Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura leva 38 serviços para atender a Vila Manoel Marques

viana_02


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito Marcus Alexandre abriu nesta sexta-feira, a 6ª edição rural do programa Prefeitura na Comunidade na Vila Manoel Marques, no Km 14 da Estrada Transacreana.  Nada menos que 38 serviços, incluindo as da Roda de Conversa, foram ofertados na Escola Estadual Santiago Dantas. Cerca de 3.000 atendimentos foram realizados ao longo do dia, uma grande ação que deixou o vereador Fabiano Oliveira impressionado com o alcance do programa. “Eu que sou daqui, morei aqui com minha família, sinto-me grato com o prefeito pelo que vem sendo feito na Vila Manoel Marques”, disse o vereador que acompanhou o prefeito. Ambos foram saudados pelos usuários presentes.


As famílias aproveitaram bem o dia para obter vários atendimentos. Dona Fabiana Oliveira levou seus filhos, Artur, de 1,2 ano, e Fabiana, de 13 anos, para fazer consulta com o médico, pedir a carteira de identidade e cortar o cabelo: no salão de beleza instalado pelo SENAC em parceria com a Secretaria-Adjunta da Mulher de Rio Branco (SEMAM) o pequeno Artur pôde cortar o cabelo sem custo algum para a mãe, que também fez o recadastramento do Bolsa Família. “Fiz um monte de coisas para mim e meus filhos”, disse ela, que mora no Km 30 da Estrada Transacreana.

Anúncios


Para a realização do programa Prefeitura na Comunidade são envolvidas todas as secretarias e órgãos do município que levam serviços como a atenção básica de saúde, recadastramento e atualização do Bolsa Família, educação ambiental, feira de produtos regionais, projeto Senadinho no Bairro, além de recreação, lazer e esporte. Foram beneficiados com a ação na Vila Manoel Marques moradores das comunidades Água Preta, Barro Alto, União Floresta, KM 25, KM 35, Ramal do Doca e Vila da Curica (também conhecido como KM 8).


Viana_05


O programa Prefeitura na Comunidade também é desenvolvido em parceria com o governo do Estado, através da Instituto de Identificação, para a emissão de carteiras de identidade, do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal (CEF), com a abertura de contas correntes e poupanças e do Tribunal de Justiça (TJ), através da Justiça Itinerante.


Somente este ano já foram realizadas seis edições rurais do programa Prefeitura na Comunidade, sendo elas no ramal Boa Água, no Quixadá, no Projeto de Assentamento Baixa Verde, na BR 317 (estrada de Boca do Acre), Projeto de Assentamento Moreno Maia e no Catuaba. Na zona urbana, moradores da Estrada do Calafate receberam os serviços do Prefeitura na Comunidade. Atividades de esporte e lazer foram realizadas respectivamente pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e pela Fundação Garibaldi Brasil, que levou o projeto Senadinho no Bairro à Vila Manoel Marques.


Viana_04


Roda de Conversa amplia interação e melhora vida da comunidade


Um dos pontos altos do programa continua sendo a roda de conversa, coordenada pelo titular da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social  (SEMACS), Manoel Lima, que leva representantes de órgãos, entidades e secretarias para um bate-papo com os moradores, como o DERACRE, o ITERACRE, SEAPROF, SEMSUR, SEMEIA, DEPASA,  EMURB, SEADPIR, IMAC, SAFRA, SEOP,  SEME, Eletrobrás, Conselho Tutelar,  Secretaria de Segurança, Coordenadoria do Trabalho e Economia Solidária (COMTES), Ministério Público e Polícia Militar.


Na Roda de Conversa, autoridades e comunidade debatem as grandes demandas dos moradores. Na Vila Manoel Marques, os moradores informaram aos delegados de Polícia Civil e aos oficiais da Polícia Militar que os problemas de violência estão ligados ao aumento na venda e consumo de drogas na região.


Na Vila Manoel Marques, a Roda de Conversa foi coordenada pelo secretário de Articulação Comunitária e Social, Manoel Lima, que destacou o esforço da Prefeitura em garantir serviços prioritários para as comunidades.


Viana_03


Saúde leva médicos, exames e medicamentos


Os serviços de saúde são os mais procurados, conforme destacou o prefeito Marcus Alexandre, e vão sendo fortalecidos a cada edição do Prefeitura na Comunidade. Médicos ligados à questão da saúde da família, como a cuba Belkis Hernandez, muito bem reconhecida pela comunidade acreana. “Eu gosto deste programa. Fazemos bastante atendimentos”, disse a médica.


A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza consultas médicas, de enfermagem, Saúde da Mulher, PCCU, planejamento familiar, pré-natal, palestras sobre Educação em Saúde, Saúde do Homem, acompanhamento do Programa Bolsa Família, acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes, imunização, acompanhamentos saúde da criança e adolescente, testes rápidos de DST/HIV, Sífilis, Hepatites, Leishmaniose (diagnóstico, tratamento e acompanhamento), malária (diagnóstico, tratamento e acompanhamento), vacinação para gripe e contra o HPV, entre outros.


O NÚMERO


250
Mudas de plantas diversas foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) durante o programa Prefeitura na Comunidade na Vila Manoel Marques.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido