Menu

Artêmio fique esperto: tá todo mundo de olho na verba da mídia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Que tal disputarem na porrinha?
As sessões da Assembléia Legislativa têm seus momentos de comicidade. Como o protagonizado pelo deputado Jonas Lima (PT) e pelo deputado Gerhlen Diniz (PP), na sessão da última terça- feira, em que discutiram exaustivamente quem tinha “roubado mais na Lava-Jato”, se o PT ou o PP. Como não chegaram a uma conclusão sugere-se que disputem na porrinha quem está com a razão. Ou então, no tradicional cara ou coroa?


Medida que interessa à população
O deputado federal Léo Brito (PT) conseguiu viabilizar uma medida importante de interesse do público que usa o serviço de moto-táxi, no caso a implantação de aparelhos nas motos a exemplo do que ocorre com os taxímetros nos táxis. Ficou acertado que o INMETRO fará de Rio Branco a cidade-piloto para o início dos serviços em todo país. Isso é importante para evitar que as cobranças das corridas aos usuários sejam feitas de forma aleatória e que se pague o preço justo. Este tipo de ação parlamentar é que interessa à coletividade. Não adianta você ir á Brasília e ficar dando discurso e procurando emplacar cargos federais para afilhados.


É bom não aceitar pressões
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Artêmio Costa (PSDC), fique esperto e não aceite pressão sobre a destinação da verba da mídia. Faça uma licitação transparente, sob pena de colocar um abacaxi no colo, está todo mundo de olho aberto.


Acompanhar de perto
Faço o comentário acima com base em algumas informações que chegaram à coluna.


Desculpa surrada
A novela do aparelho quebrado de Radioterapia do “Hospital do Câncer” vem sendo alvo de denúncias de pacientes, virou mantra da oposição na Assembléia Legislativa, se arrasta há meses e o secretário Armando Melo insiste na desculpa que aguarda técnicos argentinos.


Não tem mais desculpa
Chegou a um estágio que não cabe mais a desculpa de que depende da empresa argentina que instalou o aparelho. A SESACRE é para buscar solução e não para viver apresentando desculpa, mesmo porque o desgaste político é para o governo e não para o gestor da Saúde.


Medida acertada
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), tomou uma medida acertada ao deslocar para a sala das comissões o recebimento de movimentos sociais que procuram os deputados. O plenário é para os debates e não para deputado fazer média com este ou aquele grupo.


Jogar dinheiro no ralo
Pode até ser bem intencionada, mas a sugestão da deputada Leila Galvão (PT) do governo recuperar o Hospital de Xapuri é como jogar dinheiro no ralo, porque o imóvel está em área de risco de alagação e na última inundação ficou debaixo da água do Rio Acre.


Chega ser impressionante
Raramente se vê a divulgação de uma ação política praticada pelos vereadores, a culpa neste caso não é da mesa diretora e nem da assessoria de imprensa, mas dos vereadores que não criam fatos que possam ser divulgados. E isso não vai se resolver com contratos com a mídia.


Virou pastor evangélico
O ex-vereador Juracy Nogueira renunciou ao mandato, abandonou a vida política, e vive a pregar nas igrejas evangélicas como um missionário. O ser humano tem razões que a razão desconhece. Nenhuma crítica, cada um que siga o seu caminho e encontre sua felicidade.


É para não caírem no ridículo
Em relação ao Governo Binho, o governador Tião Viana avançou muito na área da agricultura. Mas, senhores da base do governo, sem essa de falar sobre o assunto como se o Acre tivesse se transformado num dos maiores pólos agrícolas do Brasil. É para não caírem no ridículo!.


Na prensa da engenhoca
A tática do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, para fazer o candidato a prefeito Henrique Afonso (PSDB) desistir é cooptar o maior número dos partidos da oposição e os que pretendem ser candidatos a vereador da chapa tucana. Ou seja: matar o PSDSB na unha.


Falando só
Aliados do prefeito Vagner Sales acham que ficando isolado, sem partidos aliados e com um pequeno grupo de candidatos a vereador, Henrique Afonso acabará por desistir da candidatura a prefeito, beneficiando Iderley Codeiro, o nome do Vagner à sua sucessão.


Filiações confirmadas
O Delegado Sérgio Lopes e a ex-vereadora Rosemari se filiarão neste próximo sábado ao PSDB, por onde disputarão em uma chapa a prefeitura de Epitaciolândia, no próximo ano.


Acordo fechado
Numa reunião que teve o governador Tião Viana e o assessor político Nepomuceno Carioca, ficou deliberado que o candidato a prefeito de Porto Acre será o ex-deputado Bené Damasceno, que se filiará ao PROS. Bené sempre foi muito bem votado naquele município.


Abacaxi de Tarauacá
Porto Acre é o município mais difícil de administrar, porque não existe só uma sede urbana, mas cinco grandes distritos e distantes um dos outros, sem falar que o novo prefeito terá que administrar sob uma forte crise econômica, um município com muitas carências.


Sentença complicadora
O início de setembro poderá começar com complicações jurídicas para o prefeito de um município próximo de Rio Branco, no julgamento de um processo repleto de provas de improbidades administrativas, que pode render até o seu afastamento do cargo.


Ponto crucial
O deputado Daniel Zen (PT) tocou ontem num ponto crucial de que a bancada federal da oposição ataca a presidente Dilma quando está em Rio Branco e; em Brasília, vira apoiadora da Dilma para pirangar cargos federais aos afilhados. Na política não se pode ter duas caras.


Não falou mentira
Como é que um parlamentar diz que no Acre é contra o governo Dilma, que é um governo do PT, bate palmas para ambos em Brasília, e apadrinha afilhados para cargos federais no Acre?.


Obrigação constitucional
Os secretários do Estado, Flora Valadares, Fernando Lima e Armando Melo deveriam saber que têm a obrigação constitucional de responder aos pedidos de informações formulados pelos deputados através da mesa diretora, porque são ocupantes de cargos públicos e não privados.


Não podem engavetar
Em alguns casos chegam a 80 dias que os requerimentos foram enviados pela mesa diretora e até o momento não deram resposta. O presidente Ney Amorim (PT) tem que fazer valer a Lei.


Fato decidido
O deputado Heitor Junior (PDT) quer tirar os índios das terras que ocupam em Roraima. Fez ontem esta defesa na Aleac. A “Raposa Serra do Sol”, que é a área em questão, já foi alvo de decisão do STF, que garantiu a atual demarcação, se justo ou não, não há mais o que fazer.


Carta de seguro
Nota-se que o prefeito Marcus Alexandre não tem usado camisas do tom vermelho, que é a cor política do PT. Não se sabe se é mera coincidência ou uma orientação dos marqueteiros.


Quem foi que disse?
Quem foi que disse à presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, que o governo estadual tem o poder de mexer na verba de gabinete e nos salários dos deputados estaduais para reduzir?.


Ingerência zero
O Legislativo, presidente Rosana Nascimento, é um Poder independente, os valores seguem regras constitucionais próprias, sobre os quais o Executivo não tem ingerência nenhuma.


Também não tem este poder
O governo estadual também não tem força legal para deixar de pagar as pensões de ex-governadores, este é um assunto que se encontra em discussão no STF, certo minha cara presidente Rosana Nascimento?


Outra conversa
Quanto a reduzir os salários dos secretários estaduais e dos cargos de confiança, pretendido também pela presidente do SINTEAC, ai sim é de competência exclusiva do Executivo.


Um nome sem mancha
Não acho que o novo na política seja um parâmetro de idade. Pode ter um político antigo com novas idéias e um jovem sem nenhuma idéia. Mas a inclusão da professora Socorro Nery no debate pela PMRB é boa, é qualificada, e vamos aguardar as suas idéias para os problemas da cidade.


Nome de qualidade
Dr. Jeferson, que é o atual primeiro suplente de deputado estadual pelo PRB, é um dos nomes fortes e de competência para vereador na próxima eleição e vem trabalhando há bom tempo.


Rendimento político zero


Politicamente o ex-deputado Luiz Tchê (PDT) não vai ganhar nada assumindo a Delegacia Regional do Trabalho, que é um cargo técnico, sem espaço de manobra para se fazer política.


O voto do brasileiro
A disputa na convenção da ARENA que escolheria o candidato ao governo estava voto a voto, entre Nosser de Almeida (candidato do governador Joaquim Macedo) e Jorge Kalume, bancado pelo empresário Wilson Barbosa. Nas listas de “voto certo” o deputado Hermelindo Brasileiro (PDS) aparecia votando no Nosser e no Kalume. Seu compadre Kalume o chamou e perguntou: “Brasileiro, você está comigo ou com o Nosser?”. Brasileiro deu uma risada e completou: “para o Nosser eu digo que voto nele com o dedo em figa, para você, meu compadre, voto sem fazer figa”. E Hermelindo Brasileiro acabou decidindo a eleição e votando no Kalume, que acabou sendo o candidato ao governo pela ARENA, perdendo a eleição para Nabor Junior (PMDB).


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.