Menu

Pesquisar
Close this search box.

Para ter caminho livre , Petecão investirá em Bittar para prefeito

Democracia é para todos
Tenho defendido por diversas vezes na coluna o direito da oposição de fazer críticas ao governo. Os deputados da oposição se revoltam, com razão, quando são atacados pela base do governo por suas denúncias. Mas a democracia é para todos. Ontem, os deputados Eliane Sinhazique (PMDB), Gehlen Diniz (PP) e Chagas Romão (PMDB) se encheram de dedos de intolerância e de faniquitos, porque o deputado Eber Machado (PSDC) ousou defender as ações governamentais na Saúde, atacadas por eles. Esqueceram o princípio básico da democracia de que ela é para todos. A base do governo é para defender o governo e a oposição para cobrar. Cada qual no seu quadro. Não existe democracia apenas para um lado.


O contraditório é essencial
Se um deputado da base do governo exacerba na defesa ou apresenta dados disparatados ou se um deputado da oposição faz uma denúncia vazia, se resolve no debate e não na censura.


Prefiro mil vezes
Prefiro mil vezes um deputado que vai à tribuna defender uma idéia (certa ou errada) do que os que ficam calados, não tomam posição e se limitam ficar no plenário assistindo impassíveis.


Sabe da dificuldade
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, sabe bem que, fora Márcio Bittar, seu partido não tem nome consolidado para a PMRB. Reconhece, mas rebate que tem que buscar quadros novos. Só um pequeno detalhe: candidato majoritário não se cria do dia para a noite.


Rumo ao PSB
Quase tudo acertado para o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, se filiar ao PSB. A sua única exigência é a legenda para ser candidato á reeleição, o que lhe foi garantido pela cúpula.


Remember
E-mail : “Crica, as coisas mudam!. O PT vetou a candidatura do Nelson Sales a prefeito de Sena Madureira, quando ele era secretário do Nilson Areal, com mandato ele virou aliado do PT”.


Discussão técnica
Os debates sobre o Decreto do governo que cria novas regras de cobrança do ICMs deveriam ocorrer no campo técnico, mas descambou na Aleac para um debate de paixões políticas.


Fim de um sonho
Lembro de discursos apaixonados quando da reativação da usina de produção de álcool, prevendo que ia gerar renda e milhares de emprego no Acre. Praticamente fechou as portas.


Nome do peito
A depender do senador o Petecão (PSD) o candidato a prefeito de Rio Branco será o Márcio Bittar (PSDB). E por motivos óbvios: quer tirar o Bittar do caminho do Senado em 2018.


Uma boa sacada
Foi uma boa sacada dos outros partidos para derrotar a tese do PT, que não queria: a idade penal será reduzida para 16 anos nos chamados crimes hediondos cometidos por menores.


Não podia continuar
Não podia continuar como estava, a maioria dos menores que cometia crimes bárbaros, com no máximo um ano estavam novamente nas ruas, há um clamor popular contra a impunidade.


Estratégia petista
O prefeito Marcus Alexandre está claramente evitando entrevistas na televisão para não entrar no debate sobre a sua sucessão. O PT só quer colocar o tema em foco no próximo ano.


Combinou com o eleitor?
Quer dizer que o senador Gladson Cameli ((PP) dá como certa a sua eleição para o governo em 2018 e quer que a sua primeira suplente mostre lealdade para assumir entrando no PP?.


Uma leve pergunta
O senador Gladson Cameli (PP) já combinou com o eleitor a sua vitória em 2018?.


Fico com o jorge viana
Entre os bajuladores que acham que, a eleição para a PMRB está faturada pelo prefeito Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana (PT), que acha que será uma eleição dura, eu fico com este.


Conta muito simples
Uma consulta ao resultado da última eleição mostra que, mesmo tendo a PMRB e o Governo, o Tião Viana venceu a disputa em Rio Branco apertado, só por minguados 2.300 votos.


Não será mais nada
Cômica esta batalha em torno do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, para que ele saia do PSDB e entre no PP. Após outubro do próximo ano, James será um “ex” na multidão.


Muito simples
Para ter um maior número de mulheres no Parlamento, não precisa desta bobagem de “cotas”, bastava que mulher votasse em mulher. Acontece que preferem votar em homens.


Denúncia grave
A deputada Eliane Sinhazique (PMDB) denunciou ontem que há 1 ano e 3 meses não tem um médico pediatra na UPA do Tucumã. Com a palavra, o secretário de Saúde, Armando Melo.


Não há como
A denúncia é grave e nada justifica uma UPA não ter no seu quadro um médico pediatra.


Que é isso, Eliane?
Por outro lado, a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) pintou o setor de saúde municipal de Cruzeiro do Sul como uma espécie de exemplo para o mundo no atendimento público.


O buraco é mais embaixo
Que exemplo maravilhoso de atendimento nas unidades de saúde geridas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul é este?  Cruzeiro do Sul foi manchete nacional de campeã em casos de dengue.


Telhado de vidro
Como disse ontem o deputado Eber Machado (PSDC): quem tem telhado de vidro não joga pedra na casa do vizinho. A epidemia de dengue é o melhor exemplo do que é a saúde municipal em Cruzeiro do Sul.


Debate sem ser panfletário
 O debate sobre o sistema estadual de saúde não pode ser panfletário. Existem muitos dos gargalos denunciados pela oposição. Mas é ser ranheta não se reconhecer que aconteceram muitos avanços no setor nos últimos 10 anos. Jamais existirá um sistema de Saúde perfeito.


Vindo do Raimundinho…..
 O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) denunciou ontem que, o atendimento no setor de fisioterapia da FUNDAHACRE é péssimo. Vindo dele, da turma do gargarejo do governo, é para se acreditar.


 Bloco na rua
O prefeito Marcus Alexandre deu início às obras de duplicação da estrada da Sobral. Está num pacote de duplicação de outras sete vias importantes para melhorar o trânsito na Capital.


Entrar nos bairros
Estas obras são importantes, mas o prefeito Marcus Alexandre tem também que entrar urgente nos bairros periféricos, porque é nos grotões que a eleição municipal é decidida.


Mexeu no bolso
O deputado Antonio Pedro (DEM) ocupou ontem todos os espaços na Aleac para pedir uma solução para a greve da SUFRAMA. Explica-se: como comerciante, a greve mexe no seu bolso.


General blefado
João Borborema, de saudosa memória, era um dos mais tradicionais peemedebistas do Acre. Toda vez que o partido chegava ao poder, Borborema aspirava conseguir um bom cargo. Cortava o cabelo, fazia a barba e se dirigia ao Palácio Rio Branco para tentar emplacar um DAS. Mas, a resposta dos caciques do PMDB era a mesma: “calma, Borborema, você é um general do partido, seu lugar está guardado”. Passava o tempo e nada de vir o DAS. Desiludido, João Borborema grafou uma frase que ficou famosa no anedotário político: “sou o único general que mama no touro e assiste os recrutas mamarem na vaca”.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

 


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.