Menu

Pastor Agostinho é flagrado no gabinete de Sebastião Viana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Transparência tem duas faces
O governador Tião Viana abriu o orçamento do Estado para o SINTEAC ter acesso a todos os números da Secretaria da Fazenda e tirar as dúvidas se comporta ou não dar o reajuste salarial pretendido pela categoria. Foi transparente ao extremo. Está havendo muito questionamento sobre como é aplicado o recurso de mais de 300 mil reais por mês arrecadado pelo SINTEAC. Não se está colocando em dúvida a lisura da aplicação pela direção da entidade. Mas, a transparência tem que ter duas faces: o governo mostrou suas contas e seria a hora da presidente Rosana Nascimento  mostrar seus números. Acabaria com a celeuma do SINTEAC ter ou não ter a tal de“caixa preta”. A greve continua, mas a Rosana, como sindicalista calejada sabe que, o movimento embicou e a tendência é morrer. Não vejo outro horizonte.


Questionamentos de um nanico
O presidente do PPL, Luiz Carlos de Assis, que integra a FPA, mandou e-mail fazendo um questionamento ao Relator da Reforma política no Senado, senador Jorge Viana (PT): “o senhor votou a favor da excrescência, que foi o aumento da verba do Fundo Partidário de 270 milhões de reais para 870 milhões de reais? E por qual razão a presidente Dilma não vetou?”.


Dando e tirando
 Em suma, o presidente do PPL quis dizer que: na Reforma Política, os deputados e senadores dão com uma mão e tiram com a outra. Convenhamos: não há como explicar o escandaloso aumento do Fundo Partidário. Principalmente, quando o Congresso tanto critica o Planalto.


Um new tucano assanhado
Chega uma foto do ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, colado com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pareciam o Batman e o Robin. Conta quem estava perto que, o Areal só tratava o Alckmin de “meu futuro presidente do Brasil”. Pegou até autógrafo.


No milharal, minha espiga, primeiro!.
A deputada Leila Galvão (PT), quando se reúne com o secretário de Agricultura, José Reis, para discutir a plantação mecanizada de milho no Alto Acre, advoga em causa própria: plantar milho a custa do governo no seu latifúndio, que fica na rodovia que liga Brasiléia-Assis Brasil.


Argumento indefensável
O argumento usado pelos partidos de oposição para rebater o prefeito Vagner Sales (PMDB) de querer indicar o candidato à sua sucessão, o deixa na parede: a chapa que tinha sua mulher Antonia Sales de vice-governadora perdeu nos dois turnos em Cruzeiro do Sul para o PT.


 Garganta profunda
Amigo do senador Sérgio Petecão (PSD) conta estar o parlamentar doido para se ver livre do senador boliviano Roger Pinto Molina, a quem hospeda, porque não agüenta mais sustentar o patrício. “É mais barato sustentar burro a pudim, que a gula do boliviano”, contou este amigo.


No próximo ano tem eleição
Ninguém sabe os que vereadores fazem na Câmara Municipal de Rio Branco. Podem até ter um mandato produtivo. Mas, como os gabinetes dos vereadores não enviam uma linha de suas atividades à imprensa, a impressão que fica é que não dão um prego numa barra de sabão.


Exigência feita
Fonte do PSB revelou à coluna que, para entrar no partido, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, exigiu do deputado federal César Messias (PSB) ser o candidato único da FPA.


Filiação quase certa
Antes de viajar de férias o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), revelou ao seu grupo ter recebido um convite vantajoso para se filiar ao PP e que na volta anunciará a sua decisão. Entre os seus aliados, a sua entrada no PP já é dada como certa.


 Argumento para a mudança
O convite, que partiu do senador Gladson Cameli (PP), oferece ao prefeito James Gomes (PSDB), indicar o candidato á sua sucessão que quiser, garantia que não tem no PSDB.


Melhor a sinceridade
Foi bem melhor o governador Tião Viana ser sincero mostrando com os números frios do orçamento que não há como dar um reajuste para os professores, que mentir e embromar, ou dar o aumento e depois não ter como pagar, como aconteceu no governo Romildo Magalhães.


Sem ganho não justifica greve
O comando do SINTEAC já está sabendo que o governo não vai dar um centavo de aumento. Se a greve for mantida continuará sendo esvaziada e perde o sentido porque ao final, não terá conseguido ganhos.


Mandato aberto
O deputado federal Léo Brito (PT), que mesmo novato na Câmara Federal vem participando dos grandes debates e de comissões importantes, fez ontem num café da manhã, um relato transparente da sua atuação até aqui. Certo. Até porque o mandato não lhe pertence.


O debate é político
Léo revelou ontem ter sofrido ameaças de morte por ser contra a redução da maioridade penal. Quem discordar tem que levar o debate para o campo da idéia e não da violência.


Fora da política, nem tanto
O Pastor Agustinho da Igreja Batista do Bosque disse que teve uma visão numa visita a Israel, em que Jesus tocou seu coração para abandonar a política. Pois bem: quem estava ontem cedinho no gabinete do Tião Viana? Ele, com seus olhos verdes, o Pastor Agustinho.


Galvez gospel
O Pastor Agustinho vai partir agora para tentar eleger seu afilhado, vereador Ney do Miltão, prefeito de Senador Guiomard. O Agustinho, como diz um amigo, é o nosso “Galvez Gospel”.


Não é esta a questão
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), se engana se pensa que ao asfaltar a Avenida Marinho Monte ganha a eleição. O problema não se resume naquela via, a cidade como um todo, necessita de reparos e a prefeitura não tem recursos para fazer frente a esta demanda.


Márcia Regina
Ouvi ontem uma fonte petista de certo peso defendendo Márcia Regina (PV) para vice na chapa do Marcus Alexandre de 2018. Entraria como alternativa, aos que querem um nome do PT e aos que não querem um nome do PT como vice.


“Está frio”
Perguntei a outra figura petista importante sobre a possibilidade e ouvi uma fina ironia: “está frio.”


Sem ofensa
Fui ler a entrevista do secretário de Educação, Marco Brandão, que deixou a direção SINTEAC irritada. Ele apenas disse que não há como dar o reajuste, onde é que está a ofensa?.


Potência agrícola
Quem vê o deputado Jonas Lima (PT) na tribuna da Aleac falando da agricultura familiar em Mâncio Lima, fica com a impressão que o município é uma potência agrícola mundial.


Papa dos pobres
O Papa Francisco acabou com toda a pompa litúrgica que cercava os que lhe antecederam, fez opção pela humildade, procurando levar a palavra aos segmentos mais desvalidos.


Apostando na mulher
A empresária Marisa é o nome que o governador Tião Viana tem hoje em mente para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, no próximo ano. Pode até mudar de idéia, mas é a opção que tem fixa na cabeça.


Argumento do novo
Aos céticos, Tião Viana usa um argumento párea defender que Marisa pode se eleger prefeita de Cruzeiro. “Todo mundo dizia que o Marcus Alexandre não ganhava, e ganhou”, exemplifica.


Saiu de tempo
O advogado Jonathan Donadoni está fora do tabuleiro de xadrez em Cruzeiro do Sul na sucessão municipal. Amigo próximo do prefeito Vagner Sales revelou que ele já tirou a idéia da cabeça. Analisou friamente e viu que não teria nenhuma chance.


O padre e a batina
O deputado Manoel Machado (PMDB) discursava na tribuna da Assembléia Legislativa defendendo um reajuste salarial de 200% para os parlamentares. O argumento era que tudo o que um deputado ganha divide com o eleitor. Num aparte, o ex-padre e deputado Manoel Pacífico (PMDB), considerou o pedido absurdo e ponderou que, quem merecia reajuste salarial era o servidor público. Machado não deixou por menos: “deputado, o senhor enganou a Igreja ao deixar a batina; a mim não engana. Não dá um pirulito a um pobre, posa de bom moço, mas no fim do mês é o primeiro a chegar na tesouraria para pegar o cheque, portanto, fique calado”. E o Pacífico não deu mais um pio sobre o assunto


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.