Menu

Pesquisar
Close this search box.

De olho em 2018, Major Rocha aperta Gladson por causa de suplente

O pau que dá em Chico, também dá em Francisco
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, condenou  ontem à coluna a pressão do senador Gladson Cameli (PP) para que sua primeira suplente, Mailza Gomes (PSDB), deixe o partido e se filie ao PP. “O PSDB tem uma aliança com o PP para a eleição de governador em 2018, no momento em que esta filiação acontecer, o PSDB romperá o acerto e terá candidato próprio ao governo. Ela foi suplente pelo PSDB e não pelo PP. Acordo é para ser cumprido. O senador Gladson Cameli está avisado que esta será a nossa reação”, advertiu ontem Rocha. Sobre Cruzeiro do Sul disse estar definido que Henrique Afonso (PSDB) será candidato ao governo por ser o nome mais forte. Propôs ao prefeito Vagner Sales indicar o vice de Henrique.


Não está com a bola toda
Sobre o prefeito Vagner Sales querer impor o nome do candidato a prefeito, Rocha diz não estar ele com a bola toda: “a chapa do Márcio Bittar e sua mulher Antonia Sales perdeu para o Tião Viana em todos os municípios do Juruá”, lembrou.


Comendo pelas beiradas
Enquanto as principais lideranças da FPA não se entendem sobre uma candidatura a prefeito na eleição do próximo ano, em Sena Madureira, a publicitária Charlene Lima (ainda sem partido) acertou em buscar espaço fora dos medalhões da política do município. As pesquisas em sites abertos à votação do internauta, já lhe mostram bem situada na frente. É um bom indício.


Temos sim uma boa polícia
Nos meus mais de 30 anos de colunismo raramente vi um elogio de colegas ao trabalho policial.  E grande parte com razão.  A elucidação recorde das mortes violentas do ex-prefeito de Porto Acre, João Asfury, e do sempre alegre Ivan Portela, merecem os elogios de todos.


Destaque especial
Um destaque especial ao secretário de Segurança, Emylson Farias, que conduz bem a pasta, com alto índice de solução de crimes, e aos delegados e policiais que atuaram nos dois casos,


Insanidade dos números
Há mais de 1 ano da eleição municipal é no mínimo uma insanidade política alguém se basear em pesquisa para avaliar se um candidato a prefeito é forte ou fraco. O que vai definir a preferência popular é como os candidatos vão estar na época eleitoral. Fora isso é blefe.


Nem um e nem outro
Por isso, é bom quem apareceu bem não comemorar e que apareceu mal desanimar.


Coisas distintas
O governo Dilma é um desastre em todos os sentidos. Tanto é que tem apenas 9% de aceitação. Em cima disso se querer seu impeachment é golpe. Ela foi eleita democraticamente. Ainda que o PT não possa atirar a primeira pedra, pois, comandou o impeachment do Collor.


Quanta violência!
Mortes bárbaras as do ex-prefeito de Porto Acre, João Asfury, e do Ivan Portela, duas figuras pacatas, não faziam mal a ninguém. Que Deus conforte suas famílias neste momento de dor.


 Repensando saída
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, está repensando deixar o PSDB. Acha que o partido pode ser o melhor canal para sua estratégia de se reeleger no próximo ano, ser candidato à Aleac ou a vice-governador, em 2018.


Línguas diferentes
Quando se trata do governo Tião Viana, o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, elogia pelo apoio recebido. Seu orientador político, Aldemir Lopes, por sua vez diz que, não houve ajuda de um centavo. Fica difícil uma relação quando duas pessoas mandam numa Prefeitura.


Canoa furada em xapuri
A deputada Leila Galvão (PT) quer dar um golpe no deputado Manoel Moraes (PSB). Quer que a cúpula do governo o convença a não ter candidato a prefeito e apóie Bira Vasconcelos (PT). A Leila é esperta, com Bira prefeito de Xapuri, teria um cabo-eleitoral para se reeleger em 2018.


Apenas buscando espaço
Os seis partidos nanicos- PSDC-PPL-PDT-PRB-PTN-PRP – que entregaram, como a coluna antecipou, um documento de princípios ontem a prefeito Marcus Alexandre, não são chantagistas nem oportunistas, estão apenas procurando um maior espaço político.


Nada mais natural
Juntos, estes partidos tiveram mais de 120 mil votos na última eleição, nada mais justo que, não indicando candidato próprio à PMRB, entrem na disputada FPA indicar o nome do vice.


Ponto principal
Não creio que vão lançar candidato próprio à PMRB, mas, pelo que tenho conversado com os dirigentes destes partidos, é questão fechada não aceitarem um vice nem do PT ou do PCdoB.


Problema a contornar
Mas, eles terão um sério problema interno para superarem: seus deputados, Raimundinho da Saúde (PTN), Josa da Farmácia (PTN), Heitor Junior (PDT), Jesus Sérgio (PDT), Eber Machado (PSDC) e Juliano Rodrigues (PRB), brigam na Aleac para ver quem elogia mais o Tião Viana.


Não devo satisfação
Alguns dirigentes nanicos ficaram bravos por a coluna ter antecipado parte do teor do documento entregue ao Marcus Alexandre. Não conversei com nenhum deles e não tinha obrigação para pedir licença. Eles se encarregaram de vazar pela internet fotos e detalhes.


Não colocaram no facebook?
A foto da reunião que definiu o documento não foi postada no facebook por um dirigente dos nanicos?  Outro não comentou num site o teor? E queriam sigilo? Culpar o presidente do PHS, Manoel Roque, por um vazamento que saiu do próprio grupo?. Não tem nem sentido!.


Que história é esta de sigilo?
O documento não é político, porque não dar publicidade, e tanto drama pela sua divulgação?.


Tem muito sentido
O presidente do PHS, Manoel Roque, me ligou para se posicionar sobre o movimento dos nanicos: “só acredito que este grupo tome mesmo um caminho independente da FPA, na hora que todos entregarem os cargos que têm no Governo e PMRB, eles e os seus familiares”.


Foi para o confronto
Ao contrário do que se pensava, a direção do SINTEAC foi para o confronto com o governo e endureceu a greve por melhores salários. Só não tem o direito de interditar ruas e pontes.


 Direito constitucional
Radicalismo de lado, há que se reconhecer que a greve é um direito dos professores. O que é a vida política: O PT, que sempre comandou greves no Acre, hoje vive o outro lado da moeda!.


Muito claro
Hoje será retomada a greve na Saúde do município, que tinha sido suspensa, depois do informe do prefeito Marcus Alexandre que não há dinheiro para dar um centavo de aumento.


Numa sinuca de bico
O governo e a PMRB estão pela primeira vez numa sinuca de bico: greves fortes na rua e pelo péssimo momento da economia nacional não há como dar reajuste, sob pena de não pagar a folha. Se derem o aumento o atrasam os salários é atingiria outras categorias.


Reflexo político em 2016
Pela crise econômica, o momento conturbado que vive o PT, é que concordo com o senador Jorge Viana (PT) que a eleição para a Prefeitura de Rio Branco será uma das mais disputadas. A crise econômica é braba. O reflexo político negativo na eleição municipal será inevitável.


Grande gestor
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) está fazendo palestras sobre o PMDB no governo. O Flaviano foi de fato um grande gestor, como governador e prefeito, mas como comandante do PMDB foi ditatorial: esmagou todas as lideranças que ousaram lhe contestar no partido.


Exemplos diversos
Osmir Lima, Iolanda Lima, Carlos Beirute, Regina Lino, Sanderson Moura, Said Filho, João Correia, entre outros, foram tratorados pela força do Flaviano e tiveram que deixar o PMDB.


Um resistente no purgatório
Apenas o ex-deputado federal João Correia não saiu do PMDB, mas foi relegado ao purgatório.


Erro histórico
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, deveria ter aprendido que, na política tem momento que se deve recuar para avançar na frente. Sabe que o advogado Jonathan Donadoni é fraco, ainda assim insiste em lhe impor na marra candidato da oposição a prefeito.


Fica bem longe
Com recursos finaceiros e a máquina da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Donadoni não se elegeu deputado. E em termos de densidade eleitoral não chega nem perto os ex-deputados federais Henrique Afonso (PSDB) e Iderley Codeiro (PR), os outros nomes da oposição.


Pérolas do Ilson maninha
O radialista Ilson Maninha deu os seus primeiros passos no jornalismo, na ASSECOM do Governo. Sua primeira pauta foi ouvir os secretários de Interior e Justiça, Omar Sabino de Paula, e o da Segurança, Antonio Guedes. Voltou para a Assessoria de Comunicação com duas pérolas. A primeira começava assim: “o secretário Antonio Guedes disse ontem ser ele a parte principal da violência no Acre”. A segunda pérola: “o secretário Omar Sabino e Paula disse ontem que caminha lado a lado com a marginalidade e com os meninos e meninas de rua”. Saldo das duas entrevistas: Maninha foi exilado na Rádio Difusora Acreana, onde permanece até hoje.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.