Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nilson Areal não tem sido convidado nem para velório, em Sena

Uma ilação não avaliada pelas pesquisas
O senador Jorge Viana (PT) tem uma bela história política e por isso precisa ser respeitado. E até porque tinha sido até aqui uma das vozes mais lúcidas do seu partido nesta questão da Lava-Jato. Com entrevistas muito bem centradas.  O Jorge precisa ser respeitado, mas jamais reverenciado com uma genuflexão. Seu discurso no Senado foi uma ilação que não bate com o que pensa a população brasileira. Ao dizer que, o fato de pouco menos de um milhão de pessoas em todo o Brasil ter ido às ruas, significa que o restante está apoiando a presidente Dilma, é um dado da sua cabeça: a pesquisa DATA-FOLHA apontou que 71% da população brasileira não aprova a gestão da Dilma neste momento. Até entendo a posição do senador Jorge Viana pelo viés partidário, mas jamais pelo viés da realidade dos fatos.


Toucinho, energia elétrica e sexo dos anjos
Foi uma das muitas discussões surreais, a que envolveu ontem na Assembléia Legislativa parlamentares da oposição e da base do governo. O deputado Jonas Lima (PT) começou acusando a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) de repetir a atuação “escandalosa” que teve  na Câmara Municipal de Rio Branco. “Ela se elegeu vendendo a conversa que baixaria o preço da energia, mas aqui, sobre o assunto, está calada, igual toucinho dentro do saco”, disparou. Mexeu em casa de caba. Sinhazique voltou mandando que ficasse calado, porque pertencia a um partido que hoje está desmoralizado com os escândalos. “Quem subiu a taxa da energia no ICMs foi o ex-governador Jorge Viana, que é do PT, não venha me culpar pelo que vocês fizeram, eu lutei e continuo lutando para baixar o preço da energia, mas o seu PT não deixa”, fulminou. E foi mais além sobre as diferenças políticas que os separam: “deputado Jonas, o senhor está no partido da corrupção, eu não”. Moral da história: o preço da energia continua subindo. Foi a própria discussão de sexo dos anjos. Que serviu apenas para exercer o debate.


Projeto da mordaça
Se a assessoria do deputado Nelson Sales (PV) tivesse folheado a Constituição Federal não o aconselharia a apresentar o projeto proibindo que presidentes de sindicatos, associações, diretores de escolas, tenham filiação partidária. Uma aberração. Ficaria bem numa ditadura.


Livre arbítrio
Alguém ser ou não filiado a um partido político é do livre arbítrio, um direito garantido na Constituição Federal. Este projeto restritivo do deputado Nelson Sales (PV) não vai conseguir passar da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. Morrerá no ovo.


Pulador de galho
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) não considera forte o candidato a prefeito de Senador Guiomard, Ney do Miltão (PRB): “não tem lado”. Passeou por quatro candidatos a Federal; no primeiro turno apoiou Márcio Bittar, e Tião Viana no segundo turno, lembra.


Fechamento na fronteira
O PSDB vai tentar fechar neste fim de semana, em Epitaciolância, uma chapa para disputar a prefeitura formada pelo Delegado Sérgio Lopes e pela professora Rosemari. Se conseguir seria uma chapa altamente competitiva.


Assim perde a credibilidade
Todo mundo sabe da luta desde que era senador, do governador Tião Viana para trazer ao Acre uma unidade do INTO -Instituto de Traumatologia – e a inauguração da ala de diagnóstico por imagem foi o primeiro passo, até o pleno funcionamento. E a oposição diz que o mérito é do empresário que ganhou a licitação para a compra dos equipamentos. Dá para levar a sério?.


História a ser esclarecida
A construção até hoje não concluída de uma escola padrão com verba do FUNDEB, no Jordão, precisa ser esclarecida pelo prefeito e pelo construtor que ganhou a licitação. Vai parar no MPF. Envolveria políticos.


Questão fechada
O presidente do PDT, Luiz Tchê, num papo ontem com o deputado Jenilson Lopes (PCdoB), confirmou o que a coluna publicou de que o grupo formado pelo PDT-PTN-PRB-PRP-PSDC-PPL quer indicar o vice do prefeito Marcus Alexandre, por o grupo ter representatividade e votos.


Conversa fiada
Para o presidente Luiz Tchê é conversa fiada a tese de que o vice tem de ser da confiança do prefeito Marcus Alexandre: “tem que vir de uma negociação com os aliados, isso sim”.


Nome na berlinda
Tchê diz que, o grupo dos nanicos não apresentará um nome sem expressão. E que o assunto não foi discutido, mas considera o vereador Raimundo Vaz (PRP) uma boa opção ao debate.


Eu é que sei?
Chega e-mail com a seguinte pergunta: “quando era secretário da SEAPROF, o deputado Lourival Marques não foi a Israel conhecer a criação de peixe em cativeiro com grande produtividade? Por qual razão não colocou o que viu em prática?”. Resposta: eu é que sei?.


Peça altamente reacionária
O deputado Daniel Zen (PT) é um excelente parlamentar, democrático e do debate livre. Mas, ontem desempenhou um papel fora do seu contexto, ao ler um artigo reacionário na medula, que mostra as manifestações das ruas contra os escândalos da Lava-Jato como frutos do ódio.


Não é mesmo, Zen!
Deputado Daniel Zen, o senhor sabe que o protesto pacífico e representativo foi contra a inflação, contra os escândalos da Petrobrás, Lava-Jato e contra o fraco governo Dilma. Toda a democracia é como uma moeda de dois lados: existem os que aplaudem e os que criticam.


Repetindo o mantra
Colaborou muito para a eleição do Gladson Cameli (PP) ao Senado, aquele programa da candidata Perpétua Almeida (PCdoB), o mostrando como o personagem “Riquinho”. Saiu de vítima, deitou e rolou. Começo a notar alguns ataques pessoais. Não aprenderam a lição?.


Segredo revelado
Num papo ontem na Aleac, o deputado Jenilson Lopes (PCdoB) reclamava que Moisés Diniz (PCdoB) foi garfado pelo PT quando tentou ser presidente da Assembléia Legislativa. O ex-deputado cortou o papo: “Se você não sabe de nada, foi o Edvaldo Magalhães o maior cabo eleitoral do Élson Santiago para a presidência”. Jenilson arregalou os olhos e se calou.


Sena Madureira
Um petista bem informado comentou ontem num papo: “em Sena Madureira o quadro é o seguinte: se o prefeito Mano Rufino recuperar a popularidade terá o apoio do PT à reeleição, caso contrário o partido vai com a chapa Alan Areal-Charlene Lima”. É, faz muito sentido.


É muito massacrante
Na política o que vale é o mandato. Sem mandato, o político não é convidado nem para velório. O ex- poderoso prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, que deu tantas vitórias majoritárias ao PT, é um exemplo: está hoje jogado ao ostracismo, como um Zé Mané.


Nem para comer mandi
Nilson Areal não é convidado hoje nem para comer mandi frito nas bancas do mercado.


Quadro que interessa
O PSB, PT e DEM, terem candidatos a prefeito em Xapuri, é tudo que o prefeito Marcinho Miranda (PSDB) quer, a divisão dos votos, o que o deixa com chance concreta de ser reeleito.


Onde der vai ter
É decisão da executiva regional do PMDB, que onde o partido tiver um nome que possa concorrer, lançará candidato a prefeito. Com base nisso pode-se dizer que, a tese de unidade da oposição com candidatura única às prefeituras já foi para as calendas gregas.


Acha que ganha a eleição
O deputado Jairo Carvalho (PSD) é um otimista quando se trata da eleição para a prefeitura de Senador Guiomard. Acha que a candidata Marfisa Petecão (PSD) será a futura prefeita.


PCdoB se dissolvendo
Depois de 25 anos no PCdoB, uma de suas figuras mais emblemáticas no Juruá, o vereador Zequinha Lima, deixou o partido e se filiou ao PP. Pode-se dizer que o PCdoB vive, talvez, a sua maior crise política, com a saída de figuras expressivas do partido. O PCdoB vive do passado.


O que pesa é a figura
O professor Zequinha Lima nunca foi um campeão de votos. O que pesa contra a FPA com a sua saída do PCdoB e que ele representa o setor mais combativo e emblemático da FPA nas campanhas políticas de Cruzeiro do Sul.


FPA ainda sem norte
O atual quadro em Cruzeiro do Sul em nada favorece a eleição de um candidato a prefeito pela FPA. O PT não tem um bom nome. Na FPA, o nome que se salva ainda é o do deputado Josa da Farmácia (PTN), que pelo curto mandato ainda não se desgastou.


 Não consigo entender
A atual chapa do SINTESAC não perdeu a eleição? E se auto-empossou? Isso virou uma brincadeira, se a eleição não fosse para valer, porque aconteceu a votação? Virou uma Casa da Mãe Joana, onde não tem ordem? Com a palavra a justiça. E urgente!


Mandato independente
Um amigo da FPA comentou ontem que existe certo mal-estar no PT em relação ao mandato do deputado federal Alan Rick (PRB), que tem votado acompanhando a oposição. Vejo por outro lado, tem votado com a sua convicção, como deveriam votar todos os parlamentares.


A sabedoria do Borborema
Ao ser perguntado sobre como estava vendo as defecções de políticos do PMDB na direção do governo Edmundo Pinto e se filiando ao PDS, o filósofo do Senadinho João Borborema, coçou a cabeça, pigarreou, e citou sua observação acerca das desfiliações: “Vejo como bezerros que, quando acaba o leite da mãe, correm para mamar na vaca do vizinho”. Sábio Borborema!


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.