Menu

É bom o PT avaliar se lançará mais de uma candidatura ao Senado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sem lenço e sem documento
Como nos versos da música de Caetano Veloso, a oposição acreana caminha sem lenço/sem documento. Um falando grego e o outro espanhol. Recentemente a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) fez um carnaval na Aleac, mostrando a Maternidade “Bárbara Heliodora”, como exemplo de unidade de saúde que atende mal as pacientes. Pois bem, na semana passada o senador Gladson Cameli (PP) num ato solene entregou à direção da mesma Maternidade, um documento de “Menção Honrosa”, o prêmio “Dr. Pinotti” da Câmara Federal, destinado a agraciar as unidades que atendem mulheres na área de saúde e que tenham excelência no atendimento. Como este é um prêmio criterioso e em cima de dados, a dedução a que se chega é que, ao contrário do que pregou a deputada Eliane, a Maternidade “Bárbara Helidora” tem o seu trabalho reconhecido nacionalmente, ou não teria recebido o prêmio, que é dado a poucas casas de saúde que atendem as mulheres. Funcionou como uma espécie de desagravo à direção da “Bárbara Heliodora” e seus servidores.


Ninguém é imune
A coluna se regula pelo fato jornalístico. Quando necessário vai continuar a criticar e denunciar em cima de fatos, seja secretário estadual ou municipal, ninguém é imune em cargo público.


Procurar outra função
Quem não quiser ser criticado que busque uma função que não seja no serviço público, principalmente, quando se trata de cargo de confiança.


 Cautela e caldo de galinha…..
O PT tinha três senadores. Nas duas últimas eleições perdeu duas cadeiras. Hoje tem apenas o senador Jorge Viana (PT). Por isso é bom avaliar bem se, em 2018, deve lançar dois candidatos do partido ou apenas um. Humildade, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.


Ter isso em mente
Há que se colocar em mente que, o PT vive um de seus piores momentos na opinião pública.


Rodrigo Beirute
Quem já articula a sua candidatura a vereador no próximo ano é o Rodrigo Beirute (PRP), que teve uma votação razoável para deputado estadual. É salutar quando jovens buscam a política.


E-mail de um petista
“Luiz Carlos, quando o PT fritou a candidatura do Anibal Diniz ao Senado para dar vaga à candidatura da Perpétua Almeida, ficou acertado pela concessão que, o PCdoB não indicaria o vice na chapa de reeleição do Marcus Alexandre. O vice será indicado pelo PT”. E-mail de um petista de coturno alto, que pediu omissão do seu nome para “não acirrar” os ânimos.


Fora de cogitação
A tese de que a oposição só deve lançar um candidato a prefeito em cada município é mera retórica. Quando se trata de tentar conquistar prefeituras, os egos mandam tudo às favas.


Meu pirão primeiro
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) tem dito a políticos com os quais ele conversa que, o PMDB vai lançar candidatos próprios a prefeito no maior número de municípios possíveis. E assim serão nos demais partidos. Nasce morta a tese de candidatos únicos nos municípios.


Um exemplo
Um bom exemplo é Cruzeiro o Sul, onde o presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, lançou Henrique Afonso candidato á Prefeitura sem consultar o prefeito Vagner Sales, em tese o maior cabo-eleitoral da oposição no município.


Fazendo charme
O deputado Nelson Sales (PV) não será candidato a prefeito de Sena Madureira. Não vai trocar filé por carne de pescoço. Ficará sem falar no assunto para se valorizar no debate junto ao PT.


Não teria jamais
E até porque Nelson Sales jamais conseguiria ser candidato a prefeito de Sena Madureira pelo PT, porque é pássaro novo no ninho da FPA, se elegeu deputado pela oposição batendo no PT.


Candidatos próprios
No Vale do Acre, o PT já definiu que terá candidatos próprios a prefeito no Vale do Acre em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Acrelândia e Senador Guiomard.


Situação complicada
A situação mais complicada na FPA é Sena Madureira. Suas principais lideranças não se entendem. O ex-prefeito Nilson Areal, o prefeito Mano Rufino e o deputado Nelson Sales não tomam tacacá na mesma cuia. Não será fácil a busca de uma candidatura de unidade.


O sujo e o mal lavado
Os tucanos não podem mais tirar sarro dos petistas quando se trata do Petrolão: o vice do Aécio Neves (PSDB), senador Aloysio Nunes (PSDB), apareceu na nova lista da propina junto com figurões do PT. Um criticar o outro seria o sujo falar do mal lavado.


Sem moral
O senador Aloysio Nunes (PSDB), depois de ser arrolado no lamaçal do Petrolão ficou sem moral de ficar pedindo o impeachment da presidente Dilma.


Belo trabalho
Na tribuna, o deputado Heitor Junior (PDT) não tem atuação expressiva nos debates na Assembléia Legislativa, mas faz um belo trabalho de encaminhamento para tratamento de saúde dos portadores de hepatite.


Procura-se um bom candidato
Candidato qualquer um pode ser. Achar um bom candidato para prefeito de Cruzeiro do Sul é o grande problema do PT. O partido nunca conseguiu eleger ninguém para aquela prefeitura e continua sem um nome de grande densidade eleitoral para a próxima eleição municipal.


Quem vai querer?
O PSB tem os vereadores professor Roger, Lira, Juracy Nogueira e Marcelo Jucá. Quem é o  candidato novo que vai entrar numa chapa desta para vereador de Rio Branco?. Só um louco que queira servir de escada.


“Ficou doido, Jorge Viana?”.
Sobre nota da coluna com a opinião favorável do senador Jorge Viana (PT) aos prefeitos de Feijó e Tarauacá, eu recebi o seguinte e-mail: “o Jorge Viana deve ter andado em outros municípios, as cidades de Feijó e Tarauacá estão tomadas pelos buracos, mato e lixo nas ruas. Como o Merla e o Rodrigo Damasceno (PT), podem ser bons prefeitos? Ficou doido, Jorge Viana?”.


Reforma política
O presidente do PPL, Luiz Carlos Assis, defende que na Reforma Política deveria ser aprovado que cada candidato bancasse a sua campanha, porque assim acabariam com candidaturas privilegiadas. Sobre os partidos nanicos, diz que estão fazendo jogo para a platéia: “na campanha, o PT trabalha para ter o maior número dos nanicos na sua coligação”.


Expolândia foi um sucesso
Quem esteve este final de semana conta que foi um sucesso de público mais uma EXPOLÂNDIA, promovida pelo prefeito André Hassem, enquanto os demais prefeitos do interior só choram dificuldades. Sem falar que Epitaciolândia está tomada por obras.


Ponto negativo
Mas teve um ponto negativo: a corrida de cavalos, mal organizada e que acabou numa grande confusão, ninguém se entendendo e sem vencedor. Deveria ter tido uma comissão organizadora imparcial, já que o pai do prefeito André Hassem, Luizinho Hassem, tinha  dois cavalos na disputa.


 Exemplo de política
Sobre a matéria com a ex-governadora Iolanda Lima, da qual fui seu secretário de Comunicação, quero acrescentar que é um exemplo na política: não ficou rica à custa do cargo. Não se conhece dela um escândalo financeiro. Recusou doações de terrenos de imobiliárias e dinheiro para propina. Vive hoje honestamente à custa de uma pensão de ex-governadora.


Que falta de criatividade!
A campanha da PMRB para as obras de verão é um plágio barato feito pelos marqueteiros que têm a conta da Prefeitura: “Vem, verão!” – é o mesmo bordão da campanha da cervejaria  ITAIPAVA. Poderiam pelo menos ser mais criativos, até porque a campanha da ITAIPAVA está no ar.


Parada gay
Aconteceu a Parada Gay e nem por isso o mundo acabou ou se abriram as portas do inferno.


Ruas do povo
Caso a fiscalização desta última etapa do programa “Ruas do Povo” aconteça com rigor na qualidade, será uma bela bandeira política na eleição municipal do próximo ano, nas áreas a serem beneficiadas. Principalmente, porque não é direcionado às elites.


Promessa a são Benedito
O mais popular “cientista político” do Acre, o saudoso Martins Bruzugu, gostava de proclamar que tinha uma fórmula para os seus candidatos não perderem a eleição: não apoiar ninguém liso. Certo dia, chegou cedo em sua casa, seu compadre João Silvino, com a seguinte proposta: -“Bruzugu, você sabe que eu estou blefado, mas resolvi ser candidato a vereador de Rio Branco e vou lhe fazer uma proposta, se eu ganhar lhe dou um carro zero quilometro da sua escolha. Você vai me apoiar?”. Bruzugu coçou a cabeça, e respondeu: “gostaria de ajudar o meu amigo, mas também estou blefado, e tenho uma promessa com São Benedito, meu protetor, de nunca mais apoiar candidato sem dinheiro e não posso quebrar minha promessa, não vou ofender o santo. Não dá”. Silvino foi embora desolado e esqueceu a candidatura.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.