Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jorge defende que seu irmão fique no governo e não saia candidato

Um dilema perigoso para o PT
Em 2018 teremos eleição para duas vagas no Senado. É um momento delicado para o PT. O senador Jorge Viana (PT)  defende que o governador Tião Viana fique até o fim do mandato e não seja candidato. Setores importantes do PT querem que Tião Viana seja candidato ao Senado numa dobradinha com o irmão Jorge Viana. Outro setor petista considera isso um erro estratégico. Alegam que o PT só fará um senador, e um dos dois irmãos sairia derrotado, porque em tese uma vaga ficaria com a oposição. Outra alegação é que com os dois irmãos candidatos passaria ao eleitor uma imagem de empáfia política. Uma coisa é certa: o PT eleger dois senadores não é uma meta fácil de ser alcançada. Cautela não faz mal a ninguém.


Mandato se consegue pelo voto
Não vejo discriminação na rejeição de cotas para mulheres, pela Câmara Federal. As mulheres e os homens disputam mandatos em igualdade de condições, o eleitor vota em quem quiser.


Como está não pode ficar
Pesquisa mostrou que os menores que cometeram crimes graves ficaram no máximo 1 ano presos. Não daria para ficar a ECA nos moldes atuais. Urge a redução da maioridade penal.


Nada de gulodice
O PCdoB foi decisivo para a vitória do prefeito Rodrigo Damasceno (PT), em Tarauacá. Não se trata de “gulodice” o deputado Jenilson Lopes (PCdoB) querer espaço em cargos do governo no município. Na política, quem ganha junto governa junto. Ou então não se façam alianças.


Espírito político
O ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB) ligou para contar que seu primo e deputado Gehlen Diniz (PP) é chamado pelos eleitores de Sena Madureira de “espírito”, pois, ninguém consegue vê-lo.


Previsão para 2016
Gilberto diz que Toinha Vieira (PSDB) é a favorita para ganhar a eleição para a Prefeitura de Sena Madureira e que, Mano Rufino não cederá ás pressões para não disputar a reeleição.


Quem mente e quem fala a verdade?
O secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, fez festa e deu prazo para a inauguração de todo complexo de piscicultura do Juruá. Vem agora o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) dizer que a obra “está parada há dois anos”. Quem mente e quem fala a verdade?


  Candidatura confirmada
Ouvi ontem de importantes figuras do PMDB que a deputada Eliane Sinhazique (PMDB) só não será candidata à prefeita no próximo ano se não quiser, porque no partido ela é unanimidade.


Toda pinta
Falando em candidaturas para prefeito, o deputado Nelson Sales (PV) dá todas as indicações de que será candidato em Sena Madureira, ou não teria razão de montar um comitê político.


Conseguiu superar
Com quem converso sobre Assis Brasil o pensamento é unânime: a gestão da ex-prefeita Eliane Gadelha (PT) foi uma tragédia e a do prefeito Betinho (PSDB) conseguiu ser ainda pior.


Fato reconhecido
Este é um fato reconhecido até pela cúpula do partido do prefeito Betinho, o PSDB.


Candidato próprio
O presidente do PDT, Luiz Tchê, dá como certa a candidatura a prefeito de Tarauacá do vereador Chico Batista (PDT), que tem um nicho fiel de eleitores e é um nome forte.


Falta carisma
É esforçado. Nem se discute. Mas, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) não consegue superar na oposição, as atuações dos deputados Gehlen Diniz (PP) e Eliane Sinhazique (PMDB). Falta ao Gonzaga algo importante para se sobressair na política: ter carisma. E isso ele não tem.


Não influencia em nada
A formação de uma Associação dos Vereadores não vai influenciar na reeleição dos seus integrantes no próximo ano. Os eleitores farão seus julgamentos focados em suas atuações.


Nada de concreto
Aliás, esta reunião de todos os vereadores do Acre foi mais um convescote e não rendeu nada de prático.


Opinião de aliados
“Vamos caminhando para Julho e a cidade continua tomada pelos buracos”. Ontem, numa roda de deputados da FPA, este era o tema. Acham que o prefeito Marcus Alexandre tem que colocar já o seu bloco na rua ou a oposição vai fazer o carnaval na eleição do próximo ano.


É o problema
Marcus Alexandre é um bom prefeito, trabalhador, não fica restrito ao gabinete, seu problema crucial é a falta de recursos e ter o rescaldo de uma alagação que arrasou parte da cidade.


Questão de votos
A revolta do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), de que a oposição não vence no Juruá, mas sempre indica o nome para vice na chapa de governador faz muito sentido. Mas a questão é que Cruzeiro do Sul é o segundo colégio eleitoral do Acre e isso pesa na escolha.


Pergunta que fazem?
Falando no André Hassem, os prefeitos do interior estão urrando, sem um centavo para tapar um buraco em suas destruídas cidades, e ele transformou Epitaciolândia num canteiro de obras. Estão doidos para saber de onde vem tanto dinheiro num tempo de crise.


Debater é necessário
O grande debate de ontem na Aleac foi sobre as novas regras de cobrança do ICMs. Com a oposição denunciando como “aumento de impostos” e o PT como “justiça tributária”.


Defesa inoportuna
A defesa inoportuna foi feita pelo deputado Jonas Lima (PT): “quando falta dinheiro o governo tem sim que aumentar os impostos”. Contrariou o líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), que se esforçava na tribuna para provar á oposição que não haveria o citado aumento.


Faltou uma discussão
A dedução que se chegou é que antes de baixar o Decreto modificando a cobrança do ICMs, o governo deveria ter discutido a matéria com os deputados, teria evitado a chuva de críticas.


Vamos parar com isso
Chega ser irritante quando um deputado contesta as críticas da oposição ao governo. Numa democracia o contraditório é essencial e o papel da oposição é sim de fiscalizar o governo.


Nada de obras
Este ano vai acontecer apenas um tapa-buraco no trecho da BR-364 entre Manuel Urbano-Cruzeiro do Sul. A recuperação definitiva só vai acontecer no próximo ano, é o que diz o DNIT.


Motivo: a falta de grana
O motivo alegado pelo DNIT é a falta de orçamento para este ano. Significa que obras duradouras somente no verão do próximo ano, após a licitação e os trâmites burocráticos.


Não precisava isso
O diretor-presidente do DETRAN, Gemil Junior, não precisava aparecer de bermuda em apoio a um agente de trânsito que foi trabalhar com o mesmo traje, passou a imagem que queria os holofotes da mídia. Até porque o citado agente de trânsito teve mais apoios do que críticas.


Um PDT mais forte
O presidente do PDT, Luiz Tchê, promete para as eleições municipais chapas fortes para vereador nos principais municípios e em alguns com candidaturas próprias para prefeito.


Grande, Cacá!
Quando se falava ontem sobre os deputados, um colega soltou esta: “a figura mais importante da Aleac não é deputado, mas o garçom Cacá, porque os deputados passam e ele fica”.


Posição de equilíbrio
Tira o senador Jorge Viana (PT) do sério quem chega dizendo que a reeleição do prefeito Marcus Alexandre será barbada. Jorge é um petista que faz como poucos a leitura política.


Debate prematuro
Jorge Viana é da corrente que qualquer debate dentro do PT sobre a eleição municipal é prematuro e quem tem de estar debatendo a eleição para a PMRB é a oposição.


Da cozinha do governador
A direção do SINTEAC é da cozinha do governo. Este um dos motivos pelo qual a greve dos professores não vai longe. O outro motivo é que não há dinheiro para um reajuste salarial.


Não conversa
A um amigo jornalista, a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, revelou que senta com qualquer um na mesa de negociação do governo para discutir a greve, menos com o Nepomuceno Carioca.


Vejo como virtude
Vejo o Carioca por um ângulo positivo, não embroma, sabe dizer “não” quando necessário. Isto para mim não é radicalismo, mas uma virtude. E ao contrário do que alguns sustentam, o  Carioca não é radical, tem de ser convencido com argumentos. Chegam para a negociação sem argumentos sólidos, este é o problema dos sindicalistas.


Bafo de cachaça
O saudoso vereador João José (PSDB), no seu jeito calado, tinha um senso de humor, que transformava qualquer situação vexatória em piada. Certa feita estava presidindo a Câmara Municipal de Rio Branco, quando foi atacado pelo vereador Aldecino Ferraz (MDB), que tinha tomado umas e outras, protestando contra a cassação da sua palavra. João só não foi chamado de santo. Esperou Aldecino Ferraz baixar a voz e implorou: -“Peço ao nobre vereador que mude a direção do seu bafo etílico, porque estou proibido pelo meu medico de beber”. A sessão acabou numa grande confusão.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.