Menu

Pesquisar
Close this search box.

Brasiléia completa 105 anos ainda em estado de calamidade pública

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

FLA_03
O município de Brasiléia completou neste final de semana 105 de fundação com muito pouco a comemorar quatro meses depois da pior enchente da sua história. As marcas das águas do Rio Acre, que atingiram 70% da sua área urbana, deixaram um rastro de destruição de ruas e casas que no verão amazônico se transformaram em buracos e poeira. Por isso mesmo, os gestores municipais se limitaram a fazer pequenas comemorações restritas a eventos esportivos e culturais para comemorar a emancipação política do município. O tradicional desfile cívico foi cancelado porque as avenidas centrais de Brasiléia estão todas ainda em recuperação e sem condições para a realização do evento.


Segundo o prefeito Everaldo Gomes (PMDB), ainda 200 famílias estão desabrigadas morando em abrigos públicos ou vivendo de aluguel social.


“Na verdade já sofremos muito em 2012 com a inundação que achávamos que não aconteceria de novo. Mas em 2015 quando a gente estava se recompondo daquela tragédia as águas ainda vieram com mais força. Estamos trabalhando com muitas dificuldades. Temos tido o apoio dos nossos parlamentares, principalmente, do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que além de colocar recursos para o município está ajudando a liberar emendas de outros deputados e senadores com seu prestígio político,” disse Everaldo .

Anúncios


Esperança em meio ao caos


Diante dessa situação ainda a prefeitura promete ações importantes. “A nossa preocupação é reconstruir tudo que perdemos. Foram mais de 12 quilômetros de ruas destruídas, muitos ramais intrafegáveis e casas destruídas . A boa notícia é que estamos conseguindo liberar os recursos para a avenida Marinho Montes, a principal de Brasiléia, que deverá ficar pronta até 2016,” garantiu o prefeito.


FLA_02
O compromisso de Flaviano Melo com Brasiléia


Diante das dificuldades, o deputado federal Flaviano Melo tem se empenhado para resolver os problemas do município. Recentemente conseguiu liberar mais de R$ 3 milhões das suas emendas para serem investidas em Brasiléia. Mas ele é consciente que isso ainda não é suficiente.


“As emendas representam poucos recursos diante do rastro de destruição deixado pela enchente. O que nós queremos é aprovar o Plano de Recuperação de Brasiléia que já foi apresentado pelo prefeito ao Ministério de Integração Nacional. Nesse sentido, estive com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), para ajudar a liberar os recursos federais maiores para a reconstrução de Brasiléia. Como as liberações gerais são em diferentes ministérios o Michel Temer se comprometeu a ajudar em cada um deles e dar prioridade para a liberação dos recursos. O meu sonho é retirar tudo que fica na área alagadiça de Brasileia e levar para outra região mais alta. Transformar o atual centro numa área turística. Mas tirar todos os prédios importantes dessa área de risco. Para que ninguém mais sofra com as alagações. Isso tudo depende de muito dinheiro, mas estamos lutando para que isso aconteça,” afirmou Flaviano.


O jogo da política


O ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB), que transformou-se numa espécie de conselheiro da atual gestão, não poupa criticas ao atual Governo do Estado. Na opinião dele a ajuda deveria ter sido muito maior.


“Acho que a gestão de Brasiléia foi ao fundo do poço com a enchente. Se por um lado isso é ruim, por outro se mostrarmos a capacidade de reverter a situação estaremos qualificados perante a opinião pública. Temos expectativas que isso é possível fazer. O Governo do Estado não repassou um centavo à prefeitura. Os únicos recursos foram do plano de emergência da Defesa Civil Nacional que nos foram repassados. Mas fora isso, não recebemos nenhuma ajuda, nenhuma maquina e nenhuma parceria. Acho uma pena porque quem está sofrendo é a população,” desabafou.       


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido