Menu

Principal assessor de Jamyl toca o terror na Secretaria de Habitação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tempestade fundamentalista
Pastores evangélicos estão fazendo uma campanha infantil e radical e prometem lotar hoje a Assembléia Legislativa, contra a inclusão da matéria chamada “ideologia de gênero”, no currículo das escolas estaduais. Na verdade estão fazendo uma confusão fundamentalista. O tópico a ser incluído no Plano Estadual de Educação, e que será votado na próxima quarta-feira, prevê que toda sorte de discriminação e intolerância devem ser combatidos. E no pacote está incluída a liberdade religiosa de professar qualquer fé, e respeito aos negros, índios, homossexuais e outras minorias.  É, pois, estranho que Pastores evangélicos sejam a favor da discriminação e intolerância. Seria importante que índios, negros, membros de cultos afros, se façam também presentes hoje na Aleac e acompanhar a sessão de votação de amanhã. O presidente da entidade LGBT, Germano Marino, poderia ir hoje à Aleac para também, de forma democrática, defender os seus pontos de vista. A Assembléia Legislativa é um espaço para debates políticos.


Foi uma ação entre amigos
Não houve nenhuma “Reforma Eleitoral” na Câmara Federal. O que houve foi uma ação entre amigos para manter privilégios e pontos imorais, como as coligações proporcionais e normas frouxas para manutenção e criação de partidos nanicos. Por isso, não me comove quando vejo deputados federais da bancada acreana reclamando do arremedo de Reforma Eleitoral, porque foram protagonistas desta marmelada. Também, não creio, que mesmo cheio de boas intenções, o senador Jorge Viana (PT)  conseguirá no Senado, mesmo estando no alto clero,  mudar a trapalhada da Câmara Federal. E por um fator simples: os políticos não querem mudar o que favorece negociatas no balcão de negócios das campanhas. O Jorge Viana vai pregar no deserto. É neste terreno que vão se realizar as próximas eleições municipais, onde quem tiver mais recursos se elege.


Nada de censura, nada de anormal
Vejo como normal a orientação para assessores de imprensa ler para se atualizar sobre o que falam do governo na mídia. Até para rebater. Da parte que me toca nada de preocupação, não atendo pedidos para notas a favor e nem contra, preocupada deve estar a turma do gargarejo.


Papel de quem assessora
É papel de quem assessora estar bem informado sobre o que falam de quem os contrata.


Até o lula pulou fora
Depois que a última pesquisa da DATA-FOLHA mostrou a presidente Dilma com apenas 10% de aprovação, até o Lula disparou críticas contra ela: o índice de Dilma é o retrato nacional do PT.


Juntos no buraco
Lula foi sincero ao reconhecer que o governo Dilma está no “volume morto”, ou seja, sem uma reserva política de popularidade. É mais sincero foi ao dizer que foi arrastado para o buraco.


Caras e bocas
Aliados do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, dizem que em relação à liberação de recursos para a Prefeitura, o senador Gladson Cameli (PP) só fez “caras e bocas”, quem liberou dinheiro para as obras em andamento na cidade foi o deputado federal Silas Câmara (PSD).


Muita conversa
Aliás, tenho escutado de várias lideranças da oposição que o senador Gladson Cameli (PP) tem muita conversa e pouca ação. Por mais que tente, Gladson não consegue liderar a oposição.


Guardadas as salvaguardas, é necessário
Apoio qualquer iniciativa da Assembléia Legislativa para que puna na Lei quem portar arma branca pela cidade, porque não está bem intencionado. Claro que tem que ter salvaguardas.


Exige regulamentação
Claro que a punição não pode se aplicar a quem usa uma faca como um instrumento de trabalho. A Lei seria para inibir quem for encontrado portando uma faca sem justificativa.


Mal na fita com a cumpanherada
A cúpula do governo está furiosa com a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, por conta da greve. Mesmo petista roxa, a Rosana não pode fazer nada, a decisão de entrar em greve é da categoria, mesmo conhecendo o momento econômico difícil do Estado. Este é o quadro.


Firula do Petecão
O senador Petecão (PSD) adora uma firula, jogar para a platéia. Foi assim ao dizer que teve “medo de morrer” na Venezuela. Além dos xingamentos e murros na VAN que transportava os senadores, não passou disso. Não dá para inventar, a cena foi mostrada na mídia.


Ora, ora, Petecão!
Quem é que ia querer lhe matar na Venezuela, Petecão, qual o perigo que você representa?.


Com um pé atrás
Na última eleição os institutos de pesquisa davam a vitória do Tião Viana com 70% e até 80% na disputa do governo.  Ganhou por 2.300 votos na Capital. É bom o Marcus Alexandre ver com muita reserva o resultado de pesquisas domésticas que o colocam num bom patamar.


Chega ser impressionante
O ex-deputado João Correia é um dos quadros mais preparados da política acreana. Por mais que tente não consigo entender o fato da cúpula do PMDB ter lhe relegado ao ostracismo.


Pagando um preço
João Correia está pagando o preço de ser um contestador e não só dizer amém e sim senhor, o que os dirigentes do PMDB não aceitam, preferem os que recebem tudo calado ou aplaudindo.


Água e vinho
A representação da oposição na Câmara Municipal é bem fraquinha, se for comparada à atuação dos deputados nas sessões da Assembléia Legislativa, que são mais participativos.


Não pode e nem deve
A cúpula da Segurança não pode minimizar as ameaças que rondam os agentes penitenciários, a recente invasão da residência de um deles, com agressões à esposa e sogra é um exemplo.


Sinuca de bico
A PMRB deixou o Estado numa sinuca de bico, ao atender as exigências salariais dos agentes de Saúde. O fato vem sendo usado na greve da Educação, sob a alegação de que se na Prefeitura há dinheiro, no Estado tem que ter.


Diferença gritante
Não pode nem servir de comparação: os agentes de Saúde são um publico pequeno restrito e  à Capital. A categoria os professores da rede estadual, é extensiva a todos os municípios.


Clima de terror
Chegou de novo ao gabinete do governador queixas de servidores da Secretaria de Habitação contra a forma ditatorial como são tratados pelo principal assessor do secretário Jamil Asfury, que os proibiu de falar com o secretário sem seu aval, criando um clima de terror no órgão.


O cargo é passageiro
Vejo no Jamil um quadro extremamente preparado, mas não consegue ser humilde. E olha que ele é Pastor da Igreja Batista do Bosque!. Esquece que o cargo de secretário é algo passageiro.


Não desconhece
Se seu principal assessor toca o terror entre os funcionários da Habitação é porque tem o seu aval. Não creio que desconheça. Tratar mal o servidor é um péssimo caminho de gestão.


Poderia fazer melhor
O secretário da SEAPROF, Nil Figueiredo, faz um bom trabalho, mesmo com a crise econômica. Tivesse o caminhão de recursos que teve o seu antecessor, estaria fazendo mais pelo campo.


Pode esquecer
O vereador Romário Tavares (PSDB) aparece bem nas pesquisas domésticas, para prefeito de Cruzeiro do Sul, mas pode esquecer ser candidato pelo PSDB, o escolhido pela cúpula tucana é o Henrique Afonso (PSDB).


Hassem neto
Gosto quando vejo pessoas competentes entrando na política. O jornalista Hassem Neto será candidato a vereador de Rio Branco, falta definir se sairá pelo PMDB ou o PSDB.


Fincou o pé
O PT de Senador Guiomard fincou o pé e quer André Maia como candidato a prefeito. Um candidato que tem flanco jurídico aberto já entra perdendo uma eleição majoritária.


Candidatura própria
O PMDB terá candidato próprio em Senador Guiomard. Será a empresária Inez Woniask, um nome novo, limpo, restando saber se tem carisma e queda pela política. O PMDB está certo.


A fábrica de queijo do Fleming
O saudoso deputado federal Geraldo Fleming (PMDB) conhecia um picareta só no olhar. Desembarcou em Feijó para fazer campanha e foi abordado no aeroporto por um pedinte profissional: “deputado, meu vizinho tem três vacas leiteiras para vender. Se o senhor me financiar eu lhe pago com 200 votos”. Fleming, que já conhecia a peça, respondeu: “meu amigo, não estou financiando nem compra de palito de dente; se eu tivesse condição, como bom mineiro, comprava essas vaquinhas para montar uma fábrica de queijo”. O picareta sumiu no pedaço resmungando. Ninguém agüentou sério.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.