Menu

Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue em processo eleitoral para conselheiro tutelar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dos mais de 40 inscritos, apenas 33 foram aprovados nas primeiras fases do certame. Agora, os candidatos seguem para a avaliação física e mental.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cruzeiro do Sul vai realizar eleições para compor novas equipes de conselheiros tutelares para a gestão 2016-2019. As vagas são para membros e suplentes do Conselho Tutelar.

Publicidade

Os inscritos fizeram uma prova sobre conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislações correlacionadas e ética, e sobre conhecimentos gerais, formulada pelo CMDCA, sob fiscalização do Ministério Público.


As eleições para a função de conselheiro tutelar em todo o Brasil ficaram unificadas a partir deste ano. Com a regra, o dia 4 de outubro de 2015 é a data marcada para o primeiro pleito unificado. O mandato dos conselheiros também será ampliado em um ano. Atualmente, eles permanecem no cargo por três anos e, a partir de 10 de janeiro de 2016 – quando tomam posse – ficarão no posto por quatro anos.


De acordo com Adriana de Miranda, presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente em Cruzeiro do Sul, neste ano o processo eleitoral será mais eficiente, por conta de que a Prefeitura será uma das poucas no Estado do Acre a realizar as eleições com votação em urnas eletrônicas. “Sem dúvida teremos uma eleição ainda mais eficiente, pois saberemos em pouco tempo o resultado. E o melhor é que será com total segurança”.


Os conselheiros tutelares serão eleitos pelo voto facultativo dos cidadãos da cidade. São considerados aptos a votar todos aqueles eleitores que constarem na relação oficial fornecida pela Justiça Eleitoral, regularmente inscrito até 180 dias antes do pleito, e que apresentarem documento de identidade com foto ou título do eleitor.


De acordo com o Prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, quando assumiu a Prefeitura o Conselho passava por algumas dificuldades que vem sendo superadas ao longo da administração. “Nosso trabalho tem sido de apoio e parceria com o Conselho Tutelar. Temos buscado inovar sempre para que este Conselho seja sempre mais representativo. Nessa eleição nós teremos a utilização da urna eletrônica e o que é mais importante: toda a sociedade se quiser poderá votar participando da eleição. Todos estão convidados a votar porque assim a decisão será mais qualificada” finalizou o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido