Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público vai se aliar à luta contra o analfabetismo no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)O Ministério Público estadual recebeu, das mãos do professor Moisés Diniz, coordenador do Quero Ler, a proposta de erradicação do analfabetismo nas regionais do São Francisco e da Floresta, no município de Rio Branco.


As duas regionais detêm cerca de 2,8 mil analfabetos acima de quinze anos. A proposta prevê a alfabetização num período de três anos.


O Procurador-Geral de Justiça, Dr Osvaldo D’Albuquerque, disse que o MP ficou sensibilizado com a proposta e que considera fundamental um programa que alie o ensino dos números e das letras a lições transversais sobre justiça, cidadania e direitos humanos.

Anúncios


“Essa é uma proposta humanista, que vai cuidar, por inteiro, dos seres humanos mais frágeis de nossa sociedade, e que terá a solidariedade e o apoio do MP”, disse o Procurador Osvaldo D’Albuquerque.


A proposta contempla a organização de comitês populares de alfabetização nas regionais, mobilização de alunos adultos até o final do ano, utilização de professores da própria comunidade e início das aulas em fevereiro de 2016.


Será utilizado o método Paulo Freire, que incluirá uma cartilha regionalizada e um período mais curto de alfabetização, de quatro meses, com duas horas de aula, durante três dias na semana, facilitando a vida de quem trabalha.


“Esta reformatação do método de alfabetização e do tempo de aula, distribuído na semana, ainda está sendo discutido no âmbito da SEE”, informou Moisés.


Donos de mercantis e drogarias locais estão sendo convidados a realizarem descontos nas compras de alunos do programa Quero Ler que vivem na região.


“O governador Tião Viana pediu que a gente mobilizasse o apoio das instituições nesse momento de crise e o que temos visto é uma solidariedade muito forte em defesa dessas pessoas que precisam de uma reparação histórica”, afirmou Moisés Diniz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido