Menu

Fórum propõe estratégias para fortalecer educação infantil em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamedEducação Infantil no Acre: Políticas de Atendimento – Caminhos e Perspectivas” foi o tema que uniu o V Fórum Acreano de Educação Infantil (FAEI), a Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP) e o Movimento de Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE).


Aberto nesta terça feira,1, com o objetivo de avaliar a Educação Infantil e pensar estratégias para ampliar o atendimento com creche e pré-escola, o evento seguiu hoje com a presença do Secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino – SASE/MEC, Binho Marques, da Consultora do Fundo das Nações Unidas, Carolina Velho, representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação, além do Secretário Municipal de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, e de educadores da rede municipal, estadual e federal de ensino.

Publicidade

Binho Marques lembrou a importância do evento no momento em que municípios já contam com seus Planos para a Educação. “Os Planos estão prontos, mas podem ser melhorados. E uma vez prontos precisam ser executados”, destacou o representante do MEC propondo a formação de um grupo de trabalho para planejar a execução dos Planos Estadual e Municipais de Educação do Acre.


Para o secretário de Estado de Educação, Marco Brandão, o Fórum é o instrumento legítimo para elaboração e monitoramento de políticas públicas. “O que penso é o fortalecimento desse trabalho que já vem sendo feito por uma instituição que tem legitimidade para propor e cobrar políticas públicas que possam garantir educação de qualidade para as crianças de até 5 anos de idade e pensar, sim, alternativas outras que possam viabilizar essas políticas”, disse Brandão.


O Vice-Prefeito de Rio Branco e Secretário Municipal de Educação, Márcio Batista, apresentou os números da Educação Infantil na capital. Os dados mostram que entre 2004 a 2014 a oferta da educação às crianças entre 2 e 5 anos cresceu mais de 300%. A evolução na folha de pagamento dos educadores que atuam nessa modalidade foi de 30%. Conquistas que Batista atribuiu a um grande esforço coletivo que envolveu estratégias de investimento em estrutura e de formação continuada, como o Programa Rio Branco: Aqui é Lugar de Ensinar Aprendendo. “As ações que hoje trazem bons resultados integram a política de gestão do nosso Prefeito Marcus Alexandre. Foram grandes avanços. Mas temos agora um grande desafio que é o cumprimento da Meta 1 do Plano Municipal de Educação (PME), que trata da universalização desse atendimento”, reconheceu Márcio Batista ao destacar a importância de atuar em regime de colaboração para cumprimento da meta.


A educadora Antônia Aparecida Lima Lopes considerou que “o Fórum contribuiu para darmos um novo significado a algumas ações que já acontecem, mas que sempre precisamos refletir, melhorar. Alguns temas do encontro trazem essa nova ressignificação como a questão do brincar e da expansão da rede de atendimento com qualidade. Unindo forças isso é possível. Eu já consigo me enxergar numa escola que poderá ser reformada para atender também como creche”, disse a diretora referindo-se aos Centros de Educação infantil, que funcionam com creche e pré-escola, uma alternativa à proposta de expansão do atendimento.


Segundo a Presidente da OMEP/AC, Eva Isquierdo, “esse foi um momento histórico. A OMEP existe no Acre desde 1983, e em 2008 começou a trabalhar a educação infantil no município, realizando formação, palestra com os pais. Esse I Encontro reunindo os três entes federados é um momento histórico para nós”.


Para a representante do Fórum Acreano de Educação Infantil, Ana Regina Azevedo, “o objetivo do encontro foi alcançado. Queríamos pensar estratégias para alcançar a meta 1 e como chegar a essa expansão garantindo uma educação de qualidade, e, aqui, conseguimos avançar com um acordo de colaboração, que vem garantir a assistência aos municípios. Então, estamos muito felizes por tudo isso”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido