Menu

Medida que proíbe uso de viaturas abre “guerra” entre agentes e a Superintendência da PF no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O diretor executivo do Sindicato dos Policiais Federais, Renato Santos, e o presidente Franklin Albuquerque

A medida da Polícia Federal de proibir o uso de viaturas para diligências no interior do Estado gera uma enorme revolta da categoria contra a superintendência do órgão no Acre.

Publicidade

Há duas semanas, o chefe da PF local, Araquém Tavares, argumentando contenção de gastos públicos, fez circular uma informação interna de que os agentes em serviço terão que se deslocar ao interior em ônibus intermunicipais e não mais em veículos policiais.


A medida, entretanto, é considerada absurda pelo presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Acre, Franklin Albuquerque, e o diretor executivo da entidade, Renato Santos.


“A revolta é total! A política do superintendente da Polícia Federal, Araquém Tavares, é uma política que não coaduna com a segurança pública ou com os menores requisitos da doutrina policial, que tem condão de beneficiar a classe dos delegados mesmo colocado em risco a segurança dos policiais federais. Então a gente observa que o compromisso da Superintendência da Polícia Federal não é com a segurança pública nem com o os policiais federais. É apena em beneficiar delegados”, desabafa Albuquerque.


A revolta dos representantes dos cerca de 180 agentes da PF no Acre ocorreu após uma reunião com Araquém Tavares, que não voltou atrás. Os agentes em serviço continuarão tendo que se dirigir aos municípios em ônibus de linha.


“A argumentação se manteve com a desculpa de economia mesmo a gente mostrando pra ele que não haveria essa economia haja vista que o que iria de economizar com combustível iria se gastar com diárias. E mesmo a gente mostrando o princípio da efetividade, porque o deslocamento que é feito daqui a Brasiléia vai ser feito de seis a sete horas de ônibus, mesmo assim ele não percebeu que na verdade não estaria economizando, estaria gastando mais e expondo os policiais a um risco desnecessário”, completa o presidente do Sindicato.


Medidas como essa, para Franklin Albuquerque, revelam um modelo de segurança falido comandado por pessoas que nunca tiveram “vivência policial”.


Franklin Albuquerque acrescenta que a argumentação de contenção dos gastos públicos não tem cabimento Ele denuncia que ao contrário dos agentes, os delegados federais continuam tendo os mesmos privilégios. Como em caso de transferências para outros Estados. Um delegado recém transferido de Rio Branco para Ponta Grossa, no Paraná, recebeu uma ajuda de custo de R$ 70 mil.


“Dos recursos do departamento mais de 98% dos recursos gastos com remoção é com classe dos delegados, uma classe que não representa sequer 10% da nossa categoria. O policial federal para ser removido, ele tem que abrir mão das ajudas de custo da indenização prevista na lei 8.112 os delegados não precisam. Então eles aparecem com medidas como essa para alegar economia. E o ânimo do departamento se acirrou muito com essa medida. Isso é reflexo de um modelo de segurança falido onde aquele que chefia a polícia nunca foi policial. Foi o que nós dissemos em reunião com o superintendente. Se o delegado tivesse tido uma vivência policial jamais ele teria tido uma atitude como essa. Esse é um modelo de segurança que só existe no Brasil. Só no Brasil um chefe de polícia nunca foi polícia. Os cargos de gestão ocupados no DPF têm que ser ocupados por policiais experientes e não por burocratas. Nesses último dois anos nós não obtivemos nenhum benefício para a nossa categoria no Acre. São índices pífios e um descontentamento total da categoria.”


Para o diretor executivo do Sindicato dos Policiais Federais, Renato Santos, a chefia da PF no Acre mostra acomodação. “Ao invés de eles pressionarem em Brasília por mais recursos, eles preferem não incomodar, não desagradar a política nacional pedindo mais recurso, pressionando. Porque se o policial não pode fazer o seu serviço, então ele não faz. Sem não tem segurança para realizar o trabalho, o trabalho não deve ser realizado. Porque em primeiro lugar vem a integridade física do policial. Isso é pra qualquer polícia do mundo”, conclui.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido