Menu

Acre deve pegar emprestado US$ 150 milhões de Banco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Sebastião Viana (PT) ajustou, durante reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília (DF), a possibilidade de o Estado do Acre contrair mais um empréstimo junto ao Banco Mundial.


Dessa vez, o valor do crédito deve ser de US$ 150 milhões. A ideia é investir em obras de saneamento básico e projetos educacionais em municípios do interior do estado.

Publicidade

Segundo o governo, a contratação está prevista para ser executada no próximo ano. A operação deve permitir a execução de ações de saneamento ambiental, principalmente nos municípios de difícil acesso, a exemplo de Jordão, Santa Rosa do Purus, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.


Segundo o secretário de Planejamento do Acre, Márcio Veríssimo Dantas, as discussões acerca do empréstimo se iniciaram ainda em 2014. “A proposta é de levar mais avanço para o interior do estado, para as áreas isoladas. Esses recursos serão utilizados em obras que já iniciamos com recursos do tesouro [estadual]. Naquele momento já tínhamos a previsão desse novo crédito”, explicou o gestor.


Segundo Dantas, o empréstimo deve ser contratado apenas em 2016, mesmo assim, as negociações com o governo federal já iniciaram de forma bastante antecipada. “Esse projeto abrange áreas fundamentais para o governo e portando é necessário que haja diálogo para a continuidade dos trabalhos nas áreas isoladas. São ações ligadas à redução do analfabetismo, à implantação de redes de água, esgoto, estação de tratamento, e, além disso, de aterros sanitários no interior do estado”, justificou o secretário de Planejamento.


Além de Márcio Veríssimo e Sebastião Viana, a secretária da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, e da Fazenda, Joaquim Manoel Mansour, além dosecretário da Receita Federal, Jorge Rachid, também acompanharam a conversa com o ministro do governo Dilma Rousseff.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido