Menu

Pesquisar
Close this search box.

Desperdício de água tratada chega a 62% em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais da metade da água tratada em Rio Branco é desperdiçada. A informação é do Instituto Trata Brasil, uma organização formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos.


Segundo o levantamento, 62,47% da água produzida na capital é desperdiçada, tanto pelo consumidor como nas redes de distribuição.

Anúncios


Anualmente, o governo investe anualmente R$ 10 milhões em produtos químicos, para tratar a água. Aqui funcionam duas estações de tratamento em operação 24 horas. Juntas, elas produzem quase 130 milhões de litros por dia.


Segundo Carlos Gardel Andrade, coordenador de equipe do Combate ao Vazamento, do Depasa, são feitos mensalmente cerca de 700 consertos em tubulações que apresentam vazamentos. “Rompimentos em redes e adutoras é sempre prioridade porque o volume de água é muito grande. Quando acontece deixa muitos lugares sem abastecimento, pois a distribuição é suspensa, por isso a urgência no conserto”, diz.


Por outro lado, o desperdício de água também é detectado em residências. Para combater essa prática foi lançado o Programa de Atenção ao Consumidor, que entre alerta a população sobre o problema.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido