em 2015 seguirá estratégia mista, buscando alta participação das escolas pelo menos no primeiro mês de vacinação.


As adolescentes que integraram o grupo prioritário em 2014, que ainda não tiverem tomado a 2ª dose do seu esquema vacinal, terão novamente a oportunidade de dá continuidade ao seu esquema.


A vacina HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e, portanto, estará disponível nas ações de rotina das Unidades Básicas de Saúde para as adolescentes incluídas na faixa etária preconizada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido