Menu

O duelo entre Vagner Sales e Itamar de Sá promete pegar fogo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

ENCONTRO DE PIT-BULLSd3
Não sei de quem foi a idéia no PT. Mas, politicamente foi brilhante. O requerimento da deputada Eliane Sinhazique (PSDB), convocando o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), para explicar o seu fracasso no combate à dengue, na Aleac, teve um adendo: junto virá o representante da Secretaria Saúde, no Juruá, Itamar de Sá. Será um encontro de dois pit-bulls. Se o Vagner é casca grosa, o Itamar é casca grossa duas vezes. Os dois começaram na política como aliados, romperam e hoje são adversários políticos ferrenhos. Será uma sessão interessante. Se a intenção era dar palanque ao Vagner, a emenda saiu pior do que o soneto. Até que enfim teremos uma sessão animada e acirrada, saindo do marasmo.


LIDERANÇAS ALTERNADAS
A disputa principal entre Itamar de Sá (PT) e o prefeito Vagner Sales (PMDB) vem sendo travada há anos pela hegemonia do eleitorado do Alto Juruá, com vitórias alternadas.


SEM ALTERNATIVA
A deputada Eliane Sinhazique (PMDB) ficou sem alternativa: ou aceitava a inclusão do Itamar de Sá no pacote ou o seu requerimento não seria aprovado pela majoritária base do governo.


NÃO IMPEDE FILIAÇÃO
As expulsões dos vereadores Rabêlo Goes e Alonso Andrade do PSDB, por “infidelidade partidária”, e nada é a mesma coisa. Poderão sem problema, se filiar em qualquer partido.


NÃO TEM INFIDELIDADE
A expulsão do prefeito de Santa Rosa, Rivelino, não tem força jurídica. O STF decidiu que os detentores de mandatos majoritários não são alcançados pela lei da infidelidade partidária.


NÃO DEU UMA RUELA GASTA
Na verdade, o PSDB deu apenas legenda aos vereadores Alonso Andrade, Rabêlo Goes e ao prefeito Rivelino. Eles se elegeram sem uma ruela de ajuda do partido. Foi à própria custa.


RINDO DA MEDIDA
O Rivelino, Rabelo e Alonso estão rindo da medida adotada pelo presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha (PSDB), que jogou mais para a platéia com as suas expulsões.


EXPLICAÇÃO DO BOM PASTOR
O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agustinho, diz que o moço que apareceu numa foto ostentando dinheiro não é tesoureiro da Igreja, mas “Líder de Geração”, já pediu perdão pelo ato, mas foi disciplinado com seu afastamento. Fica o esclarecimento do Bom Pastor.


FORA DO PSDB
Quem também está pulando fora do PSDB é o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, que aguarda apenas uma decisão do deputado federal Silas Câmara (PSD) em que partido se filiará.


TEMPO FINDO
André Hassem disse que não vai nem conversar com a nova direção do PSDB. “A minha posição está tomada. Sou hoje integrante do grupo do deputado federal Silas Câmara (PSD) e da sua mulher, a ex-deputada federal Antonia Lúcia, enfatiza.


ALÇA DE MIRA
Outro na alça de mira do presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, é o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, que não apoiou candidatos tucanos na última eleição.


QUEM FICARÁ?
Com tantas defecções é de se perguntar ao presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha: Quem é que vai ficar para apagar a luz na sede do partido?.


PELO MENOS ISSO
Em meio a tantas trapalhadas até que enfim a Câmara Federal acabou com uma das muitas imoralidades políticas do atual sistema eleitoral: a reeleição para prefeitos e governadores.


É DA MAIOR COVARDIA
Disputar a reeleição no cargo e com toda a máquina estatal ou municipal ao seu dispor é uma tremenda covardia política com os candidatos que estão fora do poder. É uma mão na roda.


CARGO NA FOZ DO BREU
Uma sugestão dos jornalistas que cobrem a Assembléia Legislativa ao governador Tião Viana: nomear o presidente do PHS, Manoel Roque, para “Representante do Governo” na Foz do Breu. E sem direito a mosquiteiro ou repelente de mosquito.


BOM PARA O ESTADO
Mesmo com a queda do FPE, queda da arrecadação, corte de quase 70 bilhões no orçamento do governo federal e ainda assim o governador Tião Viana não paralisou suas ações no Estado.


NA CRISE QUE SE VÊ
É na crise que se vê quem é um bom gestor, administrar com a gaveta cheia de dinheiro qualquer um administra.


COM SOBRIEDADE
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), era elogiado ontem numa roda de jornalistas da área política pela sobriedade e imparcialidade como conduz a Casa, em cima do Regimento Interno.


FORA DE DISCUSSÃO


O ex-deputado Astério Moreira diz estar fora de cogitação disputar uma vaga de vereador na eleição do próximo ano, principalmente, com o fato do sistema eleitoral não ter mudado.


QUEM TIVER MAIS LEVA
Com a manutenção do sistema eleitoral a disputa continuará sendo na base de quem der mais para o eleitor é que leva a vaga. Com este sistema o verbo não vale nada, só vale é a verba.


PRESERVANDO AS NEGOCIATAS
Votar a favor da manutenção das coligações proporcionais foi uma das maiores imoralidades na votação da Reforma Política, porque nada mais foi que a permanência de privilégios e negociatas.


O QUE PASSA PELA SUA CABEÇA?
Com um mandato de deputado em que está conseguindo se sair bem é de ser perguntar se falta um parafuso na cabeça do deputado Gehlen Diniz (PP), para que, querer ser prefeito de Sena Madureira?


MASSAS FALIDAS
As prefeituras do interior hoje estão transformadas em verdadeiras massas falidas.


LEGISLATIVO NA MIRA
O prefeito de Epitaciolândia, Handré Hassem (PSDB), tem como meta disputar uma vaga de deputado estadual em 2018. Mas antes deverá disputar a reeleição.


PASSOU DO LIMITE DO TOLERÁVEL
A violência nas escolas passou do limite tolerável. O deputado Eber Machado (PSDC) –foto- que está numa cruzada antiga para que se adotem medidas preventivas, como a criação de uma unidade para o policiamento escolar, está com toda a razão de cobrar no Legislativo uma ação rápida da Secretaria de Segurança para o enfrentamento do problema. As escolas da Capital estão virando manchetes diárias das páginas policiais dos jornais, não pode continuar.


O MP TEM DE ENTRAR NISSO
O governo, entidades da sociedade civil, empresários, todos se engajaram na ajuda aos atingidos pela cheia do Rio Acre. Por isso é vergonhoso se ver que colchões e sacolões que eram para a distribuição em Capixaba, jogados num galpão. O MP tem de entrar nisso.


NÃO PODE FICAR NA NOTÍCIA
O prefeito de Capixaba, Vareda (PCdoB), tem de ser chamado para dar uma explicação à incúria.


REFORMA SAFADA
Não houve Reforma Política alguma. A criação de partidos de aluguel, as coligações proporcionais e seus balcões de negócios vão continuar. A Cláusula de Barreira aprovada é uma brincadeira: continua a farra com o Fundo Partidário. A montanha da Câmara Federal anunciou um leão e acabou parindo um rato. Foi tudo uma vergonhosa encenação.


EXEMPLO DE RELACIONAMENTO
O Pastor Agustinho é um evangélico democrático, sempre que surge uma crítica dá a sua versão sem ranço, por isso é respeitado e tem livre trânsito entre os colunistas políticos.


REPETE A CHAPA
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) diz que vai haver repetição da chapa em Tarauacá, com o prefeito Rodrigo Damasceno (PT) disputando a reeleição com Chagas Batista (PCdoB) de vice.


FALTA O PARTIDO
Quem está inclinado em ser candidato a prefeito de Tarauacá é o coronel PM Gonzaga, nascido no município e com família tradicional. Quer ser uma alternativa nova na eleição.


TUDO AMARRADO
Está tudo amarrado na cúpula tucana para que o candidato a prefeito de Assis Brasil seja mesmo o ex-prefeito Zum. É consenso que com o prefeito Betinho é dar a Prefeitura ao PT.


NÃO PODE ACONTECER
A denúncia da deputada Eliane Sinhazique (PMDB) de que o Departamento de Polícia Técnica do Alto Acre foi despejado do prédio que ocupava por falta de pagamento é muito grave


BANDEIRA DE GRAÇA
É como dar uma bandeira graciosa para ser explorada politicamente pela oposição.


BOA MEDIDA
O DETRAN adotou uma boa medida, a de permitir o acompanhamento pela internet das fases dos recursos contra as multas aplicadas pelo órgão. Deu-se mais transparência ao órgão.


FERRO DO CORONEL
Comentário ouvido ontem de um cruzeirense de boa estirpe: “O Vagner Sales faz um segundo mandato pior que o primeiro, mas se o PT vier inventar nome para prefeito vai levar um ferro do Coronel”. Com esses nomes que estão surgindo, eu também não tenho dúvida do “ferro”.


PRECISA SER VOTADA
A semana na Aleac foi ocupada por novas “sessões solenes”. É hora de se pôr logo em votação o Projeto de Resolução do deputado Nelson Sales (PV), que normatiza este tipo de ato.


CARA DA OPOSIÇÃO
Esta briga, que estava em surdina e aflorou num artigo do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB), em que debita a sua derrota para o governo ao senador Gladson Cameli (PP) ter cruzado os braços no segundo turno, é um retrato claro da oposição acreana, sem unidade.


E AINDA HÁ QUEM DEFENDA
A briga entre Márcio Bittar (PSDB) e Gladson Cameli (PP) acaba com a tese defendida por alguns dirigentes da oposição, que num segundo turno todos sem unem contra o PT.


FOI UMA REALIDADE
Que no segundo turno o senador Gladson Cameli (PP) desmobilizou toda a sua estrutura de campanha e ficou apenas posando para as fotos nas caminhadas e comícios é uma verdade.


NÃO MENTE
O Márcio não mente ao dizer que, lhe deixaram isolado no segundo turno. De corpo e alma na sua campanha só ficou o senador Petecão (PSD). O restante só deu o chamado apoio moral.


ESTA É A OPOSIÇÃO QUE QUER O PODER
Depois ficam raivosos quando se diz que a oposição é um saco de gatos no qual todos se arranham. É esta a oposição que quer chegar ao poder no Acre.


NANICOS NA PAREDE
A regra aprovada de que o partido terá de ter um deputado federal ou senador para ter acesso ao Fundo Partidário e tempo de televisão, obriga os nanicos a ter representação federal.


TUDO O QUE COMEMORAR
Mas, os partidos nanicos têm tudo para comemorar: continua a regra imoral das coligações proporcionais. Poderão montar os seus balcões à vontade


O ASSIS ESTÁ CERTO
O presidente do PPL, Assis, manda e-mail dizendo que os deputados estaduais fazem o jogo do deputado federal Werles Rocha (PSDB) quando lhe respondem, porque lhe colocam na mídia. Está certo.


NÃO TERIA PROBLEMA
Com a nova regra aprovada pelo STF, se o prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), sentir-se incomodado pelo presidente Werles Rocha (PSDB), poderá mudar de partido sem perder o mandato. James e Rocha não se dão bem desde a última eleição.


“SER INTRATÁVEL”
O ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB) diz que a chance do seu primo, deputado Gilberto Diniz (PP) ser candidato único da oposição a prefeito de Sena Madureira é zero. E explica: “é um ser intratável, só pensa nele, não dialoga com ninguém”.


A VACA DO BORBOREMA
João Borborema foi a figura mais folclórica e militante mais ferrenho que o PMDB já teve, no Acre. Era chamado de “Filósofo do Senadinho”. Certa feita, ele foi perguntado sobre a sua opinião de defecções dentro do seu partido. O PMDB tinha acabado de sair do poder. Borborema coçou a cabeça, deu um riso irônico, e respondeu: “Vejo como um bezerro que quando acaba o leite da mãe, corre para mamar na vaca do vizinho”. Este era o Borborema.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.