Menu

Pesquisar
Close this search box.

Centenas de fieis celebram a missa de corpo presente em homenagem ao padre André

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fieis católicos e amigos do padre André Ficarelli celebraram a missa de Corpo Presente, na tarde desta sexta-feira, 04, na catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco, momentos antes do sepultamento do frei.


A missa, que contou com a participação de centenas de católicos, foi celebrada pelo arcebispo Dom Moacyr Grechi, de Rondônia, que já foi bispo na igreja do Acre.

Anúncios


Ao lado do bispo Dom Joaquim, líder da igreja católica local, Dom Moacyr lembrou frei André como um amigo e um braço direito na obra cristã durante sua missão na igreja católica no Acre.


“Sem André Ficarelli não teríamos feito o que fizemos. Ele foi um marco para a história do Acre, para igreja. Nosso braço direito, importante em todos os momentos”, disse Dom Moacyr Grechi.


Missionário italiano, ele chegou ao Acre em 1950, após ser ordenado padre na cidade de Roma. André Ficarelli, era frei da Ordem Servos de Maria. Nasceu em 1922, em Reggio Emilia (Itália). Em 1948 foi consagrado a presbítero da igreja.


Foi o padre André o responsável pela construção da catedral Nossa Senhora de Nazaré. Para a época, a obra era considerada um exagero para o tamanho de uma cidade que não tinha mais que 60 mil habitantes. O religioso, porém, apesar de toda dificuldade de mão de obra, equipamentos conseguiu levar adiante o projeto de construção do templo, uma das principais referências católicas do Acre.


“Ele em Rio Branco quando naquela ainda era uma cidade de 60 mil pessoas e ele olhava para o futuro. Tinha uma visão de futuro e o sinal disso foi a construção da catedral Nossa Senhora de Nazaré, que foi chamada naquela época de um exagero, um extravio, mas ao mesmo tempo foi chamado de um milagre da floresta. Essa catedral é o sinal da firmeza e da personalidade de frei André”, lembrou Massimo Lombardi.


Em uma homenagem feita a ele há três anos, durante uma missa em ação de graças na catedral, Ficarelli disse que gostaria de morrer no Acre. “Quero morrer no Acre. Me sinto acreano e dedico esta emoção a todos os acreanos”, disse o frei à época. Três anos depois seu desejo se concretiza. André Ficarelli morreu aos 93 anos, no começo da tarde desta quinta-feira, 03, de causas naturais, em um convento onde residia no bairro Bosque, em Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido