Menu

Chapa pró-governo vence e comando da Sesacre fica em festa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Everaldo: “o jogo não começou”
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, joga com a possibilidade de recuperar a sua imagem e chegar na eleição do próximo ano bem avaliado e em condições de disputar a reeleição com chance. “O que vai valer é como estarei no início da campanha. Muitos dos que estão apostando que chegarei fraco para a disputa da prefeitura vão quebrar a cara. Em quatro anos terei feito mais do que a Leila Galvão em oito anos”, vaticina. Everaldo aposta em emendas parlamentares a serem liberadas para começar obras em toda a cidade e dar a volta por cima. Na verdade, o prefeito Everaldo tem mais de um ano para recuperar a sua imagem. Se vai recuperar o prestígio popular saindo do imenso desgaste, o tempo dirá. Um fato é certo: se a eleição fosse hoje, com a sua administração andando a passos de jaboti, com certeza perderia de lavada. Outra coisa, com esta crise, não aposte muito em verbas vindas do Planalto.


Vitória do governo
O novo presidente do SINTESAC, Adailton Cruz, é da simpatia do governo, que não mantinha boas relações com a diretoria derrotada. O deputado Raimundinho da Saúde (PTN), da base do governo, foi um dos mais ativos apoiadores, indo até o interior, reunir servidores e pedir votos.


Comemoração em alta na saúde
A derrota da atual direção do SINTESAC foi comemorada entre os dirigentes da Secretaria de Saúde, que jogaram pesado contra ela. O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) foi apenas um detalhe na eleição, o governo estava todo envolvido na eleição.


Vale para o oficial
O presidente do PT, Ermício Sena, consta, não gostou nada de notas que antecipam o debate sobre o vice do prefeito Marcus Alexandre. A coluna não aceita nem discutir o assunto. O pito vale para os colunistas que cumprem uma pauta oficial. O que não é o caso deste espaço. Nem me liguem para falar do assunto.


Pode desativar nos partidos
Podem até conseguir desativar a discussão nos partidos da FPA, mas na imprensa não vão conseguir porque é um tema recorrente quando se trata de sucessão municipal.


Chifre em cabeça de cavalo
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) ligou para dizer que fez uma campanha pé no chão, sem compra de votos, e quem quiser partir por este caminho para tentar melar seu mandato perderá tempo. Reconhece que de fato há “muitos interessados” em minar seu mandato.


É hora de desaquecer o debate
Falando no deputado Jenilson Lopes (PCdoB), ele está certo em propor que o governo e o SINTEAC voltem a sentar à mesa e ver o que dá para resolver. Também acho. Ficar nesta troca de Nota Oficial não vai levar a nada. Pior ainda é tentar colocar o CODEPE como negociador.


Não só para os alunos
O prejuízo com a greve não é só para os alunos, para os professores, mas, também para a imagem política do governo e não me venham dourar a pílula e apostar no confronto como solução. O confronto nunca foi solução neste tipo de situação.


Conversa para fechar
O deputado federal Werles Rocha (PMDB) sonha em ter uma dobradinha formada em Epitaciolância pelo Delegado Sérgio Lopes e pela ex-vereadora do PT, Rosemari, para disputar a prefeitura do município. Acredita que será uma chapa muito forte e com chance de vitória.


Não pense nisso
Seria de fato uma chapa muito forte para a disputa pela prefeitura de Epitaciolândia, mas não se enganem se pensam que será fácil derrotar o prefeito André Hassem (PP).


Não apostem um centavo
Não acredite em uma palavra sobre a candidatura do deputado Nelson Sales (PV) a prefeito de Sena Madureira. Pode até fazer movimentos que levem a crer numa candidatura sua. Na verdade, com isso, quer se valorizar e conseguir mais espaços no governo. Joga neste sentido.

Ficaria muito pesada
Na avaliação de muitos petistas, colocar a Perpétua Almeida (PCdoB) de vice do Marcus Alexandre tornaria a chapa pesada, por ela ter saído com a imagem desgastada da última eleição para o Senado. Esta indicação do vice do Marcus ainda dará muito pano para manga.


Não pretende abrir mão
Pelo que tenho ouvido dos principais dirigentes do PCdoB, o partido não pretende abrir mão de continuar indicando o nome do vice na chapa do Marcus Alexandre. Joga com a tese de que, hoje mesmo sem dentes, é um velho e leal aliado do PT.


Fugindo do debate
Quem não quer nem ouvir falar em discussão de vice é o prefeito Marcus Alexandre, que pretende empurrar o problema para o Conselho Político da FPA, onde tem maioria, e se quiser indicar o ex-vereador Cabide de vice consegue a aprovação. Só quer o debate em 2018.


Absolutamente certo
O Marcus Alexandre tem razão, abrir discussão sobre o assunto de vice hoje na FPA seria o mesmo que trazer uma pauta negativa para a sua administração, que vai muito bem no campo das obras e da política.


Nem com reza braba
O presidente do PHS, Manoel Roque, conseguiu montar uma chapa redonda para disputar vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. Exatamente por isso é que já avisou aos emissários do PT, que não aceitará nenhuma indicação de nome para compor a chapa e nem coligação.


 Recomendação sarcástica
Roque diz já ter na ponta da língua a resposta aos que o procurarem para formar coligação: “meu amigos, procurem o PSL, PPL, PTB, a chave da porta de entrada do PHS joguei no Rio Acre.”


Pegará pneumonia
O secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, pode tirar o cavalo da chuva se pensa em querer derrubar o presidente do PDT, Luiz Tchê, para assumir no seu lugar. O cavalo vai pegar pneumonia.


Peia de cipó de fogo do coronel
E-mail de um petista: “Luis Carlos, de onde foi que tiraram a idéia de ter a Pastora Milca ou a empresária Marisa Diniz como candidata a prefeita de Cruzeiro do Sul? O meu PT tá ficando doido? Vamos pegar uma peia de cipó de fogo do coronel Vagner Sales com estes nomes”.


Uma coisa eu sei bem
De onde tiraram a idéia da Pastora Milca ou a empresária Mariza Diniz ser candidata à prefeita de Cruzeiro do Sul e ganhar a eleição, não sei. Mas sei uma coisa: qualquer uma das duas é séria candidata a levar uma surra de votos do Henrique Afonso ou do candidato do Vagner Sales.


Nada mais justo
Pode até não ser como candidato a prefeito de Rio Branco, mas o presidente do DEM, Tião Bocalon, terá participação ativa na escolha da chapa que disputará a eleição majoritária na Capital, porque gostem ou não gostem dele, tem uma legião grande de seguidores.


Melhor politicamente
O melhor caminho para Tião Bocalon, para não queimar a imagem, seria não ser candidato à prefeitura de Rio Branco e se guardar para tentar a Aleac ou Câmara Federal em 2018.


Não é sem motivo
O senador Sérgio Petecão (PSD) torce para que o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) dispute a PMRB ou o Governo, por um motivo muito pessoal: quer livre a vaga do Senado na oposição para tentar só a reeleição. Com o Márcio como seu concorrente fica difícil ganhar.


Pelo menos neste ponto
O deputado Heitor Junior (PDT) está entre os parlamentares que não conseguiram se sobressair nos debates na Assembléia Legislativa. Mas tem um ponto positivo que deve ser ressaltado, não se descuidou da luta a favor dos portadores de hepatite.


Louco por dinheiro
 O deputado Manoel Pacíico (PMDB), radical de esquerda de fazer inveja à senadora Heloisa Helena (PSOL), era um dos críticos mais ferozes dos reajustes salariais dos parlamentares. Só tinha uma incoerência: no dia do pagamento era o primeiro a chegar na tesouraria da Assembléia Legislativa. Um dia, o deputado Hermelindo Brasileiro (PDS), que era o que mais brigava por aumento do salário chegou na tesouraria e deu de cara com o deputado Pacífico. Bateu no seu ombro e comentou: “meu caro socialista radical: de mordomia só não gosta quem nunca usufruiu”. Pacífico riu amarelo e saiu sem nada dizer. Brasileiro contava a história dando gostosas gargalhadas.


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.