Menu

Pesquisar
Close this search box.

Menina de 9 anos é curada do câncer depois de fazer terapia de feixe de prótons

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma menina de nove anos que tinha cordoma, um tumor raro que normalmente surge no sacro ou na base craniana, isto é, os dois extremos da coluna vertebral e que tem uma incidência de 0,5 a cada um milhão de pessoas, iniciou, pela primeira vez na Itália, um tratamento com protonterapia, uma forma de radioterapia baseada nos feixes de próton (em vez de fótons), que é mais precisa e menos danosa aos pacientes.


A terapia teve a colaboração dos hospitais italianos Ospedale Pediatrico Bambino Gesù e Azienda Provinciale per i Servizi Sanitaria (APSS) – Ospedale Santa Chiara di Trento.

Anúncios


É a primeira paciente pediátrica a ser submetida a este tratamento na Itália. A terapia com prótons representa, de fato, um avanço para o tratamento dos tumores. No mundo há apenas 48 centros que utilizam dessa tecnologia.


A terapia de feixe de prótons consiste em atingir o tumor com faixas de partículas subatômicas (prótons) produzidos por um acelerador similar – com proporções menores – ao que está no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) de Genebra, na Suíça.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido