Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Marcus Alexandre não revela a ninguém o seu favorito para ser vice em 2016

Complemento necessário
Parece irreversível que será aprovada a redução da maioridade penal em casos de crimes hediondos praticados por menores de 16 anos. Uma medida mais do que necessária. E que tem o respaldo de mais de 70% da população brasileira. O deputado federal Léo Brito (PT) foi por outro caminho dentro deste tema, que aumenta a punição penal para quem usa menores para a prática de crimes. Também é uma medida necessária. Por estar no primeiro mandato, o Léo tem conseguido se sobressair na Câmara Federal, um território que costuma ser hostil aos novatos, principalmente tendo vindo de um Estado pequeno como Acre. Sobre a diminuição da maioridade penal, fico com a proposta que deve ser reduzida para 16 anos quando se tratar de crimes hediondos. Pior do que está não pode ficar, e a sociedade clama por mudanças no Estatuto do Menor.


Virou atração cultural
A EXPOLÂNDIA – Feira Agropecuária de Epitaciolândia – só perde em organização, tamanho e número de visitantes para a EXPOACRE. Mesmo com a crise econômica, com parcerias e criatividade, o prefeito André Hassem tem conseguido realizar uma bela festa e reunir milhares de pessoas, gerando emprego e renda para o comércio do município.


 A eleição espatifa tudo
A oposição até consegue se reunir para posar em uma foto, mas não consegue consenso quando se trata de escolher candidatos a prefeito, por um simples motivo: não tem uma liderança que seja respeitada por todas as correntes políticas. Por isso espatifa tudo.


Fechar num nome
O assessor político do PT, Nepomuceno Carioca, tem uma missão nada fácil em Epitaciolândia: conseguir que todos os partidos da FPA se unam em torno de uma única candidatura para a prefeitura do município. Sabe que cada um com candidato próprio todos perdem a eleição.


Argumentos rejeitados
O governo usa como principais argumentos para não conceder reajuste salarial aos professores, não ter dinheiro para bancar o aumento e os professores acreanos estarem entre os mais bem pagos do país. Mas, pelo visto a categoria rejeitou a argumentação e radicalizou.


Relação aberta
Os gestores estaduais estão buscando uma maior aproximação com a imprensa. Os secretários de Habitação e de Educação deram um café da manhã para os jornalistas, com objetivo de mostrar o que estão fazendo em suas pastas. Nada melhor do que ser transparente.


Não têm o direito de tumultuar
Os professores em greve têm o direito de reivindicar reajuste salarial, mas não têm o direito de causar transtorno a milhares de pessoas fechando ruas, porque se trata de uma violência contra terceiros que não têm nada a ver com seus problemas e nem podem resolvê-los.


Vive a realidade
Quando se trata de política o senador Jorge Viana (PT) tem os pés no chão e não integra o grupo dos deslumbrados que acham que, o PT continua conseguindo eleger um poste.


Lunático duplo
É lunático o deputado federal Sibá Machado (PT) acusar a CIA – agência de espionagem dos EUA – de estar por trás do Petrolão. Mais lunático do que isso é alguém crer ser verdadeiro.


Aviso aos fundamentalistas religiosos
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu em parecer que práticas de homofobia e transfobia sejam equiparadas ao crime de racismo e pode logo virar Lei. Uma péssima notícia para os fundamentalistas religiosos que insistem na discriminação sexual.


Dilma e Lula apóiam casamento gay
Saiu em todos os sites dos grandes jornais que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, a exemplo do presidente Obama, se declararam também a favor do casamento gay.


Fora da disputa
O prefeito de Porto Acre, Carlinhos da Saúde (PSDB), já comunicou à direção do seu partido que não disputará a reeleição no próximo ano. Atende a recomendações médicas para se poupar.


Casa e botão
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, esqueça ter o ex-prefeito Zum como candidato a prefeito de Assis Brasil. Zum e o prefeito Betinho são carne e unha. Zum, inclusive, é uma das raras pessoas no município que elogia a fraca administração do Betinho.


Dentro da limitação
Dentro da sua limitação o deputado Antonio Pedro (DEM), se não é nenhum rei da cocada preta do Legislativo, também não está entre os piores parlamentares, pelo menos ocupa a tribuna para fazer reivindicações. Só de não integrar a “bancada dos mudinhos”, já é uma vantagem.


Não tem como
Adversários do prefeito de Sena Madureira Mano Rufino, jogam com a hipótese da sua candidatura à reeleição ser queimada pelo PT. Por estar no poder, o Mano só não será candidato no próximo ano se não quiser, não há juridicamente o que lhe impeça.


Topa a parada
O ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB) não esconde que foi procurado pelo presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, para ser o vice na chapa da ex-prefeita Toinha Vieira e se mostra inclinado a aceitar. Diniz tem como trunfo ter dois vereadores no partido.


Pode deixar de lado
Com todos os problemas jurídicos que atravessa, o prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia, mesmo tendo se filiado ao PT, esqueça ter o governador Tião Viana no seu palanque, caso resolva disputar a reeleição. Seria uma queimação. A fonte da coluna é confiável.


Dando a volta por cima
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, está com várias frentes de obras na cidade, vai promover mais uma EXPOLÂNDIA, e é um dos raros gestores municipais a ter atropelado a crise. Por isso, não será nada fácil a FPA (com vários candidatos) lhe derrotar no próximo ano.


Avaliação de um velho militante
Um dos mais antigos e respeitados políticos do PMDB, encontrou comigo no supermercado Araújo, e foi logo puxando conversa: “Luizinho, não coloque nada não, mas o único nome que temos para disputar com o Marcus Alexandre é o Márcio Bittar. O resto é fraquinho”.


Muito verde
Perguntei sobre a deputada Eliane Sinhazique (PMDB). Respondeu: “Dá não, é muito verde, tem que amadurecer, uma coisa é se eleger deputada, outra é se eleger prefeita de Rio Branco”.


Estranho no ninho
O ex-governador Binho Marques esteve no Acre e sua visita não rendeu destaques nem na imprensa e nem por parte do seu partido. O PT do Binho não é o mesmo do Tião Viana. O do Binho é aquela coisa mais ranheta, o PT do Tião é mais light e ousado nas ações de governo.


Fora da disputa
O ex-deputado Astério Moreira recebeu convites de vários partidos para se filiar e disputar uma vaga de vereador de Rio Branco, no próximo ano. Analisou bem e resolveu ficar fora.


Também está fora
O vereador Juracy Nogueira (PSB) tem dito que não deverá disputar a reeleição, por problemas de saúde na família. Juracy é daquela safra em extinção de político que cumpre a palavra.


Mesmo em tempo de crise
O governador Tião Viana e o secretário da SEAPROF, Nil Figueiredo, estiveram  em Plácido de Castro, entregando tratores para mecanização e caminhões aos produtores rurais. E tudo isso em tempo de crise econômica braba.


Engrossou o pescoço
A presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, esqueceu o seu PT, engrossou o pescoço, e é hoje uma das maiores defensoras que os professores da rede estadual continuem a greve.


Fora do plenário
O deputado Manoel Moraes (PSB) ainda vai demorar um bom tempo antes de voltar às suas atividades na Assembléia Legislativa. Moraes se recupera de uma cirurgia no joelho.


Fechado em copas
O prefeito Marcus Alexandre deve ter o nome preferido para ser o seu vice na eleição do próximo ano, mas se fecha em copa quando se toca no delicado assunto, que ainda vai render muitas discussões dentro da FPA.


Não canso de registrar
A presidente Dilma  voltou a defender com veemência em sua última fala a plena liberdade de expressão na imprensa. Não canso de elogiar este ponto positivo da Dilma, contrário aos aloprados do seu partido que defendem o controle da mídia.


A que vai mais mexer
A fase que mais vai mexer no vespeiro do Petrolão será quando começar o julgamento dos deputados e senadores acusados de receberem propinas. Uma nova leva foi citada pelo delator Ricardo Pessoa. Esta é a fase mais esperada deste que é o maior escândalo político do Brasil de todos os tempos.


Sopão enche o bucho
O então governador do Acre, Romildo Magalhães, lançou como o seu principal programa social o “Sopão Enche o Bucho”, que era feito no restaurante do secretário da Fazenda, George Pinheiro. No dia do lançamento, secretários e convidados se fizeram presentes para provar da propalada iguaria, que seria servida, diariamente, às pessoas carentes. No dia seguinte, o chefe de gabinete, Geraldo Gonsalo, chegou cedo e foi se queixar ao governador que alguma coisa estava errada, porque a sopa lhe deu uma diarréia. Romildo, que não tinha papa na língua, retrucou: “o problema não é com o Sopão, Geraldo. É que o seu estômago é fraco, acostumado com mingau de aveia e quando bate uma sopa vitaminada como a que você tomou, ele não agüenta o repuxo”. Gonsalo esqueceu o comentário e saiu de fininho da sala.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.