Menu

Aniversário de Porto Walter tem entrega de barcos, desfile cívico e inauguração de quadra esportiva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma vasta programação com inauguração, entrega de barcos para os produtores rurais, eventos esportivos e desfile cívico marcou o aniversário de 23 anos de emancipação política de Porto Walter.


O primeiro ato foi a entrega de 20 barcos aos produtores rurais. Para chegar à cidade é preciso se deslocar de barco pelo Rio Juruá, numa viagem que dura cerca de 4 horas. Para realizar transportes de mercadorias a viagem pode durar cerca de dois dias.

Publicidade

O prefeito da cidade Zezinho Barbary conta que em dois anos e seis meses foi possível realizar mudanças em todos os setores no município. “Quando eu comecei tínhamos apenas uma unidade básica de saúde construída ainda quando Porto Walter era vila, hoje temos uma já atendendo e mais duas a serem inauguradas durante o ano. Nossas equipes fazem visitas no interior, e também a frequência dos médicos aumentou. Na educação, as crianças agora podem ficar o período normal na escola porque não falta mais merenda e as escolas são de boa estrutura. Nesses dois anos e seis meses de mandato recuperamos as escolas da zona urbana e incentivos foram dados aos professores”, conta.


A festa contou ainda com a participação de políticos de outros municípios. Estavam presentes o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, e o prefeito de Mancio Lima, Cleidson Rocha, além do presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares.


“Hoje eu parabenizo os moradores pelos 23 anos de história do município que contribuíram trabalhando para o crescimento do município”, lembrou Tavares.


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, conta que acompanhou o processo para que Porto Walter fosse registrado como município. Segundo ele, Porto Walter fez parte de sua história política.
“Deixei aqui plantado o meu umbigo. Acompanhei a história de Porto Walter, desde quando era vila até ser município. São 23 anos que esse município foi criado e ele se confunde com minha história político, por isso é gratificante comparecer nesse dia,” diz Vagner Sales.


Cleidson Rocha, prefeito do município de Mâncio Lima, distante 35 km de Cruzeiro do Sul, destaca o amadurecimento de Porto Walter como cidade. Segundo ele o esforço de seus habitantes contribui para o seu crescimento.


“Vejo que a cidade amadureceu e continua amadurecendo, completando 23 anos e está ficando adulta através da energia de seus habitantes, principalmente. É possível notar o esforço do prefeito para o crescimento da cidade”, relata.


As festividades começaram dia 20 e só terminaram dia 25 com desfile cívico durante a manhã, onde escolas municipais e estaduais fizeram suas apresentações. Logo após o término do desfile, foi inaugurada a quadra coberta poliesportiva Celícia Bezerra dos Santos, homenagem feita à mais antiga moradora daquele bairro. Em seguida foi realizado um ato de entrega de barcos e canoas com motores às diversas comunidades ribeirinhas, que terão a finalidade de escoar a produção agrícola do município.


A grande atração pela parte da tarde foi uma partida de futebol disputada pelas seleções de Mâncio Lima e Porto Walter, onde Mâncio Lima levou a pior, sofrendo uma derrota de 4×1 para a seleção da casa.
O encerramento foi à noite, com uma grande festa ao som de uma banda vinda de Cruzeiro do Sul, organizada pela prefeitura na quadra Beira Rio, palco dos mais tradicionais eventos realizados em Porto Walter.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido