Menu

Onda anti-PT poderá provocar estragos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A política é cíclica. Como uma roda gigante, aqueles que estão em cima vão para baixo e vice-versa. Quem não se lembra dos movimentos sociais de rua do “Fora FHC”? E ninguém pode dizer que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi um péssimo gestor. Avançou em alguns setores e deixou a desejar em outros. É assim que as coisas acontecem. Jamais nenhum presidente vai conseguir agradar todo mundo. Passados 13 anos de gestões do PT a roda gigante se moveu novamente e o Fora FHC foi substituído pelo Fora PT. A presidente Dilma (PT) tem um dos menores índices de popularidade já registrado na nossa história, apenas 7%. O problema é que o Fora FHC aconteceu nos últimos dois anos do segundo mandato do tucano, 2001 e 2002. Já o Fora PT acontece quando ainda faltam três anos e meio para acabar o mandato de Dilma. Uma situação que está gerando instabilidade política e, consequentemente, econômica. Só para registrar as maiores desvalorizações do real aconteceram durante a gestão de FHC. Agora, no governo do PT, o dólar avança registrando os mesmos valores do final da gestão de FHC, em 2002.


Consequências no Acre
Em 2002, na onda vermelha provocada pela primeira eleição do ex-presidente Lula, o PT conseguia eleger até poste. A eleição de Geraldo Mesquita Filho, na época no PSB foi assim. O ex-governador e senador acreano Nabor Júnior (PMDB) perdeu a eleição ainda que não tivesse nada sério que o desabonasse.

Publicidade

Ironias do destino
O interessante é que em menos de dois anos Geraldinho se desentendeu com os mandachuvas do PT e foi para o PSOL. Logo em seguida encontrou abrigo no PMDB partido em que exerceu a maior parte do seu mandato. E nem cogitou ir à reeleição. Geraldinho, mora atualmente na Bahia e abandonou a política.


O medo da derrota
Que o ex-governador e atual senador Jorge Viana (PT) é um dos políticos mais populares do Acre não há dúvida. Mas ele sabe que as coisas andam ruins para o seu partido. Tem feito um mandato bem ativo. Andando sempre o Acre inteiro e conversando com a sociedade. Jorge sabe que se as coisas não melhorarem ele mesmo pode ser vítima do Fora PT e perder uma reeleição quase garantida em 2018.


Coelho da cartola
A FPA continua com problemas para ter um candidato à disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul. O articulador político Carioca andou por aquelas bandas no feriado. Segundo as minhas fontes ficou decidido que baterão o martelo de um nome até o final de setembro.


Garimpagem
Na semana passada todos os partidos da FPA de Cruzeiro do Sul tiveram uma reunião com o governador Tião Viana (PT). Pediram para que as legendas indiquem seus nomes possíveis à disputa. Quem sabe assim aparece uma novidade.


Tucanos se consolidando
O deputado federal Major Rocha (PSDB) também andou por Cruzeiro do Sul. Fez uma visita à ex-deputada Idalina Onofre (PPS) e ao seu marido Santos. Parece que a possibilidade de Idalina compor com Henrique Afonso (PSDB) está se consolidando.


Nas ondas do rádio
O radialista Nonato Costa (PSB) ainda não desistiu de ser prefeito de Porto Walter. Ele me falou que se o seu nome for consenso na FPA sairá à disputa em 2016. O problema é que consenso nessa altura do campeonato é muito difícil.


Desperdício
Ver a fábrica de filetagem de pescados de Sena Madureira abandonada é uma tristeza. Some-se a Fábrica de Tacos de Xapuri, a Álcool Verde e a Fábrica de bananas passas de Rodrigues Alves. Será que esse pessoal do Governo não entende que empreendimento industrial é coisa para iniciativa privada?


Cada macaco no seu galho
Se houver melhora nas estradas do Acre, da energia elétrica, da produção agrícola as empresas aparecerão naturalmente. Some-se a isso a melhoria da saúde pública e da educação. Pronto! Temos a fórmula para o desenvolvimento sem o Governo precisar desembolsar recursos públicos para montar empresas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido