Menu

Após sofrer AVC, homem é transferido e espera vaga em UTI por 12h

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os problemas na saúde pública parecem não ter fim. Num estado governado por um médico, cujo secretário de Saúde é um advogado, Eulício Nascimento Monteiro, de 49 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e diagnóstica com uma intensa hemorragia, precisou esperar exatas 12 horas para conseguir uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).


Segundo a esposa do paciente, a microempresária Maria da Conceição Monteiro, de 44 anos, o marido começou a passar mal ainda no domingo, dia 6 de setembro. Eles, que vivem em Cruzeiro do Sul (AC), foram até o Hospital do Juruá, onde o homem acabou ficando internado na UTI. Passadas 48 horas, e com um quadro não muito favorável, sem apresentar melhoras, os médicos preferiram transferir o paciente para Rio Branco.

Publicidade

“A gente estava no Hospital do Juruá. Ele estava na UTI lá. Depois de fazer duas tomografias, os médicos estavam achando o caso muito sério, e, na terceira, perceberam que havia um coágulo na cabeça do meu marido. Logo que perceberam, eles já resolveram mandar ele para Rio Branco. Como lá não tem neurocirurgião, eles não tinham o que fazer, e essa seria a melhor saída”, relata a mulher.


Segundo Maria, os médicos chegaram a pedir, ainda durante o voo, que uma vaga na UTI fosse reservada ao paciente. “Eles falaram com o pessoal daqui e pediram essa vaga. Quando a gente chegou, meu marido estava bem mau e mandaram a gente foi para a ‘emergência’ daqui. Ficamos lá de ontem até hoje de manhã, e depois de eu reclamar foi que o colocaram na UTI, isso já era 11 horas da manhã”, reclamou.


Ao questionar a postura do Hospital de Rio Branco, contou a mulher, um dos servidores teria informado que cada centro tem seu próprio procedimento interno e que, neste caso, seria necessário aguardar que Eulício fosse encaminhado à UTI, para que todo o levantamento fosse feito.


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em nenhum momento o paciente ficou desassistido. Segundo o órgão, assim que Eulício Nascimento deu entrada no Huerb, uma equipe médica solicitou novos exames para analisar se era ou não necessário que ele passasse por uma cirurgia. Como o neurocirurgião atestou não existia a necessidade, o paciente foi realmente encaminhado, na manhã desta quarta-feira, 9, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido