Menu

Plano de Educação é tema para debate entre deputados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mesmo sendo um grande balão de ensaio que demorará anos para ser implementado o novo Plano de Educação têm gerado confusão. Alguns setores mais conservadores da sociedade tem criticado a questão de gênero, que teoricamente faria parte do Plano. Isso se refere ao masculino, feminino e outras opções sexuais. Mas segundo o líder do Governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) essa parte já foi retirada. Por outro lado, a deputada oposicionista, Eliane Sinhasique (PMDB), não entende o motivo para tanta polêmica sobre algo que não tem data para entrar em vigor.


Acompanhe o debate em vídeo entre os deputados Daniel Zen e Eliane Sinhasique sobre o novo Plano de Educação e a questão repudiada pelos evangélicos.

Publicidade

video
play-sharp-fill


A nova “paixão” política de Tião Viana
Quem é Marisa Diniz (PR) que poderá ser a candidata da FPA à prefeitura de Cruzeiro do Sul? Mariza foi candidata em 2014 a deputada estadual pela oposição e conseguiu em torno de 1500 votos. Era uma fiel escudeira do então candidato a federal Ilderlei Cordeiro (PR). Mudou de lado no segundo turno da eleição. Deve sair do PR em breve para se filiar a um partido da FPA.


Evangélica convicta
Marisa Diniz atualmente trabalha na Secretaria de Pequenos Negócios. Faz parte da Assembleia de Deus e, é casada com um próspero empresário de olaria. Tem grande parte da sua família no Projeto de Assentamento Santa Luzia. É irmã da ex-candidata a vereadora da Capital, em 2012, Claudinha Pinho (sem partido).


Família política
Claudinha deverá se candidatar novamente à Câmara Municipal de Rio Branco, em 2016. O seu irmão, João Kelvin foi candidato a vereador em Cruzeiro do Sul pelo PC do B, em 2012. No entanto, deve abandonar a legenda e migrar para outra.


Liderança espiritual
O patriarca da família é um membro da Assembleia de Deus no Santa Luzia muito querido. Irmão Kit, como é conhecido, não é pastor, mas tem grande simpatia da comunidade. É uma espécie de conselheiro de jovens e famílias.


Prestigiada
Em breve, agentes políticos importantes da FPA deverão se encontrar com Marisa em Cruzeiro do Sul. A ideia é filiá-la num dos partidos nanicos governistas. Tentarão convencê-la a ser candidata vice-prefeita e não a prefeita como muitos creem.


Quem vai pra cabeça
Como já foi anunciado pela coluna, o Plano A, da FPA, para Cruzeiro do Sul é lançar Vanuza Messias (PSB), esposa do deputado federal César Messias (PSB). Quem pensa que Vanuza é apenas uma dona de casa se engana. Desde 2014 que ela está em atividade política no Juruá. Inclusive, coordenou a campanha do marido.


Quebrando resistência
César Messias já foi prefeito de Cruzeiro do Sul. Conhece bem o jogo político polarizado do município e o que significa uma campanha “quente”. Não é um pic nic. Acho que César terá que ser convencido a entrar no jogo através de Vanuza.


Mulheres, em primeiro lugar
O governador Tião Viana (PT) tem prestigiado politicamente as mulheres. Surpreendentemente lançou Nazaré Araújo (PT) como sua vice. E Perpétua Almeida (PC do B) disputou o Senado. Virão mais novidades femininas por aí.


Não creio
Também especula-se o nome da ex-deputada federal Perpétua Almeida como candidata à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Acho praticamente impossível. Perpétua é de Porto Walter e as suas maiores votações foram na Capital e não em Cruzeiro do Sul.

Publicidade

O outro lado
Na oposição a tendência é a tentativa de formar uma chapa para a disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul com os ex-deputados federais Henrique Afonso (PSDB) e Ilderlei Cordeiro (PR). Sem dúvida seria uma chapa competitiva.


Melhor esperar
Mas é preciso saber qual seria a posição do atual prefeito Vagner Sales (PMDB) em relação a essa chapa. Naturalmente Vagner teria a prerrogativa de indicar o seu sucessor nas oposições. Mas tem se mantido em silêncio só observando o jogo dos nomes.


Resistente
Por outro lado, o vereador Romário Tavares (PSDB) continua em campanha antecipada à prefeitura. Tem contra ele a antipatia do presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha (PSDB). Será difícil emplacar sem as bênçãos da executiva estadual.


Desperto
Na minha avaliação os agentes políticos do Governo precisam ter mais calma e bom senso para lidarem com o deputado estadual Dr. Jenilson (PC do B). O rapaz tem uma boa formação política e cultural. Se apertarem demais poderão ter um parlamentar da base engatilhando a metralhadora para o temido “fogo amigo”.


O passado te condena
Não acho que conseguirão fazer com o Jenilson o que fizeram com o deputado Eduardo Farias (PC do B). Quem quiser entender é só ver a atuação ultra-governista do Dudu na Aleac e o resultado eleitoral de 2014. Queimaram um bom quadro da FPA à toa.


Confusão
As negociações entre o Sindicato dos Professores (SINTEAC) e o Governo do Estado estão confusas. A presidente Rosana tem desagrado tanto sindicalistas quanto governistas em relação a greve que começou semana passada.


Simpatia às avessas
Uma fonte me revelou que dentro do Governo estão preferindo ver a cara do senador Gladson Cameli (PP) do que da sindicalista Rosana. A sindicalista é ligada ao PT, mas tem cometido alguns erros desagradáveis à Casa Rosada.


Mistura explosiva
Assim como religião e política é uma mistura indigesta, sindicalismo e partidarismo é um atraso. Infelizmente no Acre e, em outros lugares do Brasil, sindicalistas começam no movimento para depois saltarem para cargos eletivos. Um desastre.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido