Menu

Forças militares do Peru resgatam adultos e crianças reféns

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Soldados da brigada especial que reúne membros da Polícia Nacional e das Forças Armadas do Peru resgataram, na tarde dessa segunda-feira (27), 39 crianças e adultos sequestrados pelo grupo Sendero Luminoso. Parte dessas pessoas podem estar em poder da organização há várias décadas – as autoridades peruanas ainda vão analisar cada um dos casos.


Segundo o vice-ministro de Defesa, Ivan Vega, as 26 crianças e os 13 adultos eram mantidos reféns em um acampamento montado em Satipo, no vale entre os rios Apurimac, Ene e Mantaro, a cerca de 450 quilômetros da capital peruana, Lima.

Publicidade

As idades das crianças variam entre 1 e 14 anos. De acordo com o vice-ministro, algumas delas são filhos de mulheres sequestradas vítimas de abuso sexual cometido por integrantes do grupo. A violência teria ainda a finalidade de fornecer mão de obra para os acampamentos e novos soldados para o grupo, já que jovens a partir dos 13 anos são obrigados a participar das ações do Sendero Luminoso.


Segundo com Vega, o acampamento onde os sequestrados foram localizados era usado para o cultivo de alimentos e criação de animais. O local foi identificado pelo serviço de inteligência das forças de segurança peruanas. O vice-ministro afirmou ainda que os remanescentes da organização atuam em conjunto com narcotraficantes.


Ivan Vega alertou para o risco de que, em resposta ao sucesso da operação militar, os líderes do grupo ordenem novos ataques. As 39 pessoas libertadas foram levadas para a cidade de Mazamari. No primeiro momento, as crianças vão ficar sob os cuidados do Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido