Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jonas é desmentido até por aliados da base governista na Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A metralhadora giratória em defesa do Governo do Estado do deputado Jonas Lima (PT) continua fazendo estragos. Agora, só não se sabe para quais das bases parlamentares os estragos são maiores, governista ou oposicionista. Nesta quarta, 2, o petista acusou o senador Sérgio Petecão (PSD) de não destinar emendas às prefeituras acreanas. Ele foi contestado na tribuna pela deputada Eliane Sinhasique (PMDB) e por Jenilson Leite (PC do B). O próprio senador Petecão questionou Jonas pela sua página do Facebook chamando-o de “desinformado e mentiroso”.


Neste vídeo os deputados Jenilson Leite (PC do B), Jesus Sérgio (PDT), Antônio Pedro (DEM) e Jairo Carvalho (PSD) falam das emendas destinadas por todos os senadores acreanos, Petecão, Gladson Cameli (PP) e Jorge Viana (PT) aos municípios onde têm suas bases eleitorais.

Anúncios


video
play-sharp-fill


Devagar com o andor
Não só Petecão, mas praticamente todos os senadores e deputados federais acreanos não têm sido relapsos com a questão de emendas. As prefeituras do Acre passam por crises financeiras com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPA) e as emendas são as tábuas de salvação dos prefeitos.


Quase sem descriminação
Outro aspecto positivo é que na hora de ajudar os municípios os parlamentares federais acreanos têm sido democráticos. A questão partidária tem ficado de lado. Esse é um aspecto positivo da política acreana que deve ser ressaltado.


Poucas exceções
Alguns deputados federais mais ideológicos descriminam prefeituras, principalmente, de oposição para colocarem recursos. Mas o contrário não é verdadeiro. Tem petista que considera prefeito de oposição “ladrão” e, por isso, não destina emenda.


Dêda quer ser prefeito de Mâncio Lima
Nos corredores da ALEAC, o ex-prefeito Dêda (PROS), conversou com alguns colunistas políticos. Afirmou que terá uma candidatura própria em Rodrigues Alves e, que ele mesmo, será candidato em Mâncio Lima.


Livre, leve e solto
Dêda garantiu que a sua “ficha suja” é coisa do passado. Que está apto juridicamente para disputar qualquer cargo eletivo. O ex-prefeito estava há 45 dias viajando por ramais e rios do Juruá fazendo política com foco nos dois municípios, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.


Mais candidaturas
O PROS deverá ter candidatos a prefeito em Porto Acre, Bené Damasceno e Plácido de Castro, o vereador Camilo. Quanto ao vereador o PC do B alega que irá se filiar no partido. Mas Dêda afirma que ele ficará no PROS.


Quase certo
Conforme a coluna já informou o PR do ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro, que está indo para o PMDB, deverá ser comandado por Marfisa Galvão (PSD). A esposa de Petecão que teve 18 mil votos para federal, vai dar as cartas na legenda.


Tem lógica
Quem queria assumir o PR era o gestor do Pronto Socorro, Pastor Rodson. Mas o vice-presidente do PROS, Dêda, garantiu que ele vai se filiar ao seu partido. Inclusive, na próxima terça, 8, o PROS fará um evento para receber Rodson e o Pastor Moreira.


Levando na esportiva
O deputado federal Major Rocha (PSDB) afirmou à coluna não entender a razão dos ataques de Jonas Lima contra ele. “ O Jonas, levou rasteira do Carioca e agora me ataca que sempre o defendi nos tempos da ALEAC,” afirmou.


Articulação do PP
O nome da ex-candidata a deputada federal Wanda Milani (PP) que teve 14 mil votos pode ser lançado a prefeita da Capital. Mas como Gladson já declarou várias vezes a sua preferência por Sinhasique o objetivo pode ser realmente garantir a vice aos progressistas.


Momento de cada partido
Acho correto os partidos, seja de oposição ou situação, lançarem seus nomes nos municípios. Quando as regras do jogo estiverem definidas e mais próximo da eleição as alianças ocorrerão naturalmente. Não adianta precipitar o processo.


Desavenças
Uma fonte me revelou que recentemente o clima esquentou entre o deputado estadual Jenilson Leite e o articulador político Carioca. Em tempos passados Carioca se desentendeu com a então deputada federal Perpétua Almeida (PC do B). Depois foi o maior defensor da sua candidatura ao Senado.


Mudança de noticiário
O Carioca parece ser eterno na política do Acre. Entra governo e sai governo e ele continua lá firme e forte. Recentemente deixou as páginas políticas para protagonizar as crônicas românticas da imprensa do Acre. Podem gostar ou não do Carioca, mas já é uma figura lendária da história acreana.

Anúncios


Bola dentro
Por outro lado, o deputado Jenilson Leite mandou bem com a audiência pública sobre as mudanças climáticas. O comunista de Tarauacá está empunhando uma bandeira de sustentabilidade há muito abandonada pelos cardeais da FPA.


Renovação
Jenilson pode ser o “cara” para promover a renovação que o PC do B está precisando. Um dos erros da legenda foi abandonar o protagonismo para se esconder à sombra do PT. Uma atitude que as urnas não perdoaram.


União possível
Uma fonte do PC do B me revelou que o atual vice-prefeito de Mâncio Lima Ériton Maia (PC do B) vai disputar a prefeitura. Eles querem contar com o apoio do grupo do atual prefeito Cleidson Rocha (PMDB). Segundo a fonte: “O PMDB é mais confiável para uma aliança do que o PT”.


Exemplo
Em Mâncio Lima o PMDB e o PC do B conviveram na prefeitura por oito anos com tranquilidade. Nunca me chegou uma notícia da tentativa de se puxar o tapete de um ou de outro. Ériton foi um vice fiel.


Muita água ainda vai passar por debaixo da ponte
No Acre as eleições são sempre muito antecipadas. Todos os 22 municípios do Estado já têm vários candidatos às prefeituras. Mas o bater de martelo só acontecerá no próximo ano. Se as regras do jogo não mudarem muito as convenções começam em maio de 2016. Até lá muitas manobras acontecerão e tem gente que vai dormir candidato e acordar militante. Portanto, é interessante esse debate de nomes que assistimos diariamente na imprensa. Mas definições mesmo só no ano que vem.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido