Menu

Pesquisar
Close this search box.

PF proíbe uso de viaturas e agentes terão que fazer diligências no interior do Acre de ônibus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma medida tomada pelo superintendente da Polícia Federal no Acre, Araquém Alencar Tavares, vem gerando um enorme descontentamento entre agentes da instituição. É que segundo um memorando circular assinado pelo chefe da PF no Acre, a partir de agora os deslocamentos dos agentes ao interior do Estado ocorrerão em ônibus intermunicipais e não mais em viaturas policiais como sempre ocorreu. A desculpa de Araquém Tavares: contenção de gastos.


Mas para os agentes, além de absurda e desnecessária a medida põe em risco a vida do policial. “Essa atitude coloca em risco a segurança dos policiais federais e vai contra todos os procedimentos de segurança prescritos na doutrina policial”, disse um agente, que fez a denúncia e pede para que seu nome não seja revelado.

Anúncios


Na contramão da contenção de gastos, a mesma superintendência concedeu três ajudas de custo no valor de R$ 70 mil e o transporte de mobiliários e bagagens a um delegado que se transferiu de Rio Branco para Ponta Grossa, no Paraná.


Procurado para comentar a veracidade da denúncia, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Acre ( Sinpofac), Franklin Albuquerque, confirmou a informação e disse que a entidade está tomando medidas em defesa da classe.


“O sindicato está tomando providências. Por que o delegado tem toda essa regalia, mas um agente é removido com essa regalia? O sindicato questiona”, diz.


Procurada por ac24horas, a superintendência da Polícia Federal informou através de sua assessoria de imprensa que a medida foi tomada por causa da crise financeira que atravessa o país e a elevação dos custos para manutenção de viaturas.


“Não é uma lei ou decreto, algo desse tipo. É um indicativo de que nessas missões policiais onde não haja transporte de presos, de coisas apreendidas ou de bens públicos que seja utilizado o ônibus, de fato, como medida, uma das medidas, de gestão de recursos diante da crise brasileira e por consequência uma contenção de despesa do governo federal. É algo normal, natural. É uma entre muitas outras medidas de gestão de recursos. O combustível tá mais caro, a manutenção das viaturas, tá tudo mais caro.”


Sobre a ajuda de custo ao delegado, a assessoria resumiu sem se estender: “Não vamos comentar porque é um direito do trabalhador.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido