Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pacientes de hepatite C terão tratamento revolucionário no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Heitor_02Os pacientes da rede pública com hepatite C contarão com tratamento mais moderno disponível no mercado. A informação é do deputado estadual Heitor Júnior (PDT), que anunciou que participará de uma audiência com o diretor do departamento nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde Fábio Mesquita, para tratar da liberação dos medicamentos.


Segundo o parlamentar, proporcionalmente, o Acre é o Estado com a maior incidência de casos de Hepatite C no Brasil. Este argumento será colocado durante a audiência que o deputado manterá com o representante do MS em Brasília, para solicitar prioridade na liberação dos inibidores do Protease, medicamentos destinados aos portadores de hepatites virais.


Heitor Júnior destaca que o tratamento revolucionário é feito com três medicamentos, o Sofosbuvir, Dactastavir e Mimeprevir. “Estes medicamentos podem restabelecendo o paciente em três meses de tratamento. O melhor de tudo é que sem efeitos colaterais e com a possibilidade de cura em torno de 95% dos casos. É uma notícia animadora”, enfatiza.

Anúncios


O deputado destaca ainda que dados do próprio Ministério da Saúde, já apresentam uma possibilidade de cura de 90% dos casos, enquanto os medicamentos usados atualmente chegam no máximo a 47% de chance de cura. “A expectativa é tratar 30 mil pessoas em um ano, no Acre. Inicalmente, 263 pessoa utilizarão os medicamentos no Estado”, ressalta.


A expectativa de Heitor Júnior é que até o mês de novembro, mais de 600 pacientes tenham acesso ao medicamentos. “Considero uma vitória para o Acra. A maioria dos pacientes de hepatite não têm condições de custear este tipo de tratamento. Para se ter uma ideia, o tratamento de um único paciente estaria em torno de R$ 300 – um custo além das possibilidades de nosso povo”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido