Menu

Programa de mecanização é lançado no Alto Acre com investimentos de R$ 6 milhões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

secom_acreSV02072015-41-580x362O programa de mecanização do Alto Acre para 2015 foi lançando nesta quinta-feira. Pelo programa, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e Epitaciolândia receberam 12 tratores, quatro caminhões e 18 implementos agrícolas para mecanização, que irão auxiliar os produtores da agricultura familiar. Ao todo, os investimentos na região para este ano ultrapassam os R$ 6 milhões.


As cadeias produtivas vêm se consolidando no Alto Acre, principalmente na cultura do milho, que sustenta a grande produção de aves e suínos na região. “A gente sabe que a vida no campo é assim: depende da chuva, do sol e de oportunidades. E são essas máquinas que vão gerar mais oportunidades. A gente não vai parar de lutar por esta região. O Alto Acre tem um grande destino, que vai se consolidar nesta etapa de governo”, disse o governador Sebastião Viana durante o lançamento.

Publicidade

secom_acreSV02072015-5


Em 2012, o governo do Estado adquiriu 364 máquinas agrícolas para todo o Acre, num investimento histórico. Com as novas entregues, as cadeias produtivas se tornam ainda mais fortalecidas, junto também ao programa de recuperação de ramais, que começa em breve na região, numa parceria com a prefeitura de Brasileia e o 7º Batalhão de Engenharia e Construção. Também foi anunciado para o fim do ano o novo campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), com 250 vagas para os cursos de engenharia de alimentos, engenharia de pesca e biologia.


“O desafio aqui é muito grande. Muitos produtores já estão com suas mecanizações agendadas e temos uma programação de melhorias, como a construção de açudes, além de um diagnóstico técnico em andamento em parceria com o Sebrae”, destaca o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo .


Já o diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Idésio Franke, ressalta que serão contratados 13 novos técnicos agrícolas. Também este ano serão desenvolvidos 250 projetos rurais em Epitaciolândia, 300 em Brasileia e 400 em Xapuri.


O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, lembra que, faltando um dia para o aniversário de 105 anos do município, este é um presente do governo, mesmo após um ano marcado por uma catástrofe ambiental que inundou 90% da cidade. “Este é um momento de comemorar. Agora vamos acreditar no nosso povo, vamos nos reconstruir, porque somos guerreiros, e nosso governo vai nos ajudar a superar esse momento”, disse Everaldo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido