Menu

Jorge Viana reforça pedido para recuperação das BRs 317 e 364

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana fez um discurso na tribuna do Senado reforçando o pedido do governador Tião Viana junto ao governo federal para intensificação do trabalho de recuperação e reconstrução de trechos das BRs 317 e 364 no Acre, que estão sob responsabilidade da União. 


O senador, que já manteve neste ano duas audiências com o ministro Antônio Carlos Rodrigues (Transportes) e chefes do DNIT, disse que todos os parlamentares precisam estar em atuação conjunta com o governo do estado para que as obras avancem. Jorge Viana pediu uma atenção especial no trecho que ele considera como um dos mais críticos, de cerca de 400 quilômetros, entre Sena Madureira e o Rio Liberdade. 

Publicidade

“Recentemente fiz uma viagem de carro de Rio Branco até Feijó e Tarauacá, e sei que um trabalho de recuperação já está em andamento, fruto do trabalho do governo do Estado e também de nossa bancada federal na qual me incluo. Mas vi que o trabalho precisa ser intensificado, precisamos da reconstrução de trechos que foram muito danificados por esse período excessivamente chuvoso que o Acre enfrentou”, declarou Viana. 


O mesmo precisa ser feito na BR-317, no trecho de Xapuri, Brasiléia e Assis Brasil, defende  o senador. De acordo com ele, o momento ideal para esse reforço é até o mês de outubro, quando não há chuvas na região. 


Ferrovia


Em seu discurso, Jorge Viana também fez referência à ferrovia bioceânica que propõe a interligação do litoral brasileiro, no Atlântico, ao litoral peruano, no Pacífico, atravessando a região amazônica, e contestou os críticos ao projeto. Segundo ele, existe uma “ação disfarçada” para minar a iniciativa, que também conta com o interesse da China.


“Os grupos econômicos que funcionam em volta do porto de Paranaguá (PR), de Santos (SP), do porto em Belém (PA), não só são contra a ferrovia como trabalham para sabotá-la. Porque eles querem que toda a produção agropecuária do Centro-Oeste saia por seus portos. É por interesse econômico”, afirmou.


Para Viana, o debate seria mais “honesto” se os grupos críticos ao projeto admitissem suas intenções em vez de insistir na impossibilidade da construção. O senador garante que a ferrovia tem viabilidade estrutural e poderá contar com investimentos chineses. 


Em maio deste ano, a presidenta Dilma Rousseff assinou o Memorando de Entendimento Brasil-China-Peru para iniciar os estudos de viabilidade da Ferrovia e definir o melhor traçado. O senador afirmou que no próximo mês de agosto, estará no Peru tratando com autoridades do país sobre este assunto. 


Ainda sobre a ferrovia, Jorge Viana apresentou um requerimento ao Ministro de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, pedindo informações sobre todos os passos que estão sendo dados relativos a essa obra. “Como senador do Acre, senador da Amazônia, sinto-me no dever e na obrigação de manter a população do meu Estado informada”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido