Menu

Pesquisar
Close this search box.

Lava Jato vai mudar a prosa da eleição para governador do Acre

Como um magistrado
A atual legislatura com a mais absoluta certeza não está entre as melhores que passou pela Assembléia Legislativa. É bem fraca. Sou testemunha. Mas tem um fato promissor, a forma como o presidente da Casa, deputado Ney Amorim (PT) vem conduzindo os trabalhos. Tem dado voz a todos os segmentos sociais, sejam favoráveis ou não ao governo do seu partido. Age como deve agir quem dirige um Poder, com isenção, como um magistrado. Não tolhe a oposição. Não tolhe protestos de categorias. O Ney  tem sido a grande revelação política do PT. É um nome que se bem trabalhado politicamente é sério candidato a vôos mais altos em 2018.


Escândalo da piracema
Virou um escândalo o derrame de carteiras frias trocadas por votos na última eleição, no Acre. Quem não conhece a diferença de uma malhadeira para uma tarrafa, consta, foi aquinhoado com carteira de pescador e recebeu o pagamento do defeso. É hora do MPF se posicionar.


MPF neles
A informação que se tem é que candidatos a deputado estiveram por trás do esquema de bandalheira e se beneficiaram. Já que estamos na LAVA-JATO no plano nacional, vamos criar no Acre uma investigação profunda e urgente sobre o uso político de um benefício federal.


Único a conseguir
A coluna tem a informação que o governador Tião Viana irá fazer um convite pessoal ao empresário Mario Maffi para que seja candidato a prefeito de Epitaciolândia pelo PT. Quem conhece Maffi comenta que ele não quer e só o governador pode fazê-lo aceitar a missão.


Apostando no recuo
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, está apostando no recuo da candidatura do Henrique Afonso (PSDB) para apoiar o seu candidato a prefeito, que pode ser até o ex-PCdoB, professor Zequinha, já que no seu grupo os nomes são fraquinhos para uma disputa do porte.


Com que discurso
Está todo mundo curioso para saber com que discurso o professor Zequinha, que desde a fundação da FPA ocupou bons cargos de confiança no governo, vai usar no palanque contra o PT, a quem defendeu com unhas e dentes em todas as eleições, inclusive, na campanha passada.


Mudará o rumo
A LAVA-JATO vai mudar a prosa da eleição para governador do Acre em 2018. O que vem a caminho tem tudo para detonar uma candidatura ascendente. É a informação de Brasília.


PT fora do barco
Uma fonte que considero entre as melhores garantiu ontem á coluna que, o PT não lançará candidato a prefeito de Senador Guiomard e apoiará a candidatura do vereador Ney do Miltão.


Outra desta fonte
Em Sena Madureira uma chapa que está sendo trabalhada nos bastidores com a benção da alta cúpula petista para a disputa da Prefeitura seria formada pelo médico Alan Areal e a publicitária Charlene Lima, que deve entrar no PT. Uma chapa que fugiria do velho padrão.


É outra história
Como é que a coluna soube da nova articulação até aqui restrita aos bastidores? Fonte só se revela no Dia de São Nunca de tarde e assim mesmo se cair uma nevasca em Rio Branco.


Candidato pula-pula
Ney do Miltão, que estava certo para se filiar ao PRB, fez outro acerto e entrará no PSB.


Fora do ninho tucano
O vereador Romário Tavares (PSDB-Cruzeiro do Sul) está deixando o ninho tucano e disputará a reeleição pelo PMDB, com quem diz se identificar mais. Recusou convite para entrar no PP.


Ou mudava ou perdia a cabeça
Romário Tavares tinha recebido o aviso do presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, que não teria legenda para ser candidato á reeleição caso permanecesse no partido.


Candidatos da RENOVADA
A Igreja RENOVADA deverá ter dois candidatos a vereador na eleição do próximo ano, apoiados diretos pela Apóstola Dayse: Socorro do PT e Nelson da Auto Escola Vitória.


Candidata abençoada
O representante do PT em Cruzeiro do Sul, Itamar de Sá, defende a candidatura da Pastora Milca à prefeita do município, como ser algo novo e “abençoado” no palanque, por ser evangélica. Bons tempos em que o candidato era escolhido pela qualidade e não pela religião!.


Arroz de terceira
Itamar está doido para levar uma nova surra do prefeito Vagner Sales nas urnas. Só pode ser. E vamos acabar com a falsa história na política que, uma pessoa por ser evangélica será uma boa candidata. Voto de evangélico é mais quebrado do que arroz de terceira, não há unicidade.


Tudo muito simples
A explicação é muito simples: as igrejas evangélicas não costumam se unir para apoiar a um único candidato ao cargo eletivo, cada Pastor toma seu rumo e tem o seu candidato do colete.


Continua articulando
O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agustinho Gonçalves, continua fazendo articulações políticas e ofereceu à cúpula petista o diretor do DETRAN, Gemil Junior, para se filiar ao PSB.


 Como é que querem diálogo?
O governador Tião Viana foi tratado ontem nos discursos dos representantes do SINTEAC na Assembléia Legislativa com uma adjetivação chula e ofensiva. Como é que se defende o diálogo partindo para a agressão pessoal? Partir para o ataque pessoal não é a linguagem.


Números frios
O governador Tião Viana recebeu ontem telefonema do senador Cristovão Buarque (PDT) intercedendo pelos professores em greve. Foi relatado as conquistas da categoria nos últimos anos e colocado na mesa os números frios das finanças estaduais, nada animadores. Usou do pragmatismo.


Não tem impasse, mas realidade
O Tião Viana tem dois caminhos a seguir nesta questão da greve dos professores: atende os 25% de reajuste salarial pedido pela categoria e fica sem condições de manter a folha de pagamento em dias ou opta por manter os pagamentos sem atraso da folha na atual realidade.


Lembrar Romildo Magalhães
É bom lembrar sempre o ex-governador Romildo Magalhães, que cedeu a uma pressão do sindicato dos professores, deu o reajuste salarial pretendido e depois atrasou os salários.


Melhorou muito
Todas as informações que chegam é que o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), conseguiu dar a volta por cima, mesmo tendo enfrentado quatro alagações e pode chegar na eleição do próximo ano com boa chance de reeleição.


Disputa bem interessante
Em Senador Guiomard teremos uma disputa bem interessante na eleição municipal: o vereador Manoel Macedo, candidato do prefeito James Gomes, disputando a prefeitura contra a vice-prefeita Branca, que se filiará ao PSDB.


Coligação trabalhada
A área política do governo trabalha uma aliança entre o PSL-PPL-PTB para lançar uma chapa de candidatos a vereadores, que abrigaria candidatos que foram rejeitados por outros partidos nanicos por serem fortes.


Um adendo
Mas, pelo que consta, o presidente do PPL, Luiz Carlos Assis, assinou um documento junto com outros cinco partidos nanicos se comprometendo a tomarem posições conjuntas sobre a eleição municipal.


Ponto interessante
Ao ler o documento entregue ao prefeito Marcus Alexandre pelos seis partidos nanicos que querem indicar o candidato a vice-prefeito da chapa, eu pincei um ponto interessante: acordam que, se pelas posições tomadas algum presidente de partido perder espaço no governo, todos os demais entregarão os cargos, numa revoada em bloco. É para valer.


Ninguém joga mordomia fora
Já dizia o ex-deputado Hermelindo Brasileiro (PMDB), de saudosa memória, que de mordomia só não gosta quem nunca usufruiu. A vereadora Rose Costa (PT) voltou atrás e desistiu de sair da política. Disputará a reeleição.


Chapa do PT
Gabriel Forneck, Rose Costa, Ismael, Raquel Moreira, Pelezinho, Graça da Baixada, são alguns dos nomes que estarão na chapa do PT para a Câmara Municipal de Rio Branco.


Frases famosas de políticos acreanos
“Eu sou o Roberto Carlos da política acreana, as mulheres me amam”- deputado Manoel Machado (PMDB).  “A política é dinâmica, você muda de lado de acordo com quem está no poder- Ex-prefeito Luiz Pereira. “De mordomia só não gosta quem nunca usufruiu”- Ex-deputado Hermelindo Brasileiro (PMDB). “Sou do tempo que homem se agarrava com mulher, e agarrado de homem era briga”- ex-deputado Chico Sombra (PDS). “Cansei de ser couro de tabaco de político, só apanho e não ganho cargo”- militante do PMDB, João Borborema. “Na política acreana só tem duas coisas sérias: eu e o meu jumento Cafuringa”- ex-vereador Edvaldo Guedes (MDB). “O governo Wanderley Dantas é um alambique rodeado de cachaceiros”. –Ex-verador Aldecino Coriolano Ferraz (MDB)


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.