Menu

Deputado tucano acusa PT de ser contrário à construção da BR 364

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Jonas Lima (PT) mais uma vez atacou os membros da oposição na sessão de terça, 1, na ALEAC. Dessa vez ele acusou os oposicionistas de mandarem emissários, em Brasília, deputados federais e senadores, para irem ao DNIT impedir que venham verbas à recuperação da BR 364. Questionado pelo deputado estadual Gehlen Diniz (PP) a revelar os nomes, Jonas afirmou que a bancada federal do PSDB é quem teve essa atitude. O discurso de Jonas foi sustentado no debate pelo petista Lourival Marques (PT). Para contrapor as acusações o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) disse que quem é contra a BR 364 é o PT. “Tentaram impedir a construção da estrada no tempo do Governo do Orleir Cameli. Depois pegaram quase R$ 2 bilhões e a BR não ficou pronta. Quem é contra a BR até Cruzeiro do Sul é o PT que precisa explicar o que fez com todo esse dinheiro,” revelou o tucano.


CPI relembrada
Os embates entre petistas e oposicionistas sobre a BR 364 levantou o tema da já falecida CPI que seria instaurada na ALEAC. Os deputados da base ressaltaram a coerência do deputado Nicolau Júnior (PP) que retirou a sua assinatura.

Publicidade

Tiro no pé
O deputado Nelson Sales (PV) engrossou o coro dos governistas e justificou que retirou a sua assinatura da CPI por querer o melhor para o Acre. Mas nos bastidores as pessoas comentavam que o verdadeiro motivo de Sales foi ter migrado para o lado do Governo do PT depois de ter sido eleito pela oposição.


A origem da discórdia
Esse debate sobre a BR 364 começou com alguns deputados da base querendo que a oposição reconheça o esforço do governador Tião Viana (PT). Segundo foi anunciado o governador conseguiu uma verba federal para a recuperação da estrada.


Palavra de tucano
Luiz Gonzaga garante que jamais o deputado Rocha, único da bancada acreana do PSDB do Acre, esteve no DNIT. Nem para impedir o envio de verbas ou por nenhum outro motivo. Tentei falar com o parlamentar federal tucano que estava numa reunião e não retornou a chamada até o fechamento da coluna.


Comunistas animados
O PC do B segundo um dos seus militantes está conseguindo importantes novas filiações. E promete fazer um bom papel nas próximas eleições com os lançamentos das candidaturas de Alan Almeida em Porto Walter, vereador Camilo, ex-PROS, em Plácido de Castro e o empresário Pilico em Assis Brasil.


União difícil
Pelas informações que tenho recebido é praticamente impossível o PSDB e o PMDB se unirem para disputarem a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Henrique Afonso (PSDB) e Ilderlei Cordeiro (PMDB) devem resolver a questão no voto mesmo.


Ironia do destino
Como a FPA não encontra um candidato forte à disputa em Cruzeiro, o nome escolhido pode ajudar um dos dois oposicionistas. Traduzindo, o candidato da FPA poderá tirar votos mais de Ilderlei ou de Henrique. Isso será fundamental à vitória de qualquer um deles.


Nuvens da política
Claro que essa situação ainda poderá mudar até as convenções. Mas, por enquanto, não há condições de nenhum dos nomes especulados pela FPA em Cruzeiro de entrar na disputa para ganhar. Só mesmo para ser coadjuvante.


O retorno
O deputado Gehlen Diniz disse que vai lutar para que o seu partido, o PP, indique a ex-candidata a deputada federal Wanda Milani para vice de Eliane Sinhasique (PMDB) na disputa da prefeitura de Rio Branco. A ex-procuradora teve 11 mil votos na Capital na eleição passada.


Indignado
O deputado estadual Joza da Farmácia (PTN) criticou a política de preços de passagens aéreas no Acre. Ele garantiu que tentou comprar um trecho entre Rio Branco e Manaus e o valor que se apresentou de uma das companhias foi de R$ 3.200,00. Um absurdo realmente.


Especulações ao vento
Andam dizendo que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), será candidato ao Senado em 2018. Nunca ouvi nada parecido da boca do prefeito. Na minha opinião, o sonho de Vagner é o Governo do Estado.

Publicidade

Conversas de corredor
Ouvi uma pré-candidata a vereadora da Capital falar a seguinte frase nos corredores da ALEAC. “Só quem cumpre com compromissos políticos no Acre é o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e o ex-deputado Edvaldo Magalhães (PC do B).”


Repetindo a dose
Como deu um problema técnico nesse vídeo produzido à coluna vou repeti-lo.


Deputados que se dedicam ao combate da hanseníase e das hepatites
Na atual legislatura da ALEAC dois deputados estão lutando para ajudar portadores de duas doenças crônicas muito comuns no Acre, a hanseníase e a hepatite. A deputada estadual Maria Antônia (PROS) tem sido o braço direito do MOHAN, na luta pela melhoria da qualidade de vida dos hansenianos. Por outro lado, o deputado Heitor Júnior (PDT) sempre foi um militante na causa de ajudar os portadores de hepatites.


Assista ao debate em vídeo sobre as ações de Heitor Júnior e Maria Antônia na luta pela erradicação dessas enfermidades no Acre.


video
play-sharp-fill


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido