Menu

Ex-deputada Idalina Onofre poderá ser vice de Henrique em Cruzeiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

20150826133505Um encontro, nesta quarta, 26, poderá ter selado uma chapa forte para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2016. O ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) se reuniu com a ex-deputada estadual Idalina Onofre (PPS). Os dois compartilharam um café da manhã e conversaram sobre política. Ficou acertado que o nome de Idalina será trabalhado como possível vice de Henrique. Segundo as minhas fontes, o principal entrave, que seria a negativa do seu marido Santos para ela voltar à política, já está superado. Sem dúvida, essa composição terá representatividade em Cruzeiro do Sul.


Juntos na fé
Se Henrique é um nome forte entre os evangélicos, Idalina, tem liderança junto aos católicos. Essa composição poderá representar muito, principalmente, para Henrique. Ele é considerado por alguns setores sociais radical na questão religiosa. E isso atrapalha.

Publicidade

Bom perfil
Idalina Onofre foi uma deputada de destaque na ALEAC. Participou ativamente dos debates e perdeu a reeleição por questões regionais. Mas é uma pessoa querida em Cruzeiro do Sul e representativa nos trabalhos sociais da Igreja Católica.


Disputa na oposição
Pelo andar da carruagem a disputa principal pela prefeitura de Cruzeiro do Sul será entre candidatos de oposição. Ilderlei Cordeiro (PMDB) apoiado pelo atual prefeito Vagner Sales (PMDB) contra Henrique. A FPA não tem ainda um nome forte para a eleição. Entre os cogitados só o deputado César Messias (PSB) teria chances.


Polarização
Mas como não acredito que Messias seja candidato, em 2016, antevejo uma polarização entre oposicionistas. Henrique e Ilderlei devem ser os protagonistas. Henrique terá o apoio do deputado federal Major Rocha (PSDB). Já Ilderlei terá ao seu lado, além de Vagner, o senador Gladson Cameli (PP).


Luta acirrada
Se César Messias entrar nessa disputa terá que trabalhar muito para ganhar. Henrique e Ilderlei possuem representatividade em Cruzeiro. Se os três forem candidatos será a eleição mais disputada da história do Juruá. Podem escrever.


Nada certo
Conversei com um dos principais assessores do Bocalom (DEM). Nada certo em relação a sua candidatura à prefeitura de Rio Branco, em 2016. A prioridade continua sendo o tratamento de saúde da sua esposa dona Beth.


Colecionando “desafetos”
O deputado Jonas Lima (PT) está escolhendo a cada sessão da ALEAC um oposicionista para confrontar. Nesta quarta, 26, a bola da vez foi o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB). Os dois trocaram até insultos na tribuna.


UFC na tribuna
Jonas tem que entender que se provocar vai receber o troco. Na sua ânsia de fazer a oposição reconhecer os “avanços” do PT acaba se metendo em encrenca. Jonas já protagonizou também UFC contra a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) e Gehlen Diniz (PP).


PSDB só junto com o PT, registra a história
Outra coisa importante para os políticos é conhecer a história do Estado. Jonas diz que o PSDB já governou o Acre, misturando com o PMDB. Na realidade, o PSDB só esteve duas vezes no Governo do Estado e as duas junto com o PT. Numa com o vice de Jorge Viana (PT), Edson Cadaxo (PSDB) e, o Bocalom, na época do PSDB, foi secretário de agricultura também do Governo do PT.


A maldição da liderança do Governo


20150826133504
O atual líder do Governo na ALEAC, Daniel Zen (PT) que se cuide. Encontrei com dois ex-líderes em frente ao prédio do Legislativo, Astério Moreira (PEN) e Moisés Diniz (PC do B). Ambos derrotados nas eleições de 2014 ainda “arrodeando” a ALEAC.

Publicidade

Cheiro de queimação
Uma vez o Moisés me confidenciou que é difícil defender o indefensável. Qualquer governo erra muito e o líder vai pra dentro do fogo. O Cacique teve 14 mil votos para deputado federal, mas não deu para dar um passo a mais como político.


Vergonha
Ter que soltar presos por falta de energia elétrica no presídio da Papudinha, em Rio Branco, é o fim da picada. São essas condições de fornecimento de energia elétrica que o Acre poderá oferecer a uma indústria que queira se instalar aqui?


Jairo Carvalho de volta à oposição
Na sessão dessa quarta, 26, o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) foi um dos maiores críticos do atual Governo do Estado. Ele centrou fogo, principalmente, na questão da produção agrícola. O deputado estadual Lourival Marques (PT) rebateu as acusações de Jairo e, ainda, responsabilizou a prefeitura de Senador Guiomard, da qual Jairo é aliado, pelos problemas de ramais na região.


Assista ao debate em vídeo entre os deputados Jairo Carvalho (PSD) e Lourival Marques (PT).


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido