Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sobrinho de Perpétua deverá ser candidato da FPA em Porto Walter

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar das regras do jogo ainda não estarem estabelecidas, as candidaturas para a disputa eleitoral de 2016 começam a se definir nos municípios do Acre. Em Porto Walter, o empresário do ramo de transporte e diretor da Rádio Ocidental, Alan Almeida (PC do B) deverá concorrer com o atual prefeito Zezinho Barbary (PMDB). Segundo minhas fontes, o jovem empreendedor deverá ser ungido pelos partidos da FPA. Sobrinho da ex-deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) , que é nascida em Porto Walter, Alan ficou conhecido na região pela criação do Expressinho do Juruá, uma frota de barcos rápidos que fazem a ligação entre Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.


Vice do PT
O interessante é que a disputa de Porto Walter deve colocar em lados opostos dois parentes de primeiro grau. O prefeito Zezinho Barbary e o seu tio, o vereador Jorge Barbary (PT), o provável vice na chapa de Alan.

Anúncios


Outros nomes da FPA
No entanto, existem ainda especulações, para ser candidato da FPA, em torno de Ancheta (PV), já derrotado uma vez na tentativa de ser prefeito. O radialista Nonato Costa (PSB), também poderá reivindicar a vaga com o apadrinhamento do deputado federal César Messias (PSB).


Força dos comunistas
Talvez pelo fato de Perpétua ser de Porto Walter, o PC do B, sempre foi forte no município. O ex-vereador Zezinho Gadelha (PC do B) já foi prefeito por alguns meses do município durante o período em que o titular Neuzary Pinheiro esteve preso e, posteriormente, afastado do cargo.


O projeto de César
Uma pessoa próxima ao deputado federal César Messias me revelou que o seu principal projeto para 2016 é fortalecer o partido. Assim o PSB deverá ter candidatos a prefeito em diversos municípios do Acre.


Prefeitura “descartada”
Assim praticamente fica impossível uma candidatura de Messias à prefeitura de Cruzeiro do Sul. César estará apoiando candidatos a prefeito, vice e vereador nos 22 municípios do Acre. Não teria tempo para se dedicar à uma candidatura própria.


Juntando peças
O pré-candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB), me confidenciou que mais dois partidos da FPA deverão apoiá-lo, o PHS e o PRP. O PDT já declarou que fará parte desse projeto. O PRB é o próximo alvo.


Nem tão morto assim
O ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) deu uma tacada boa com o convite à ex-deputada Idalina Onofre (PPS) para ser sua vice. Está perdendo aliados no varejo, mas se reforçando no atacado. Acho difícil Henrique desistir de ser candidato em Cruzeiro do Sul, em 2016.


Mistério no PMDB
O partido fará sua convenção municipal de Rio Branco, na segunda, dia 31. Alguns dizem que a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) será anunciada como pré-candidata a prefeita da Capital. Mas outros garantem que não. Para saber só estando na convenção, na sede do partido, às 9hs, na avenida Antônio da Rocha Viana .


A hora de pensar no meio-ambiente
Momento apropriado para o deputado estadual Jenilson Leite (PC do B) promover a sua audiência pública sobre mudanças climáticas. Além de técnicos da área ambiental, políticos como o senador Jorge Viana (PT) e a ex-presidenciável Marina Silva (Rede) também farão palestras no evento, a partir da 8hs da manhã, no auditório da Livraria Paim. Em tempos de fumaça, falta da água e enchentes a audiência pública promete ser polêmica.
Assista ao vídeo com o deputado Jenilson Leite explicando os motivos que o levaram a organizar a audiência pública sobre mudanças climáticas.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido